Mafra é Música
Mafra é Música
Preservar e valorizar o rico património musical local. Promover a formação cultural dos munícipes. Diferenciar a oferta turística, contribuindo para o desenvolvimento económico. Com estes três objetivos, a Câmara Municipal tem desenvolvido uma estratégia global de afirmação da ancestral ligação identitária entre Mafra e a Música. Tendo a qualidade como marca, esta estratégia engloba música coral, instrumental, orquestral, filarmónica, assim como diversos géneros: do jazz ao clássico, incluindo a música tradicional portuguesa e o fado.
De forma descentralizada, a Autarquia organiza um conjunto muito variado de ciclos, festivais, concertos e recitais. Esta oferta permite, por um lado, valorizar o que de melhor se produz, em termos musicais, no nosso Concelho. São disto testemunho o Ciclo de Música "Bandas Filarmónicas e Orquestra Filarmónicas do Concelho de Mafra", assim como o Festival da Primavera In’Cantate.
A oferta musical distingue-se, por outro lado, pela participação de reconhecidos artistas, que reforçam o posicionamento do Concelho de Mafra no roteiro musical nacional e internacional. Eventos como o Ciclo de Música "Jazz" de Mafra, o Ciclo de Música Tradicional Portuguesa – "Raízes", o Festival Internacional de Órgão de Mafra, o Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”, o Ciclo de Música "Guitarras", os concertos de órgão na Igreja de Santo André, os concertos de carrilhão, o Festival Sete Sóis Sete Luas, o In'Musica, o In'Natalis, trazem com regularidade ao Concelho nomes de referência do panorama português, mas também figuras de relevo internacional, assim como artistas emergentes.