Igualdade de Género nas Empresas
A adoção por parte das empresas, de medidas que visam a igualdade entre mulheres e homens e a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, são para as empresas que as implementam uma vantagem competitiva, que a longo prazo é da maior utilidade para incrementar a rentabilidade do negócio, reforçando o desempenho económico e social das empresas.
São muitos os fatores positivos que decorrem de uma política de igualdade de género nas empresas, nomeadamente:
- a potenciação de competências e conhecimentos dos recursos humanos;
- a atração e retenção de capital humano;
- confiança e credibilidade perante o mercado e a comunidade em que estão inseridas,
- redução do absentismo;
- aumento da notoriedade e valor da marca.
O Guia de Autoavaliação da Igualdade de Género nas Empresas, disponibilizado pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, é uma ferramenta essencial para ajudar as empresas a diagnosticar a situação da empresa no domínio da igualdade de género e identificar com objetividade os seus pontos fortes e as áreas que devem ser objeto de melhoria.
Este Guia, incorpora um questionário organizado em nove dimensões, com várias questões às quais deve responder com objetividade e sinceridade podendo fazer uso dos resultados obtidos na autoavaliação para elaborar planos de melhoria. Pode descarregar o questionário aqui.