2.º Seminário Lusófono Municípios ODS

Quadros superiores da Organização das Nações Unidas (ONU), autarcas de municípios portugueses, homólogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da Geórgia e da Bósnia e Herzegovina, empresários e representantes de entidades locais reuniram-se num evento dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 2.º Seminário Lusófono Municípios ODS decorreu no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra, tendo contado com a presença do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Paulo Marcelo.
Após a boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís, seguiu-se a intervenção de Paulo Marcelo, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, que destacou a importância do investimento e da implementação de políticas públicas que promovam os ODS.
A experiência do Município de Mafra esteve em destaque, tendo a Vereadora da Câmara Municipal, Marta Gomes, apresentado as perspetivas e desafios após a criação do Relatório Voluntário Local (VLR). Seguiu-se a intervenção de Martino Miraglia, coordenador da equipa de localização dos ODS e Governos locais da UN-Habitat, e de Carolina Miranda, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Nesta ocasião, o Município de Mafra foi distinguido com o certificado “Iniciativa Global Cidades ODS: Grau Ouro”, pelo progresso da autarquia em matéria de desenvolvimento sustentável.
“Soluções Globais e Multidimensionais para Acelerar a Sustentabilidade" foi o tema da primeira mesa-redonda, moderada por Pedro das Neves, CEO da Global Solutions 4U, que reuniu os contributos de: João Maria Botelho, Forbes Under 30, ESG e Sustentabilidade; Miguel Toscano, Diretor de Inovação e Sustentabilidade do Ericeira Surf Clube; Nuno Brôco, Presidente Executivo da Águas do Tejo Atlântico (Grupo Águas de Portugal); e de João Carlos Silva, Presidente do Roça Mundo e coordenador do projeto de reinvenção da Roça “Água Izé” de São Tomé e Príncipe.
Seguiu-se o painel dedicado à cooperação institucional nos municípios lusófonos, com a mesma moderação, que contou com a participação de: Carolina Estroia, Diretora da Cooperação Bilateral, do Camões - Instituto de Cooperação e da Língua, I.P.; Paulo Carvalho, Presidente da Câmara Distrital de Cantagalo, São Tomé e Príncipe; e de Miguel Gavinhos, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Fundão.
No mesmo âmbito, teve lugar a apresentação de casos práticos de implementação dos ODS em Portugal, por: Cláudia Costa, coordenadora do Observatório Local dos ODS e do Gabinete de Desenvolvimento Sustentável e Felicidade da Câmara Municipal de Pombal; Regina Pimenta, Diretora do Departamento de Tecnologias de Informação, Cidades e Territórios Inteligentes da Câmara Municipal de Almada; e de Júlio Sousa, Diretor Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Loulé.
Sob o tema “Como as Parcerias Estratégicas e o Financiamento Inovador podem Impulsionar os ODS”, teve lugar a mesa-redonda moderada por Miguel Almeida, Presidente do Fundo de Apoio Municipal, na qual intervieram: Mariana Ribeiro Ferreira, Diretora de Cidadania e responsável pelo programa ESG da CUF; Manuela Nina Jorge, Presidente da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo; Tânia Oliveira, Diretora na Systemic; e Eduardo Moura, Diretor ESG da EDP.
Sobre o panorama internacional, tomou a palavra Valeria Rocca, Conselheira Sénior Regional para os ODS, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), para apresentar o tema da sustentabilidade na alimentação e a importância destes indicadores nos Relatórios Voluntários Locais (VLRs).
A implementação dos ODS na região dos Balcãs esteve, também, em destaque. Xiaoqing Wang, da equipa de Desenvolvimento Urbano Sustentável da ONU-Habitat, foi a moderadora da mesa-redonda que juntou, Beka Vacharadze e Drazen Boskovic, autarcas dos municípios de Poti (Geórgia) e de Trebinje (Bósnia e Herzegovina), respetivamente, para além de Ana Carolina Ferreira, Dirigente da Unidade de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Mafra.
Para terminar a sessão, a Vereadora da Câmara Municipal, Marta Gomes, apresentou as conclusões do encontro, o qual reuniu importantes contributos. Na sessão de encerramento, procedeu-se à assinatura das cartas de intenção para adesão ao programa “SDG Cities” da UN-Habitat, pelo Município de Pombal e o Município de Cantagalo (São Tomé e Príncipe), os quais se juntam ao conjunto de municípios já subscritores, designadamente Mafra, Almada, Braga, Fundão, Loulé e Matosinhos.
























































