Galeria Municipal Torreão Sul
O Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada, classificado parcialmente como Monumento Nacional, desde 1910 e inscrito na sua totalidade no Património Mundial da UNESCO, desde 2019 - continua a reinventar-se.
Nesta senda, surge uma nova área dedicada a exposições temporárias, localizada na zona do Sul do edificado, e que se apresenta como um novo espaço cultural para quem visita Mafra e, em particular, o Real Edifício de Mafra.
Construído por iniciativa do rei D. João V a partir de 1717, em virtude de uma promessa, o Real Edifício de Mafra encontrava-se, desde a sua génese, subdividido em áreas funcionais distintas. Foi executado sob a orientação do ourives-arquiteto alemão João Frederico Ludovice e do engenheiro-mor do reino, Custódio Vieira.
O piso térreo do Torreão Sul, agora reabilitado, teria serventias diversas, entre as quais albergar a Guarda Real, a Ucharia (dispensa real, local onde guardavam as iguarias mais preciosas do Palácio) e os depósitos das cozinhas reais.
A Implantação da República, em 1910, representa para o Palácio um conjunto de profundas alterações no que respeita à sua funcionalidade, passando de bem de usufruto privado para bem público. Desde então, esta ala passou a ser sucessivamente ocupada por um conjunto de organismos públicos e associações particulares.
Segundo registos, entre os anos 1912 e 1914 instalam-se na Ala Sul a Escola Conde de Ferreira (durante um período de obras), a Guarda Nacional Republicana e a Conservatória do Registo Civil. Também a Câmara Municipal de Mafra já se encontrava aqui instalada e em funcionamento em fevereiro de 1912, tendo ocupado os dois pisos do Torreão Sul até 2002, ano em que transitou para novas instalações.
Desde então, o Torreão Sul foi recebendo, de forma esporádica, algumas iniciativas culturais. A renovação deste espaço – que teve início em 2020 – irá consagrar, em definitivo, esta vertente. Este novo espaço cultural abriu portas em julho de 2022.
Missão
O ambiente único do Torreão Sul é resultado de uma junção de fatores, dos quais se destacam a antiguidade, o envolvimento com a história e o valor intrínseco do edificado. Estas sinergias prestigiam iniciativas de carácter cultural, exposições e seminários, entre outras.
De uma forma sintética, este novo equipamento cultural tutelado e gerido pela Câmara Municipal de Mafra permitirá albergar exposições institucionais (parcerias com Museus e Centros de Arte) e exposições não institucionais, cabendo ao Município programar as mostras a realizar.
O novo espaço cultural é composto por cinco salas de exposições temporárias, uma delas polivalente, onde se poderão realizar pequenas conferências, lançamentos de livros, debates ou workshops. A programação deste espaço proporcionará aos visitantes o usufruto da exposição que ali estiver patente, nos seus vários aspetos e expressões, e terá especial incidência nas ciências históricas e arte.
Na receção funciona igualmente o Posto de Turismo, centro de acolhimento dos visitantes do Concelho, disponibilizando informação turística detalhada, encaminhando os visitantes ao longo de um território que lhes oferece experiências memoráveis e diversas.
Condições
O restauro e reabilitação das instalações em apreço foi efetuado por forma a garantir a conservação do espaço e a reutilização do mesmo para salas de utilização cultural, respeitando as estruturas do edificado e, dessa forma, a memória do local.
Foram ainda asseguradas as condições ambientais e de segurança necessárias para acolher exposições das mais variadas temáticas, sendo que, e quando a necessidade dos acervos a expor o justifique, poderão ser colocadas/produzidas estruturas específicas para as futuras exposições.
Acessibilidades
Durante a reabilitação do espaço, foram tidas em conta as necessidades especiais de acessibilidade, com acesso a pessoas em cadeiras de rodas na entrada e zona de R/c, na zona de atendimento ao público, circulação interior e espaços expositivos. O novo centro expositivo possui WC para pessoas de mobilidade reduzida. Existem ainda acessibilidades nos arruamentos circundantes.
Serviços
Posto de Turismo;
Receção;
Loja.
Horário
10h00 às 18h00
Encerra: 25 de Dezembro, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e Quinta-feira da Ascensão.
Contactos
Terreiro D. João V
2640-492 MAFRA
Telef. (351) 261 818 347
E-mail: galeriatorreaosul@cm-mafra.pt; turismo@cm-mafra.pt
Programação prevista
Consultar www.cm-mafra.pt