2022/2023
A 4.ª edição da Assembleia Municipal Jovem envolveu alunos, professores e direções dos estabelecimentos de ensino do Concelho de Mafra.
No dia 11 de maio de 2023, realizou-se a sessão da “Assembleia Municipal Jovem 2022/ 2023 – Básico e Secundário”, em modelo presencial, na sala de reuniões do Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão) de Mafra.
Nesta sessão, foram apresentadas no total 11 propostas, seis do ensino básico e cinco do ensino secundário, contando com a participação aproximada de 77 jovens.
O tema-base para o ano letivo 2022/2023 foi o mesmo de ano transatos: "Mafra - o que queremos para o nosso Concelho".
Após votação, as propostas de recomendação mais votadas foram:
- Ensino Básico
- Projeto Rodinhas da Escola Básica de Mafra
- Ensino Secundário
-
Colocação de baloiços adaptados nos parques infantis do Concelho de Mafra da Escola Básica e Secundária António Bento Franco, Ericeira.
-
-
1. Fun for All
Equipa:
Best Youth
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Miramar
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
O projeto Fun for All tem como objetivo tornar Mafra um Concelho realmente inclusivo, no qual todas as crianças possam brincar juntas e sem limitações. Com esta iniciativa, pretendemos promover a acessibilidade, o respeito e a aceitação.
Este projeto consiste em adaptar parques infantis do Concelho de Mafra, para que os mesmos possam ser utilizados por crianças com limitações de mobilidade. Esta adaptação melhoraria não só a saúde mental destas crianças, que por vezes se sentem sós e excluídas, como também fomentaria a felicidade e a inclusão.
Mafra é um Concelho em constante crescimento e necessita de potenciar esta inclusão às crianças locais. Para além disso, a existência desta adaptação em parques infantis já é visível em locais como Torres Vedras, Lourinhã, Cascais, Santo Tirso, entre outros.
Um exemplo de brinquedo adaptado é o baloiço de cadeira de rodas onde todas as crianças podem brincar, apesar das suas dificuldades motoras. Pretendemos colocar estes brinquedos nos parques mais frequentados do Concelho, como por exemplo, o Parque Desportivo Municipal de Mafra, o Parque de Santa Marta (Ericeira) e o Parque de São Sebastião (Ericeira).
O projeto Fun for All pretende proporcionar a partilha dos espaços do Concelho como um todo, para todos.
Assista ao vídeo de apresentação:
-
2. ECO FILTRO
Equipa:
CLEANWAVE
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Verde Água - Ensino Básico e Academias
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
Objetivos: Diminuir o consumo de microplásticos.
O que é o Projeto: Hoje em dia, consumimos muitos microplásticos com a nossa alimentação, o que se torna prejudicial para o nosso organismo. A nossa proposta passa pela aplicação de um filtro que retire os microplásticos da água, reduzindo esse consumo.
Assista ao vídeo de apresentação:
-
3. Sk8iSc(h)ool
Equipa:
Sk8iSc(h)ool
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica da Venda do Pinheiro
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
O projeto Skate iSchool consiste na disponibilização de um sistema de arrumação e guarda para skates, nas escolas básicas e secundárias do Concelho de Mafra, de modo a que os alunos os possam deixar arrumados e seguros dentro do recinto escolar.
O projeto tem como objetivos gerais promover o sentido de organização e segurança, incentivar a prática do desporto e fomentar a sustentabilidade, contribuindo, assim, para a o bem-estar físico e mental do indivíduo, para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento de valores éticos e cívicos.
Os objetivos projetam-se, portanto, numa dupla vertente: a do estudante, que pode transportar o seu skate para o espaço escolar e arrumá-lo onde não ponha em causa a segurança do objeto nem das pessoas que aí circulam; mas, também, para a escola, que beneficia em termos de organização, evitando eventuais questões disciplinares e de segurança relacionadas com os skates.
Com a implementação de cada vez mais skateparks em espaços próximos das escolas, existe uma maior afluência de alunos que transportam o seu skate consigo quando vêm para a escola, pois aproveitam momentos de lazer antes ou depois do cumprimento do horário escolar, ou até o que sobra da hora de almoço, para se divertirem, para a prática de exercício físico ou mesmo para se fazerem transportar até à escola.
