O percurso que sugerimos desenvolve-se entre o Sobral da Abelheira e a povoação de Chanca (PR1), com possibilidade de realizar um percurso de menor extensão (8km), circundando apenas a localidade do Sobral da Abelheira (PR1.1).
Com início e fim junto ao moinho de vento recuperado, no centro do Sobral da Abelheira, o itinerário que desenhámos, entre montes e vales, leva-o num carrossel que lhe permite observar uma paisagem rural marcada por vales cultivados com produtos hortícolas, pomares, vinhedos e morangais, contrastando com os topos dos cabeços ocupados por manchas florestais onde predominam os pinhais e eucaliptais, mesclados pontualmente com carvalhos, sobreiros, carrascos e azevinhos.
Este território de pendor agrícola é famoso pela cultura do morango, celebrado com a realização da Festa do Morango, no final do mês de maio ou princípios de junho.
O percurso é maioritariamente realizado em caminhos de terra batida, havendo também a necessidade de realizar alguns segmentos em estrada e passeios públicos, pelo que nestes casos específicos deve circular com atenção redobrada.
Ficheiro GPX da Rota PR1-MFR para transferência aqui.
Ficheiro GPX da Rota PR1.1-MFR para transferência aqui.