2021/2022
A 3.ª edição da Assembleia Municipal Jovem envolveu alunos, professores e direções dos estabelecimentos de ensino do Concelho de Mafra.
No dia 25 de maio de 2022, realizou-se a sessão da “Assembleia Municipal Jovem 2021/ 2022 – Básico e Secundário”, em modelo presencial, na sala de reuniões do Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão).
Nesta sessão foram apresentadas no total 12 propostas, sete do ensino básico e cinco do ensino secundário, contando com a participação aproximada de 84 jovens.
O tema-base para o ano letivo 2021/2022 foi "Mafra - o que queremos para o nosso Concelho".
Após votação, as propostas de recomendação mais votadas foram:
- Ensino Básico
- Amigar do Colégio Verde Água - Ensino Básico e Academias
- Ensino Secundário
- Casa “ImagiMAR”, do Colégio Miramar
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1. Tiny Houses
Equipa:
Mafra é Progresso
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Miramar
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
O projeto piloto Tiny Houses surge como um movimento social e arquitetónico, enquanto alternativa de moradia mais barata e mais ecológica. Expressa um estilo de vida mais simples, destacando-se o aproveitamento dos recursos da natureza e dos terrenos municipais (com capacidade de saneamento) de forma responsável. Viver em casas mais pequenas, além de incentivar à independência, é apelativo pela redução dos custos da habitação. Esta iniciativa apela sobretudo aos jovens que procuram emprego nesta região e independência financeira e a casais que procuram uma primeira casa, principalmente nas zonas de Mafra e Venda do Pinheiro.
Objetivos: As Tiny Houses constituem uma ótima oportunidade para qualquer cidadão, apesar do público alvo serem os jovens e casais, dado ao baixo custo de aluguer que este tipo de habitação proporciona em comparação com os preços praticados pelo ramo imobiliário, quer a nível de compra, quer a nível de aluguer de imóveis. O projeto piloto tem como objetivo inicial a aquisição e aluguer de duas Tiny Houses préfabricadas, localizadas em Mafra e na Venda do Pinheiro, pois estas duas regiões trazem benefícios no que respeita à acessibilidade a supermercados, a todo o tipo de serviços saúde, escolas e transportes públicos. Mafra é um local vantajoso por ser o centro do concelho, permitindo maior acessibilidade a mais recursos e a uma maior e melhor qualidade de vida. No entanto, a Venda do Pinheiro destaca-se pela proximidade que tem com Lisboa aumentando a possibilidade de emprego à população que quer trabalhar ou trabalha na capital. A venda e/ou aluguer desta tipologia de casas, além de construir uma diferente fonte de receita para o município, ajudaria a resolver questões relativas à urbanização e arrendamento de forma integrada e sustentada. Ou seja, para além das vantagens económicas anteriormente referidas, as Tiny Houses apresentam uma importante vantagem ambiental devido ao seu cariz marcadamente eco-friendly. -
2. CSA Foto Team
Equipa:
CSA Foto Team
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Santo André
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
Ponto de Foto Turística
Onde? Principais pontos turísticos do Concelho.
Convento;
Tapada;
Ribeira d’Ilhas;
Aldeia do Franco;Objetivos:
- Promoção do Concelho a nível Mundial;
- Valorização do Património;
- Incentivo ao Turismo.
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3. Amigar
Equipa:
Amigar
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Verde Água - Ensino Básico e Academias
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
Este evento tem como objetivo, promover a confraternização de animais domésticos e do bem-estar destes. Não pretendemos que este projeto seja para demonstrar como às vezes os animais são maltratados e a gravidade do seu abandono, mas sim reconhecer o quão importantes são para o mundo e o quão bom é tê-los perto de nós. Amigar é um evento de convívio tanto para nós humanos como para os nossos animais, onde se pretende estabelecer um ambiente de entreajuda.
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4. Quanto tempo o tempo tem?
Equipa:
Quanto tempo o tempo tem?