Estando, aqui, disponível um suporte para guardar o skate, é possível desencadear nos jovens a sugestão da sua utilização como meio de transporte, como instrumento de lazer e ainda prevenir, simultaneamente o seu uso inapropriado dentro do recinto escolar, sem necessidade de o transportar para a sala de aula, o que dificilmente seria autorizado ou viável.
Desta forma, os jovens poderiam ocupar os seus tempos livres de forma saudável, ao ar livre, aproveitando o maravilhoso clima que o país proporciona, com uma frequência que poderia ser eventualmente diária, sem os custos que habitualmente estão associados a outras modalidades desportivas, cientes de que teriam à sua disposição um espaço para guardar em segurança o seu skate (que, apesar de tudo, não deixa de ser um instrumento dispendioso). Sendo que a consciência cívica passa, também, por essa forma de organização do espaço público que é o recreio escolar, é necessário armazenar os pertences em espaços dedicados, sem interferir com o usufruto comum do mesmo, bem como desenvolver a noção de estética que está igualmente prevista no Perfil do Aluno à Saída do Ensino Básico.
Objetivos do projeto:
- Fomentar hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a atividade física ao ar livre;
- Diminuir o tráfego automóvel nas imediações das escolas;
- Reduzir a quantidade de dióxido de carbono libertada para a atmosfera e a respetiva pegada ecológica;
- Permitir momentos de lazer/ convívio antes e após o horário escolar;
- Rentabilizar as infraestruturas do Concelho, utilizando os parques de skate existentes;
- Promover o relacionamento interpessoal;
- Melhorar a saúde mental da camada mais jovem.
Assista ao vídeo de apresentação:
-
4. Projeto Rodinhas
Equipa:
Projeto Rodinhas
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica de Mafra
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
O nosso projeto nasceu da discussão na nossa turma (8.º F) sobre o que fazia falta em Mafra, para melhorar o nosso Concelho. Entre várias ideias, surgiu esta: a de conseguirmos melhorar as acessibilidades para todos aqueles que usam “rodinhas”, sejam os incapacitados, sejam os “condutores” de carrinhos de bebé ou de carrinhos de compras.
Enfim, queremos que todos os utilizadores de “veículos com rodinhas”, tenham acessibilidade facilitada.
Objetivos do projeto:
- Melhorar as acessibilidades para os utilizadores de “rodinhas”, que normalmente não conseguem ultrapassar pequenos obstáculos;
- Criar condições para os incapacitados terem autonomia para se deslocarem na via pública ou nos transportes públicos locais, de forma totalmente autónoma;
- Sensibilizar os órgãos de poder local e a população em geral para a necessidade de garantir vias de circulação seguras para as “rodinhas”;
- Identificar locais/ situações onde, nos dias de hoje, dificilmente circularão “rodinhas” de forma autónoma e segura.
Assista ao vídeo de apresentação:
-
5. Não Tenhas Medo de Esperar
Equipa:
Transformers
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária António Bento Franco - Ericeira
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
Depois da mudança da tutela dos transportes públicos no nosso Concelho para a empresa CARRIS Metropolitana, apercebemo-nos (ainda mais) das dificuldades relacionadas com as paragens de autocarro. Falta de abrigo, pouca visibilidade, pessoas esquecidas, horários que não são cumpridos…
Desta forma, com o nosso projeto, propomos melhorar as condições das paragens de autocarro, numa perspetiva de sustentabilidade e em busca de soluções eficazes, com o objetivo de satisfazer as necessidades das pessoas. Ou seja, pretendemos “desenvolver novas formas de organização dos espaços urbanos, favorecendo hábitos de vida saudáveis e promovendo condições para a prática de uma mobilidade sustentável” (Carvalho & Nunes, 2012, Referencial de Educação Rodoviária para a Educação Pré-Escolar e o Ensino Básico, Ministério da Educação e Ciência/ Direção-Geral da Educação).
Objetivos do projeto:
Neste contexto, pretendemos que passem a existir paragens com proteção para a chuva e para o sol, bancos, visibilidade, pequenos ecopontos, indicação do horário dos autocarros, bem como sinalização de presença para apanhar os autocarros. Sempre com a sustentabilidade como mote, porque “o futuro começa hoje”, pretendemos que, nestas paragens, sejam colocados painéis solares que as possam tornar autossustentáveis.
