PR5_MFR - Encarnação, na rota da vinha
O percurso desenvolve-se na freguesia mais a Norte do Concelho de Mafra. Com início e fim junto à sede da Junta de Freguesia da Encarnação, leva-nos ao longo de uma paisagem maioritariamente vitivinícola, percorrendo as ruas da localidade, caminhos agrícolas de terra batida e/ou alcatroados.
As searas onde se cultivavam os cereais que serviam de base ao afamado pão de Mafra, deram lugar às vinhas e aos pomares, culturas economicamente mais rentáveis.
A vinha, enquanto símbolo da dinâmica agrícola deste território que nos acompanha ao longo do itinerário, restruturou a paisagem local, imprimindo-lhe novas tonalidades. O percurso que lhe propomos proporciona a realização de um passeio ao longo de todo o ano, que permite ao praticante de pedestrianismo observar os diferentes ritmos de trabalho das vinhas, desde a poda à empa no período invernal, à germinação dos rebentos, crescimento das varas e cobertura das videiras com as típicas folhas esverdeadas e floração dos rebentos na época primaveril, seguindo-se a última fase de formação do cacho da uva, em que ganha coloração e inicia a maturação ao longo do período estival até que possa ser vindimado, entre finais de agosto e durante o mês de setembro, altura em que as folhas das videiras mostram tonalidades esverdeadas, amareladas e acastanhadas, seguindo-se, após a vindima, a queda das folhas e o descanso da videira no período outonal.
Ficheiro GPX da Rota PR5 - MFR para transferência aqui.