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica da Venda do Pinheiro
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
O projeto “Quanto tempo o tempo tem?” propõe um serviço de voluntariado jovem dirigido essencialmente à terceira idade, permitindo que esta camada social mais fragilizada e, muitas vezes, vivendo em profunda solidão, beneficie de apoio social e emocional. Assim, os jovens destinariam parte do seu tempo livre à oferta dos seus serviços, sem esperar uma recompensa financeira. O projeto tem como objetivos gerais potenciar a participação cívica dos jovens na resolução de problemas e necessidades fundamentais, cujo impacto se traduza no incremento do bem-estar social e comunitário, numa perspetiva solidária e humanitária. Os objetivos projetam-se, portanto, numa dupla vertente: a do beneficiário (a terceira idade) e a do voluntário (o jovem). Teria como principal vantagem permitir que pessoas mais velhas e solitárias, sem uma rede social de apoio, usufruíssem de pequenos serviços úteis, como a ida às compras, à farmácia, ao correio… ou simplesmente beneficiassem de companhia num curto passeio pelo jardim, num jogo de cartas ou de tabuleiro, numa ida ao café, numa conversa, telefónica ou presencial, no sofá, à janela, na varanda, no banco de jardim, … ou ainda numa troca de saberes em que se transacionam histórias por competências digitais, receitas por leituras, técnicas de tricô por uma canção… Os jovens ocupariam parte dos seus tempos livres de forma útil, caminhando em direção à sua plena formação enquanto cidadãos, conscientes dos seus deveres como membros de uma comunidade e sairiam enriquecidos desta experiência quer do ponto de vista humano quer mesmo ao nível de aprendizagens práticas, já que é inegável a sabedoria e experiência dos mais idosos.
Objetivos:- Incentivar o espírito de iniciativa e de solidariedade dos jovens, contribuindo para a sua formação como cidadãos;
- Despertar o espírito de entreajuda e responsabilidade entre a comunidade jovem;
- Fomentar uma ocupação de tempos livres saudável e emocionalmente compensadora, potenciando a felicidade dos jovens;
- Implementar uma rede de ajuda, companhia, lazer e literacia em certos domínios em para a terceira idade;
- Combater a solidão e o isolamento de pessoas idosas;
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde mental dos idosos;
- Estimular a participação da camada mais velha na vida social;
- Promover a igualdade de oportunidades para todos os habitantes.
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5. Ciclovias
Equipa:
Escola Básica de Mafra
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica de Mafra
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
O projeto ciclovias visa 2 grandes objetivos:
- Contribuir para melhorar a fluidez do trânsito em Mafra;Todos sabemos que o trânsito em Mafra e em especial na zona das escolas em determinadas horas do dia, é caótico. O nosso projeto não é a única solução para resolver este problema, mas pretende ser também um contributo para uma solução válida. Propomos assim a criação de ciclovias nos eixos de aproximação às escolas, que permitam reduzir significativamente o trânsito automóvel.
- Fomentar o uso da bicicleta pelos jovens em condições de segurança;
O uso regular da bicicleta, integrado num conjunto de práticas saudáveis, contribui para a melhoria do estilo de vida dos jovens e dos futuros adultos. A mobilidade dos jovens tem que ser feita em condições de segurança, pois só assim os jovens e os seus encarregados de educação se sentirão motivados para uma utilização regular da bicicleta.
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6. Reabilitação do Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira
Equipa:
Os Jagozes
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária António Bento Franco - Ericeira
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
Com esta proposta, pretendemos promover a cultura e a identidade local, assim como o bem-estar social da população residente e dos visitantes.
O turismo na Ericeira está cada vez mais a aumentar, mas é muito baseado no surf e há outros pontos de interesse. Por exemplo, o Arquivo-Museu tem muitas potencialidades por explorar, mas mantém-se encerrado desde há bastante tempo.
Para atingir estes objetivos, propomos a aplicação da verba disponível em três níveis:- A intervenção com o restauro das instalações do Arquivo-Museu e a manutenção do acervo bibliotecário e museológico de modo a que as pessoas conheçam a História da Ericeira, através da visita às instalações, que têm vários núcleos: Artes Decorativas, Arquivo Histórico, Arte Sacra e Mar/pesca (que ficámos a conhecer na visita guiada pelo Sr Provedor);
- A criação de um espaço / balcão no Arquivo-Museu como pólo informativo e de sinalização e/ou organização de passeios pedestres com interesse histórico e cultural, sendo dinamizado por jovens maiores de 16 anos, de preferência, como oportunidade de formação na área turística; a alternativa poderia ser o balcão da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva;
- A divulgação do Arquivo-Museu através de placas de chão em pontos estratégicos da vila. Esta é uma ideia para ser desfrutada por toda a comunidade, independentemente da idade.
