Informação Época Balnear
Para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir durante a época balnear, disponibilizam-se informações nesta página.
- A época balnear decorre entre 14/06/2025 a 14/09/2025;
- As praias vigiadas têm o horário de vigilância entre as 9 e as 19 horas.
Sugere-se a consulta do website ou app InfoPraia, desenvolvida pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente, IP, para disponibilização de informação atualizada, durante a época balnear, sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores.
Informação sobre programas de monitorização e como pode contribuir como cidadão:
- Se encontrar animais silvestres (aves, répteis e mamíferos marinhos) na praia:
- Contacte o SEPNA e/ ou, no caso de mamíferos ou tartarugas marinhas, a Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo (RALVT).
- Fotografe/ Descreva o animal e a sua condição.
- Registe Data e Local.
Se o animal já estiver morto, faça o registo na APP ICAO - Inspeção Costeira de Aves Arrojadas e Outra fauna. Pode fazer o download da aplicação através de android ou apple.
- Gelavista - Programa de monitorização de organismos gelatinosos
O GelAvista é o programa de ciência cidadã responsável pela monitorização dos organismos gelatinosos em toda a costa portuguesa, Açores e Madeira, lançado em fevereiro de 2016. O programa reúne informação acerca destes animais, recorrendo à participação dos cidadãos que frequentam as zonas costeiras – praias, estuários, rios, marinas, e outros – durante as suas atividades de lazer (passeio à beira-mar, mergulho, vela, surf, etc.) ou as suas atividades profissionais (por exemplo, recolha nas redes de pesca). Para mais informações aceda a https://gelavista.ipma.pt/ ou instale a app.
O que fazer em caso de contacto?
No caso de contacto com caravela-portuguesa:
-
Após lavar e limpar com água do mar a zona afetada, aplicar compressas quentes (40º C) durante cerca de 20 minutos ou vinagre sem diluir;
- Se estiver em choque, com dificuldades em respirar ou a dor persistir, consulte o seu médico ou farmacêutico.
No caso de contacto com medusa ou água-viva:
- Após lavar e limpar com água do mar a zona afetada, aplicar compressas de gelo durante cerca de 15 minutos;
- Se a dor persistir, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Projeto Algas na Praia
É normal encontrarmos algas no mar e na praia! Mas, quando são grandes quantidades de algas nas praias, tanto no mar como na areia, podem ser um sinal de desequilibrio nos ecossistemas marinhos. Ajude os nossos investigadores a identificar e monitorizar acumulações excessivas de algas.
- Entre no formulário através do link:https://form.jotform.com/212044035885352
- Insira Data e Local e responda a 3 perguntas sobre as algas.
- Adicione fotografias com visão geral das algas na areia ou no mar e das algas na mão.
Saiba mais sobre o projeto através do link: https://www.ualg.pt/algas-na-praia
Informação sobre os Galardões:
- Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.
Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
Para mais informação sobre o Programa Bandeira Azul e o FEE, clique nos seguintes links: https://bandeiraazul.abaae.pt/sobre/ e https://abaae.pt/fee-internacional/
- Praia Acessível
O Programa Praia Acessível - Praia para Todos! foi criado em 2004 e desenvolve-se no terreno desde 2005, no âmbito de uma parceria institucional, ao nível da Administração Central do Estado, que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação (então Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência - SNRIPD), a Agência Portuguesa do Ambiente - APA, I.P. (então Instituto da Água - INAG) e o Turismo de Portugal, I.P., e que, até 2007, incluiu também o Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP, I.P.
O objetivo central deste Programa - que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto nas normas técnicas aprovadas pelo Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto (regime de acessibilidade), bem como da Lei n.º 46/2006, de 28 de Agosto (Lei da não discriminação) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009 - visa que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas que as desejem visitar, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que, transitória ou permanentemente, condicionem a sua mobilidade.
Para mais informações, aceda aos links: https://www.inr.pt/programa-praia-acessivel, https://business.turismodeportugal.pt/pt/Gerir/reconhecimento-externo/premios-distincoes/Paginas/praia-acessivel-praia-para-todos.aspx e https://apambiente.pt/agua/praias-acessiveis
O Prémio Praia + Acessível tem por objetivo distinguir as praias nacionais, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada. No Municipio de Mafra, em 2023 o 1.º Prémio foi atribuído à Praia da Foz do Lizandro e, em 2024, o 1.º Prémio de praia costeira foi atribuído à Praia de Ribeira d’Ilhas.
O Município de Mafra apoia o projeto More Moving Momentse tem disponíveis cadeiras anfíbias para crianças nas suas praias. Pode reservar a cadeira através de formulário online, disponível através do link https://moremovingmoments.pt/cadeiras-de-praia.
- Programa Praia Saudável
O programa Praia Saudável resulta de um Protocolo de Cooperação assinado entre a Fundação Vodafone em Portugal, a Autoridade Marítima Nacional, a Associação Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e a Associação Bandeira Azul da Europa. Este programa teve início em 2005 e tem como objetivo contribuir para o aumento da segurança nas praias, para a defesa e melhoria da qualidade do seu ambiente, assim como das acessibilidades para pessoas com necessidades especiais. Nas praias do Municipio de Mafra, são fornecidos cinzeiros de praia para utilização enquanto usufruto do espaço, solicitando no final a devolução para utilização por outro utente.
Para mais informação sobre o Programa, aceda ao link https://www.vodafone.pt/a-vodafone/fundacao/areas-de-foco/praia-saudavel.html
- Qualidade de Ouro
Há mais de uma década que a Quercus atribui o galardão “Praia Qualidade de Ouro” no início de cada época balnear às águas balneares nacionais, costeiras, interiores e de transição.
Este galardão centra-se exclusivamente na qualidade das águas balneares, com base no histórico de análises oficiais às mesmas e respetiva classificação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, disponibilizada através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
Definindo um conjunto de critérios, o objetivo deste galardão é premiar as águas balneares que revelem consistência e estabilidade nos últimos anos quanto à sua qualidade ambiental, oferecendo uma maior nível de confiança aos banhistas.
Para mais informação sobre o programa, aceda ao link: https://praiasouro.quercus.pt/
- ZERO Poluição
O galardão distingue as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares, não só tiveram sempre classificação “EXCELENTE” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação.
Para mais informação sobre o programa, aceda ao link: https://zero.ong/