Aproveitamos, também, para incluir as propostas dos nossos colegas que foram menos votadas, e que consideramos que, para além de poderem ser perfeitamente incluídas na nossa proposta, são igualmente muito importantes. Nomeadamente, a construção de um passeio desde a Escola Básica e Secundária António Bento Franco até ao terminal dos autocarros, na Ericeira; e, tendo em conta o crescente problema relacionado com os grafites, que vandalizam o espaço público e privado no Concelho, a possibilidade de transformar estas novas paragens em “telas em branco”, para projetos pensados e com qualidade, que poderiam ser criados por artistas do Concelho.
Assista ao vídeo de apresentação:
-
6. Vamos ver o que a terra nos dá
Equipa:
Vamos ver o que a terra nos dá
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena – Malveira
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
Criação e dinamização de hortas comunitárias nas 11 freguesias do Concelho, permitindo uma partilha de práticas e conhecimentos dos mais experientes, ou mais idosos, com as camadas mais jovens da população.
Objetivos do projeto:
Partilha de conhecimentos e práticas dos mais idosos e experientes da prática agrícola, através da interação entre as diferentes faixas etárias, pretendendo promover uma sã convivência entre todos, valorizando o contributo de cada um. Se, por um lado, a criação de uma horta pode, por si só, conter importantes conhecimentos e contributos para a compreensão da evolução dos seres humanos, esse mesmo espaço poderá ser usado para dinamizar diferentes iniciativas relacionadas com as várias disciplinas dos currículos escolares.
Assista ao vídeo de apresentação:
-
7. CreateIN’ Mafra
Equipa:
MiraMinds
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Miramar
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
Criação de uma aplicação destinada à divulgação/ promoção de projetos, negócios e eventos, individuais ou coletivos, do Concelho de Mafra, que já se encontram concluídos, em fase de construção ou em fase de esboço. A mesma permitiria a partilha, e consequente visualização, de esboços/ ideias pioneiras de projetos que munícipes ou cidadãos exteriores possam querer implementar no Concelho.
CreateIN’ Mafra enalteceria a criatividade intramunicipal, aliando esta última à vertente digital, beneficiadora da acessibilidade. Seria fornecida a oportunidade de conhecer e apoiar projetos, negócios e eventos (atuais ou futuros) para efeitos de estudo de mercado, por exemplo. A implementação deste projeto promoveria a interação entre munícipes empreendedores e o público-alvo, impulsionando a envolvência da comunidade na criação dos futuros projetos de Mafra. Destarte, um período de tempo após a implementação da aplicação, a mesma torna-se lucrativa. Sendo cultural e economicamente dinâmica, esta aplicação atrairia investimentos que, por sua vez, impulsionariam o crescimento económico e demográfico do Concelho de Mafra.
Assista ao vídeo de apresentação:
-
8. Colocação de baloiços adaptados nos parques infantis do Concelho de Mafra
Equipa:
Brincar e Incluir
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária António Bento Franco - Ericeira
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
Ao analisarmos todos os parques infantis existentes no concelho de Mafra, podemos deparar-nos com a triste realidade que todos têm baloiços, mas esses baloiços não estão adaptados para todos.
O nosso projeto vai ao encontro da colocação de baloiços adaptados nos parques infantis do concelho de Mafra, tornando possível crianças com mobilidade reduzida brincarem.
Objetivos do projeto:
Colocação de um baloiço adaptado em todos os parques infantis do Concelho de Mafra, tanto apropriados como possibilitados para a integração do mesmo.
Outras informações pertinentes:
Para este projeto, baseamos-mos em três pilares que, para nós, são mais do que importantes: a infância, os direitos humanos e a inclusão.
A aprendizagem na infância, que é a fase mais importante da nossa vida, passa também, e muitas vezes, pela brincadeira. Porquê privarmos a criança com mobilidade reduzida ao seu direito de ser criança? Porquê privá-las do seu direito de brincar? Contamos com todos para que seja brevemente uma realidade! É urgente podermos ver todas as crianças felizes. Façamos já o que está ao nosso alcance!
