A Vespa velutina nigrithorax (Vespa Asiática) é uma subespécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera). A Vespa Asiática, proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da India, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia, ocorre nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição.
A sua introdução involuntária na Europa ocorreu, em 2004, no território francês, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha, em 2010, em Portugal e Bélgica, em 2011, e em Itália, em finais de 2012.
Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:
- na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;
- para a saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo;
- para o ambiente - é uma espécie não indígena, predadora natural das abelhas e outros insetos, o que pode originar, a médio prazo, impactos significativos na biodiversidade, em particular nas espécies de vespas nativas e nas populações de outros insetos. Como efeitos colaterais da diminuição da entomofauna autóctone, levará à redução da polinização de espécies da vegetação natural ou cultivada.
Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa Crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).
A destruição dos ninhos deve ser feita com equipamento de proteção e seguindo as orientações constantes no Plano de Ação. Nunca usar armas de fogo (e.g. armas de caça), mesmo no caso de difícil acesso aos ninhos, pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui para a dispersão e disseminação da vespa asiática por constituição de novos ninhos. Na ausência ou perda da rainha, esta espécie tem a capacidade de as obreiras se transformarem em fêmeas fundadoras e construírem novos ninhos.
Se optar por colocar armadilhas, estas deverão ser seletivas, evitando prejuízos para as restantes espécies.
Descubra mais informação aqui.
Consulte ainda:
Folheto informativo_Vespa Asiática
Vespa velutina (vespa asiática)
Plano de ação para vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal