2024/2025
A 6.ª edição da Assembleia Municipal Jovem envolveu alunos, professores e direções dos estabelecimentos de ensino do Concelho de Mafra.
No dia 20 de maio de 2025, realizou-se a sessão da “Assembleia Municipal Jovem 2024/ 2025 – Básico e Secundário”, no Salão Nobre do Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão) de Mafra.
Nesta sessão, foram apresentadas no total 12 propostas, sete do ensino básico e cinco do ensino secundário, contando com a participação aproximada de 80 jovens.
O tema-base para o ano letivo 2024/2025 foi o mesmo de ano transatos: "Mafra - o que queremos para o nosso Concelho".
Após votação, as propostas de recomendação mais votadas foram:
- Ensino Básico: “Mafra a rodar” - Colégio Miramar
- Ensino Secundário: “Não tenhas medo de esperar! 2.0” - Escola Básica e Secundária António Bento Franco - Ericeira
-
1. Mafra a Rodar
Equipa: Best Youth
Estabelecimento de Ensino e Educação: Colégio Miramar
Nível de Ensino: Básico
Fundamento: Esta proposta tem como objetivos: promover a acessibilidade, a inclusão e o desporto; potenciar aos cidadãos com mobilidade reduzida a possibilidade de passear em segurança; melhorar a saúde dos munícipes, fomentando a atividade física; criar infraestruturas que tornem Mafra um concelho realmente acessível.
-
2. Eco Sol
Equipa: Eco Sol
Estabelecimento de Ensino e Educação: Colégio Verde Água – Ensino Básico e Academias
Nível de Ensino: Básico
Fundamento: Consiste em dotar as escolas do Concelho de Mafra com painéis solares, de forma a terem fonte de energia renovável. Este recurso será importante para quando a fonte de energia principal não se encontrar disponível. Assim, o dinheiro que irá ser economizado a nível energético, poderá ser investido em benefício da instituição. Este investimento poderá ser na aquisição de mais painéis, tornando o edifício autossuficiente, ou na compra de recursos necessários àquela comunidade escolar.
Objetivos:
- para melhorar a energia escolar;
- para ter energia de uma forma mais sustentável.ODS:
- Objetivo 4 - educação de qualidade: “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” - Site oficial da Câmara Municipal de Mafra.
- Objetivo 7 – energias renováveis e acessíveis: “Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos” - Site oficial da Câmara Municipal de Mafra.
- Objetivo 12 - produção e consumo sustentáveis: “O ODS 12 apela a um conjunto abrangente de ações por parte das empresas, decisores políticos, investigadores e consumidores, a fim de se adaptarem a práticas sustentáveis” - Site oficial da Câmara Municipal de Mafra -
3. Novo Jovem
Equipa: Novo Jovem
Estabelecimento de Ensino e Educação: Colégio Santo André
Nível de Ensino: Básico
Fundamento: O projeto consiste na interação de jovens e pessoas de terceira idade que estão em lares ou centros de dia. O objetivo é incentivar a interação em vários espaços (lares, escolas, monumentos, ginásios, etc.), proporcionando a criação de atividades variadas de cariz motor, físico e intelectual, permitindo treinar, educar e entreter os jovens e os idosos do Concelho de Mafra. Desta forma, contamos promover a partilha de valores, experiências, memórias, o conhecimento e interação entre diferentes gerações.
-
4. Sana Mens Sana Corpus
Equipa: Sana Mens Sana Corpus
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica da Venda do Pinheiro
Nível de Ensino: Básico
Fundamento: Criação de um gabinete de apoio psicológico no espaço “Go# A Casa da Juventude” no Palácio dos Marqueses. O projeto "Sana Mens Sana Corpus” tem como objetivo fulcral criar um espaço acolhedor, sem julgamento e sem tabus, que tem como prioridade receber jovens que possam expressar o que sentem. Este gabinete de apoio psicológico, permanente no espaço “Go# A Casa da Juventude”, no Palácio dos Marqueses, seria uma mais valia para jovens com dificuldades.
Este projeto está em concordância com os ODS n.º 3 “Boa saúde e bem-estar” e n.º 10 “Redução das desigualdades”, bem como com a iniciativa do Parlamento dos Jovens 2022-2023 “Saúde mental nos jovens: que desafios? Que respostas?”. Com efeito, duas das propostas vencedoras desta edição do projeto de recomendação final foram:
- Ponto 8 - “Criação de um “cheque de apoio psicológico” distribuído nas escolas, de modo a diminuir as discrepâncias socioeconómicas e a garantir um apoio mais recorrente”;
- Ponto 9 – “Criação de um “cheque de apoio psicológico” pelo Ministério da Saúde, destinado aos jovens, que assegure o acesso gratuito, imediato e recorrente a profissionais de saúde mental.”Este projeto está, portanto, em consonância com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 116/ 2024 publicada a 30 de agosto de 2024 em Diário da República: 12 cheques psicológicos (12 consultas com 1 psicólogo), que autoriza “a Direção-Geral do Ensino Superior a realizar a despesa e a assumir os respetivos encargos plurianuais para o pagamento dos profissionais de saúde que prestam serviço no âmbito da medida dos cheques-psicólogos e dos cheques-nutricionistas.”
Como tal, a equipa Sana Mens Sana Corpus concorda com a criação deste gabinete para o desenvolvimento emocional e pessoal dos jovens do Município, preparando-os para um futuro melhor.
Objetivos:
- Promover a saúde e bem-estar dos jovens;
- Reduzir as desigualdades;
- Criar um espaço acolhedor para os jovens partilharem as suas emoções. -
5. MAFRAKARTING
Equipa: MAFRAKARTING
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica de Mafra
Nível de Ensino: Básico
Fundamento: É um projeto ambicioso, que pretende dotar o Concelho de Mafra de mais um equipamento desportivo, complementar dos muitos que já existem. Tem como principal objetivo tornar acessível, aos jovens do concelho, a prática amadora de uma modalidade de desporto motorizado.
Através da implementação desta infraestrutura, pretendemos ainda contribuir para uma cidadania mais responsável, sobretudo na forma como os jovens munícipes usam a via pública, hoje essencialmente como peões, amanhã como condutores responsáveis e dotados de competências técnicas e cívicas que o projeto ajudará a desenvolver.
O projeto, pela sua dimensão, não aponta para um financiamento da Câmara Municipal de Mafra; elege a Câmara como a entidade dinamizadora/ facilitadora, para que o projeto se concretize, com o envolvimento de entidades privadas interessadas no investimento.
-
6. Estrelas-do-Mar
Equipa: Estrelas-do-Mar
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica e Secundária António Bento Franco – Ericeira
Nível de Ensino: Básico
Fundamento: O projeto “Estrelas-do-Mar” pretende ser um alerta para a preservação desta espécie da nossa costa. Temos a intenção de desenvolver e trabalhar no nosso concelho o ODS 14, “Proteger a Vida Marinha”.
O nosso principal objetivo é educar a população local e os visitantes para verem as Estrelas-do-Mar, com os olhos e não com as mãos. Este princípio serve para esta espécie e todas as outras existentes. Pretendemos chamar à atenção para o facto de que a preservação desta espécie é muito importante para o equilíbrio dos ecossistemas envolventes, para manter a biodiversidade da nossa fauna marinha, assim como para que os ecossistemas à sua volta se regenerem de uma forma equilibrada.
-
7. Start
Equipa: Start
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica e Secundária Prof. Armando de Lucena – Malveira
Nível de Ensino: Básico
Fundamento: Muitas vezes, é mais fácil a um aluno pedir ajuda a outro aluno do que a um professor. Neste sentido, a criação de um gabinete gerido por alunos para ajudar na integração de novos alunos (nacionais ou estrangeiros) seria facilitador de uma adaptação mais rápida e feliz, promovendo a tolerância e a solidariedade.
Os alunos voluntários neste projeto trabalhariam em articulação com outras estruturas escolares e da comunidade, no sentido de procurar soluções para os problemas trazidos. Dinamizariam, ainda, atividades desportivas e culturais de integração.
-
8. Art&Jovem
Equipa: Art&Jovem
Estabelecimento de Ensino e Educação: Colégio Miramar
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento: Galeria de Artes para serem expostas obras e trabalhos dos jovens artistas do concelho.
Relevância: Ajudar os jovens artistas a iniciar a sua carreira e a promover o gosto pela arte e pela cultura, entre os jovens do Concelho de Mafra.
ODS: 4 - Educação de Qualidade; 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
-
9. Não tenhas medo de esperar! 2.0
Equipa: Ativistas
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica e Secundário António Bento Franco – Ericeira
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento: Construir paragens ecológicas e autossustentáveis! Esta ideia surgiu, pois, de nos apercebemos das dificuldades relacionadas com as paragens dos autocarros, nomeadamente a falta de abrigo, a falta de ecopontos, a falta de espaço para pessoas com mobilidade reduzida, pouca visibilidade, utilização de materiais pouco sustentáveis, etc.
A construção desta paragem seria extremamente vantajosa para o nosso planeta, uma vez que se encaixa nos seguintes objetivos sustentáveis:
7 - Energia acessível e limpa
9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura
10 - Redução das desigualdades
11 - Cidades e comunidades sustentáveis
13 - Combate às alterações climáticas
15 - Vida sobre a Terra -
10. Frases que Contam Mafra – Bancos com História
Equipa: Frases que Contam Mafra – Bancos com História
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica e Secundária Prof. Armando de Lucena – Malveira
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento: Este projeto visa promover a cultura literária no Concelho de Mafra, através da construção ou reabilitação de bancos públicos que contenham frases marcantes relacionadas com as terras do concelho. O intuito é criar um percurso literário que valorize a identidade local, estimule a leitura e torne os espaços públicos mais convidativos.
A iniciativa consiste em instalar ou restaurar bancos em locais estratégicos (praças, jardins, miradouros) e inscrever neles excertos de obras literárias, poemas ou citações que façam referência a Mafra e às suas Freguesias.
As frases poderão ser selecionadas de autores portugueses que mencionem a região, como José Saramago em "Memorial do Convento", ou de escritores locais, valorizando a produção literária do concelho.
-
11. Jardins de Chuva
Equipa: Mafra2O
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Secundária José Saramago – Mafra
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento: Os jardins de chuva são infraestruturas ecológicas urbanas projetadas para captar, filtrar e purificar a água da chuva, utilizando vegetação e solo, que funcionam como reservatórios naturais para gestão dessa água.
Este jardim de chuva é composto por um sistema de plantas, solo e pedras, que ajudam a reter a água da chuva e promovem a sua infiltração no solo, sendo armazenada em calhas e redirecionada para um reservatório. As raízes das plantas absorvem a água, estabilizam o solo e eliminam poluentes. O solo fértil facilita a infiltração, enquanto as pedras regulam o fluxo de água, evitando a sua acumulação. A água é armazenada em reservatórios para uso não potável, podendo ser utilizada na rega de jardins ou lavagem de pavimentos.
Trata-se de um sistema sustentável para a reutilização da água da chuva nas áreas urbanas, com muitos benefícios para o meio ambiente, a ecologia, o paisagismo e a economia, promovendo a construção de cidades mais sustentáveis e resilientes.
Objetivos: prevenir inundações urbanas; melhorar a qualidade da água; filtrar poluentes na chuva; proporcionar espaços verdes; tornar centros urbanos agradáveis; promover a saúde e o bem-estar.
-
12. VIA - Viagem, Intercâmbio e Aprendizagem
Equipa: Team Via
Estabelecimento de Ensino e Educação: ETPM – Escola Técnica e Profissional de Mafra
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento: A ideia é levar um aluno do ensino secundário de cada escola, +7 vagas para cotas do concelho a conhecer mais a cultura e a história de algum país na União Europeia.
Para quê? Criar uma relação de união entre países e diminuir a xenofobia, o racismo e outras diferenças culturais.
Para quem? Alunos do ensino secundário das escolas do Concelho de Mafra.
Objetivos: O nosso projeto tem como principal objetivo, de maneira indireta, diminuir o racismo, a xenofobia, já que os participantes terão a hipótese de vir a conhecer novas culturas, pessoas e realidades de outros países, normalizando as diferenças culturais.
ODS: 4 - Educação de qualidade; 10 - Reduzir desigualdades; 16 - Paz, justiça e instituições eficazes.