Assista ao vídeo de apresentação:
-
9. Gabinete de Aconselhamento Financeiro
Equipa:
New Thinking
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena - Malveira
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
O Gabinete de Apoio e Aconselhamento em Empreendedorismo e Educação Financeira será uma estrutura vocacionada no apoio direto aos jovens do Concelho que pretendam investir em qualquer atividade, bem como apoiar aqueles que já têm algum tipo de negócio e que pretendem expandir e/ ou aumentar a produtividade e rentabilidade. De igual modo, o Gabinete prestará sessões de aconselhamento em estratégias de investimento, com vista a fornecer aos jovens as opções mais adequadas para a realização de investimento em instrumentos de renda fixa e renda variável, particularmente em fundos de investimento, ações e criptomoedas.
Outrossim, o Gabinete vai dedicar-se de forma empenhada em incutir nos jovens as melhores ferramentas com vista à obtenção de um melhor equilíbrio na gestão das finanças pessoais.
Objetivos do projeto:
- Apoiar diretamente os jovens que pretendam investir em algum negócio e/ ou produto, fornecendo as ferramentas necessárias para o sucesso do negócio e/ ou produto;
- Apoiar os jovens na escolha de investimentos a realizar (fundos de investimento, ações, criptomoedas, etc.), com o objetivo de apoiar o surgimento de jovens comprometidos com a utilização racional dos recursos disponíveis, apostando em outras fontes de rendimento;
- Apoiar indiretamente o Concelho no estabelecimento de uma classe empresarial jovem forte, coesa e competitiva;
- Desenvolver ações de sensibilização e formação em educação financeira para prevenir possíveis ações de desperdícios/ má utilização de recursos e endividamento.
Serão parceiros do projeto a Câmara Municipal de Mafra, as Juntas de Freguesia do Concelho, o AEPAL e outras entidades a identificar.
Assista ao vídeo de apresentação:
-
10. Jovens Dinâmicos
Equipa:
Jovens Dinâmicos
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Secundária José Saramago - Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
Objetivos do projeto:
- Promover a prática de exercício físico e bem-estar;
- Aumentar a disponibilidade de espaços para a prática da modalidade de voleibol;
- Promover a sustentabilidade ambiental através da utilização de materiais reciclados;
- Promover a socialização através da prática desta modalidade ao ar livre.
Assista ao vídeo de apresentação:
-
11. Água limpa para todos: reciclagem e captação inovadora de baixo custo
Equipa:
Team Water
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Técnica e Profissional de Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
Já imaginou como seria viver sem acesso a água limpa? Infelizmente, esta é uma realidade de milhões de pessoas no mundo, que sofrem com a escassez, a poluição e as doenças causadas pela falta de saneamento básico. Mas não percamos a esperança! Neste projeto, vamos demonstrar como um sistema simples e de baixo custo permite, de forma sustentável, captar água do ar, armazenar e, posteriormente, utilizar essa mesma água na agricultura, no uso doméstico, entre outros.
O projeto é inspirado numa iniciativa da Warka Water, que consiste numa torre que capta água do ar, usando uma rede de fibras naturais. A torre é inspirada nas árvores Warka, que são nativas da Etiópia e fornecem sombra e frutos para as comunidades locais. A rede da torre condensa a humidade do ar e capta a água num reservatório na base. Cada torre pode produzir até 100 litros de água por dia, sem usar energia elétrica ou químicos.
Considerando o microclima de Mafra, com um alto nível de humidade no ar durante todo o ano, permite uma eficiência bastante alta, mesmo nos meses mais quentes, já que o sistema funciona 24h, sete dias por semana.
Como sabemos, a Câmara Municipal de Mafra aceitou o desafio da ONU relativamente aos ODS, ou seja, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 das Nações Unidas. O ODS 6, dedicado à água e ao saneamento, visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos. Este projeto pretende, também, ir ao encontro da estratégia “MMS – Mafra Mais Sustentável”.
A água limpa para todos é um direito humano e uma necessidade urgente. Todos nós podemos e devemos fazer parte desta mudança, adotando hábitos mais conscientes e apoiando projetos que promovam o uso sustentável da água. Juntos, podemos garantir um futuro mais verde e saudável para as próximas gerações!
Assista ao vídeo de apresentação: