PR6_MFR – A vila e os vales a poente
Ao longo do itinerário somos surpreendidos pela grande diversidade paisagística do território que atravessamos. O percurso transporta-nos através de uma dimensão urbana centralizada pela vila de Mafra; uma dimensão rural estruturada em pequenos aglomerados populacionais rodeados por campos agrícolas e uma dimensão florestal pautada pelos vales da Ribeira da Vidigueira e vale do Arquiteto.
Com partida no Parque Desportivo Municipal de Mafra, rumamos a Poente para o vale da Ribeira da Vidigueira e subimos até à aldeia do Sobreiro, uma zona rural onde os pomares de limões são uma constante, cuja cultura tem, para a comunidade local, grande importância.
Seguindo caminho pelas ruas do Sobreiro, alcançamos a Aldeia Típica de José Franco, obra do afamado escultor de barro, um verdadeiro museu de caracter etnográfico que recria uma aldeia saloia e que se constitui como uma ode à olaria tradicional.
Regressamos novamente ao vale da Ribeira da Vidigueira, desfiladeiro em que o engenho humano encontrou formas de transpor as linhas de água, construindo pequenas pontes de pedra e abrindo caminhos ao longo das encostas, que aproveitamos para explorar este esplêndido vale onde a vegetação é densa e variada. No fundo do vale, observamos as ruínas de casas de apoio à laboração de um forno possivelmente de produção de cal, e que se encontra ainda em bom estado de conservação.
A partir daqui subimos o vale em direção a Oeste, iniciando um verdadeiro carrossel, com subidas e descidas que nos levam ao longo de pequenos aglomerados rurais até penetrarmos no vale do Arquiteto, que subimos acompanhando o serpenteado do Rio Pequeno, que nos leva junto da povoação de Almada, e daqui, regressaremos à vila de Mafra e ao Parque Desportivo.
Ficheiro GPX da Rota PR6-MFR para transferência aqui.