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7. Bus Tic Aepal
Equipa:
BUS TIC AEPAL
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena – Malveira
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
A proposta inicial, que foi a votos na Fase Escolas, consistia na criação de uma nova sala de Tecnologias da Informação e Comunicação na escola-sede do AEPAL. Esta sala, devidamente equipada com computadores de com acesso a rede Internet, projetor quadro branco, mesas, cadeiras, a ser exclusivamente requisitada pelos professores de outras disciplinas que não as de dinâmica “tecnológica”.
Considerando que a única sala de TIC existente na nossa escola é insuficiente, pois está quase exclusivamente ocupada com a lecionação da disciplina de TIC, impossibilitando que aulas de outras disciplinas possam decorrer num ambiente tecnológico acessível a todos os alunos, por exemplo, para a realização, sob a supervisão do(s) professor(es), de trabalhos de projeto e de pesquisa, com recurso as novas tecnologias, a nossa proposta veio no sentido de propor a construção de um espaço adequado.
Estando os alunos (bem como os professores) conscientes da importância do envolvimento e da motivação dos alunos, muitos deles nativos digitais, que dominam o funcionamento de equipamentos informáticos enquanto utilizadores de jogos e não para fins pedagógicos, será fundamental dotar a escola de espaços adequados e que concorram para o sucesso educativo.
No entanto, a participação do projeto na votação do OPE (tendo saído vencedora) e a posterior votação na Fase Escolas do projeto Assembleia Municipal Jovem levou-nos a repensar (e a integrar novas sugestões na proposta final.
Assim, e tendo em conta a necessidade de alargar o potencial dos equipamentos digitais e seus recursos, bem como na maximização da utilização das TIC, não apenas em contexto de sala de aula, mas também alargando a possibilidade das comunidades poderem beneficiar de equipamentos tecnológicos e digitais fomentando aprendizagens significativas não apenas para os alunos mas para todos os cidadão, com especial atenção aos mais idosos, decidimos alargar o projeto, transformando a “Sala de Aula do Futuro” num projeto de “sala de aula móvel”. Assim, a nossa proposta é a de adaptar um veículo (autocarro, camionete, comercial ligeiro, etc.) com um conjunto de equipamentos (router internet, acessos, quadro digital, projetor, mesas e cadeiras multifunções e adaptáveis, etc.) de forma a permitir que a “sala de aula do futuro” possa “acontecer” em qualquer lado: num Centro de Dia, num espaço comunitário, numa escola, na praia ou num parque…
A possibilidade de concretizarmos este projeto significa para nós, alunos, termos acesso a um modelo de sala de aula diferente, uma sala de aula mais voltada para o futuro, mais atrativa e inovadora e que certamente, conduzirá a um maior sucesso educativo. -
8. CASA - Centro de Apoio Social Altruísta
Equipa:
ImagiMAR
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica de Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
De modo a apoiar causas solidárias, o Projeto CASA (Centro de Apoio Social Altruísta) propõe o aproveitamento de infraestruturas, selecionadas nas freguesias do Concelho de Mafra, para a recolha de bens destinados a lactantes ou a jovens. Além disso, engloba a vertente de apoio à saúde mental (com psicólogos voluntários e / ou que sejam funcionários do município) nos diferentes centros.
Objetivos:
Devido à consequente descentralização dos serviços de recolha / distribuição de bens, os serviços propostos estariam mais acessíveis aos munícipes que deles desejassem usufruir. Neste sentido, é de realçar a possibilidade de parceria com o comércio local, aproveitando-se o cartão “MAIS” já existente. Adicionalmente, dar-se-ia o incremento dos postos de emprego e / ou voluntariado, graças à necessidade de envolvimento de funcionários e também de psicólogos nesta iniciativa. No âmbito do apoio à saúde mental, incluir-se-iam iniciativas de apoio, por exemplo, à maternidade jovem. Por fim, conquistar-se-ia o dinamismo e a sensibilização da população mafrense para a criação de uma caixa de sugestões (física e online). -
9. Viver Mafra
Equipa:
CSA APP TEAM
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Santo André
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
Criação de uma APP para divulgação de todo o tipo de eventos/atividades que estejam a decorrer no concelho (concertos, feiras, encontros, exposições.)
