Formação para Jovens - Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P (IEFP, I.P.)
O Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P (IEFP, I.P.) encontra-se a promover um conjunto de medidas de formação nas seguintes vertentes:
1. Aprendizagem
Cursos de aprendizagem que permitem a obtenção de certificação escolar e profissional, privilegiando-se a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa.
Destinatários: jovens entre os 14 e 24 anos e com 9.º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do 12.º ano
2. Educação e Formação para jovens
Cursos de educação e formação visando permitir recuperar os défices de qualificação, escolar e profissional, através da aquisição de competências escolares, técnicas, sociais e relacionais e, por esta via, facilitar o ingresso num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
Destinatários: jovens com idade igual ou superior a 15 anos; em risco de abandono escolar, ou que já abandonaram a via regular de ensino e com habilitações escolares que variam entre o 6.º ano de escolaridade ou inferior e o ensino secundário.
3. Especialização Tecnológica
Cursos de especialização tecnológica (CET) que permitem obter uma formação de nível pós secundário não superior e tem por objetivo dar resposta às necessidades do mercado de trabalho, ao nível de quadros intermédios.
Destinatários:
Jovens ou adultos que possuam uma das seguintes habilitações:
-
Ensino Secundário;
-
10.º e 11.º anos completos e inscrição no 12.º ano;
-
Qualificação profissional de nível 3 (estrutura dos níveis de formação estabelecidos na Decisão n.º 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de julho de 1985) e nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações;
-
Diploma de Especialização Tecnológica ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Podem ainda candidatar-se à frequência de um curso num estabelecimento de ensino, indivíduos com idade igual ou superior a 23 de anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas competências.
Para mais informação, consulte a página do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em https://www.iefp.pt/en/formacao-para-jovens