A importância dos primeiros 1000 dias e a injustiça das injustiças! | 21 de março
A importância dos primeiros 1000 dias e a injustiça das injustiças!
21 de março (sexta-feira) | 18h00 às 19h00
Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva | Ericeira
Orador: Dr. Tiago Pereira
Psicólogo, especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Formador, investigador e consultor nas dimensões do comportamento, da mudança, comunicação, liderança, gestão de equipas, confiança e saúde e políticas públicas. Membro Executivo da Direção da OPP e Coordenador do projeto “Final à Pobreza”. Coordenador do Gabinete de crise COVID-19 e COO da OPP. Assistente Convidado da Universidade de Évora, com responsabilidade em unidades curriculares referentes à Psicologia da Educação e Social e Comunitária. Psicólogo e coordenador de projetos de intervenção social/ comunitária e Psicólogo com intervenção em contexto escolar.
Objetivos gerais: promover a reflexão sobre a importância dos primeiros 1000 dias de vida no desenvolvimento infantil e os efeitos da pobreza e desigualdade no desenvolvimento e na possibilidade de saúde e bem-estar das crianças.
Objetivos específicos: capacitar os participantes para os fundamentos científicos que determinam que os primeiros 1000 dias de vida (da conceção aos dois anos), críticos para o desenvolvimento cerebral, emocional e físico do bebé e da criança, enfatizando o papel das relações e vínculos, da nutrição, dos ambientes seguros e de qualidade na educação; conhecer os efeitos da exposição e vivência em situação de pobreza e desigualdade no desenvolvimento infantil, nomeadamente as dimensões cognitivas, relacionais e emocionais do bebé e da criança; incentivar a comunidade educativa a, dia-a-dia, pensar a importância da qualidade dos ambientes educativos e da possibilidade desta qualidade potenciar o desenvolvimento neste período e minimizar as desigualdades.