Objetivos:
- Promover o acesso à informação.
- Aumentar o envolvimento da comunidade na dinâmica do concelho.
- Incentivar a participação ao facilitar a consulta da informação.
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10. Espaços de Lazer para Jovens
Equipa:
Espaço de lazer na floresta
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena - Malveira
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
Reabilitação e transformação do antigo restaurante “O Cedro”, localizado na Mata Paroquial da Malveira, em articulação com a Junta de Freguesia da Malveira, convertendo-o num espaço de atividade estudantil e juvenil, que funcione como um espaço de encontro para jovens, organização de eventos e “workshops” dedicados à faixa etária juvenil e outras atividades que possam ser desenvolvidas neste espaço. Os espaços existentes na freguesia que permitiriam o uso para atividades juvenis e estudantis são inexistentes ou carecem de um horário mais alargado e exigem muita formalidade para a sua frequência. Este espaço funcionaria também como estrutura física de apoio a iniciativas cívicas a desenvolver pelos estudantes, como por exemplo uma “sala de estar”, um espaço para projeção de filmes, para a organização de debates, etc. A elaboração do projeto de requalificação do antigo restaurante poderá ser desenvolvida em parceria com os serviços de urbanismo do município e partilhada com o programa “Mafra Requalifica”, de forma obter ajuda na parte de obras, e depois poder também funcionar como “Espaço Go” para os jovens e estudantes da Malveira.
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11. Poupa Água
Equipa:
JCV (Jovens Com Voz)
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Secundária José Saramago - Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
Indubitavelmente a água é o recurso mais precioso da humanidade, não só porque as atividades agrícolas e industriais dependem, na sua generalidade, da disponibilidade de água para se desenvolverem, mas sobretudo porque a nossa sobrevivência, nós próprios, como organismo vivo, somos altamente dependentes desse recurso. Na exata medida em que a água é vital para a humanidade, torna-se óbvia a necessidade de a usar do modo mais adequado, ou seja, reduzindo o desperdício ao mínimo possível.
Objetivos:
Neste projeto, o foco são os edifícios públicos e de habitação, pelo que se apresentam algumas estratégias e soluções mais adequadas para reduzir o consumo de água potável neste tipo de edifícios. Das muitas medidas possíveis, a nossa proposta visa essencialmente 2 grupos fundamentais:- Alteração de hábitos de consumo/Sensibilização para boas práticas de consumo de água.
- Substituição de equipamentos por outros de maior eficiência hídrica.
A nossa proposta é baseada em estudos e observações empíricas que servem de base para a definição dos referenciais para os níveis de consumo que se verificam atualmente, consequentes das práticas atuais das populações e dos equipamentos atualmente instalados nas habitações. Existem muitos estudos caracterizadores do consumo doméstico de água em Portugal. Dos muitos indicadores (caracterização dos gastos com duches, autoclismos, torneiras, máquinas de lavar louça e/ou roupa e gastos com perdas) optamos por propor medidas, não no âmbito doméstico, propriamente dito, mas no âmbito das competências da Câmara Municipal de Mafra.
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12. Smart Exit
Equipa:
ESEE - Equipa de Segurança e Evacuação de Edifícios
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Técnica e Profissional de Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
O projeto SMART EXIT consiste no desenvolvimento de agentes inteligentes virtuais, que simulam o comportamento humano durante evacuação de um edifício, num cenário 3D. Desta forma, é possível analisar em tempo real, os pontos fracos e/ou de melhoria de qualquer estrutura, mesmo em fase de planeamento ou de edifícios já existentes. Numa primeira etapa os agentes dependem de uma planta 3D do edifício, posteriormente, através da tecnologia LIDAR, será possível aos mesmos, mapear qualquer lugar virtual ou físico, e agir de acordo com o ambiente onde este se encontra. Através da articulação destas tecnologias, é possível simular de forma realista o comportamento humano, com ou sem conhecimento prévio do local, introduzindo um nível típico de entropia existente nestas situações, podendo repetir o processo sempre que necessário e ajustar eventuais necessidades no edifício. Assim este projeto pretende ser uma ajuda relevante na verificação de planos de evacuação de emergência, reduzir custos e testar quaisquer melhorias ou alteração antes da implementação real.
Vídeos de apresentação de cada equipa: