Formação 'Pequenos Poemas Lá Fora'
Pequenos Poemas Lá Fora
Formação
25 de janeiro de 2025
09h00-13h00 e 14h30-18h30
Duração: 8 horas
Casa da Música Francisco Alves Gato (Mafra)
Data limite para inscrições: 20 de janeiro de 2025
"Pequenos Poemas Lá Fora" (PPLF) é um projeto que parte do trabalho do corpo em movimento, através de uma estreita e íntima relação com a natureza. Um dos objetivos é levar o público a interagir diretamente com os espaços exteriores e naturais. No âmbito deste projeto, e partindo do espetáculo "Pequenos Poemas Lá Fora", Marina Nabais Dança - Associação Cultural propõe a realização de uma formação teórico-prática para professores, podendo, posteriormente, implementar atividades lúdicas, dinâmicas e de movimento junto dos seus alunos.
A formação terá como base dois poemas em formato de vídeo: “A vida da semente” e “Janela das sensações”. Estes vídeos, com caráter pedagógico, foram criados em 2020 no contexto da pandemia, como forma de fazer aproximar as artes performativas ao contexto escolar e familiar, através de diferentes formatos. A premissa artística de (re)ligação do corpo à natureza convida a pequenas viagens, tanto “cá dentro” (através das nossas sensações), como “lá fora” (através da análise das várias etapas da vida de uma semente).
Serão facultados, antecipadamente, cadernos de sugestões com orientações a todos os inscritos na formação, para que se preparem para a mesma e tenham, assim, informações mais detalhadas.
Objetivos:
- Partilha dos conteúdos subjacentes ao espetáculo "Pequenos Poemas Lá Fora";
- Trabalhar a relação entre corpo e natureza;
- Estreitar laços entre a comunidade artística e a educativa;
- Transmitir conteúdos e sugestões de propostas práticas na área da dança e do movimento, para serem implementadas em contexto de sala de aula;
- Renovar noções de jogo, relação e espaço.
Destinatários:
Professores, educadores, auxiliares, artistas que trabalhem na área do ensino e qualquer outra pessoa interessada nestas temáticas.
Vídeo Promocional do Projeto: https://vimeo.com/737137326
Teaser | Vídeo “A vida da semente”: https://vimeo.com/474986273
Teaser | Vídeo "Janela das sensações": https://vimeo.com/474986184
Mais informações sobre o projeto "Pequenos Poemas Lá Fora":
https://marinanabais.com/mn/pequenos-poemas-la-fora-2022/
No dia 14 de junho de 2025 está prevista a realização do espetáculo "Pequenos Poemas Lá Fora", a ter lugar no Jardim do Cerco, em Mafra.
Marina Nabais Dança - Associação Cultural (MND) nasceu em dezembro de 2013, assumindo como objetivos a investigação, a criação e difusão de espetáculos na área do movimento contemporâneo, bem como a promoção de projetos pedagógicos, numa lógica de colaboração e interdisciplinaridade.
Em busca de um entendimento e relação com o mundo, a Associação encontra as suas raízes no devir do corpo em transformação, onde o movimento está em permanente metamorfose, sempre conectado com o momento presente.
Os principais focos desta procura constante são a consciência e perceção do corpo, bem como das suas potencialidades de movimento; o encontro com uma medida certa de esforço e o estímulo do imaginário e criatividade.
A MND relaciona-se transversalmente com todas as fases da vida, onde cada etapa de desenvolvimento humano individual e coletivo tem algo de muito precioso a contribuir.
Marina Nabais
Nasceu em Luanda, viveu no Rio de Janeiro e em Amesterdão, e reside atualmente em Lisboa. Doutoranda em Artes Performativas, pela Faculdade de Belas Artes, Lisboa. Mestre em Artes Performativas, especialização em Teatro do Movimento, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa (2011-2013). Bacharelato pela Escola Superior de Dança, ramo de Espetáculo, Lisboa (1992-1995). Pós-graduação na School For New Dance Development, Amesterdão (1995-1997). Tem o Curso de Dança na Comunidade, do Fórum Dança de Lisboa (2006).
Em 2003, cria A Menina dos Meus Olhos - Associação Cultural, na qual desenvolveu vários projetos de dança/ teatro em cocriação, até 2013.
Em 2013, nasce Marina Nabais Dança - Associação Cultural, projeto artístico em nome próprio, com vários colaboradores. Como coreógrafa, destaca: Avesso (2008), Por um Rio ( 2011), O Peso de uma Semente (2013), Dançário (2014), De Seda (2015), CORPO-MAPA-LIVRO (2016), Na Ausência do Meu Corpo (2017), NO e Vagar (2018), Em Branco e Suspenso (2019), Projeto Silêncio (2020/2021), Corpo Espaço Luz (2021/2024), Pequenos Poemas Lá Fora (2022), Entropia (2022), Sussurrandar (2023), Com os Pés (2023/ 2024), O Que Resta (2024).
Como intérprete, trabalhou com diversas entidades e artistas, nomeadamente Companhia de Dança de Almada, António Tavares, Nigel Charnock, Peter Michael-Dietz, Teatro “O Bando”, Luís Castro, Lúcia Sigalho, Aldara Bizarro, entre outros.
Desenvolve, ainda, um trabalho pedagógico na área da dança, abrangendo diferentes faixas etárias e junto de diferentes estruturas, tais como: Companhia de Dança de Almada, Culturgest, AMDA, Lugar Presente, Teatro Universitário do Minho, Fórum Dança, O Teatrão, Teatro Maria Matos, Museu do Douro, Teatro Viriato, ArtemRede e o Conservatório Nacional de Lisboa.