Projeto: RecicLAR - Ecopontos numa casa amiga do Ambiente!
Projeto: RecicLAR - Ecopontos numa casa amiga do Ambiente!
O Município de Mafra, em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV), lançou, entre janeiro e fevereiro de 2023, uma operação de angariação de aderentes à reciclagem doméstica, destinada a mobilizar para a triagem e valorização de resíduos de embalagem as famílias do Município de Mafra que não fazem reciclagem.
Esta ação visou destacar o valor dos resíduos enquanto recursos e alertar para a importância da adoção de novos hábitos de acondicionamento, triagem e deposição de valorizáveis, realçando as vantagens individuais e ambientais obtidas.
A abordagem ao público-alvo - munícipes que não fazem reciclagem - baseou-se em estratégias de contacto pró-ativo (presenciais e via telefónica) e de animação de rua em zonas de grande afluência – mercados, feiras, espaços comerciais e de lazer - com distribuição qualitativa de suportes informativos, destinados a fomentar a integração de rotinas quotidianas funcionais e simplificadoras.
Os não recicladores que aderiram à campanha receberam um ecoponto doméstico para os três fluxos principais (embalagens de vidro, de plástico/ metal, e de papel/ cartão), como forma de reforço e aposta na economia circular. A ação sensibilizou cerca de 250 famílias não recicladoras, através da entrega de um ecoponto doméstico para o seu Lar. A par com esta ação foram também distribuídos ecobags aos municípes interessados no projeto, que já praticavam reciclagem.
Num quadro geral, apesar de Portugal ter desviado de aterro, em 2021, embalagens equivalentes ao peso de 400 foguetões, ainda está a 44% da meta definida para 2035 relativamente à redução da deposição de resíduos, situando-se, igualmente, a 22% da meta estabelecida para 2025 no que concerne à valorização de resíduos para reutilização e reciclagem, razões de sobra para motivar as populações a combaterem o desperdício de recursos, que assume valores demasiado assinaláveis a nível nacional. Por isso, cada qual no seu LAR, cada resíduo no seu lugar.
Com o término do projeto, os municípes interessados em continuar a aderir às Boas Práticas de Reciclagem, poderão levantar um ecobag na Câmara Municipal de Mafra.
A colaboração de todos para a deposição correta de resíduos nos ecopontos é essencial.