Complexo Cultural Quinta da Raposa
-
Início
-
Serviços
-
Cultura
-
Rede de instalações culturais
- Complexo Cultural Quinta da Raposa
Situada na antiga corredoura medieval (zona ampla exterior às muralhas, para onde a então pequena vila de Mafra primeiro se desenvolveu), a Quinta da Raposa deve o seu nome a José Joaquim Raposo, homem que foi agraciado com privilégios por D. Maria I e que aqui construiu a sua residência. O solar foi residência do arqueólogo Estácio da Veiga entre 1867 e 1875, altura em que efetuou diversas investigações na região, que deram origem ao primeiro estudo arqueológico do concelho, intitulado Antiguidades de Mafra.
A quinta tem uma história complexa e multifacetada. Foi comprada pelo Barão do Resgate ainda no século XIX e depois transformou-se em Viveiro Nacional de Mafra, na época do combate à filoxera. Sucederam-se os arrendatários até 1954, ano em que o conjunto foi adquirido e transformado em Seminário de S. Vicente de Paulo. As construções efetuadas por aquela congregação religiosa dotaram o equipamento das estruturas que hoje conhecemos, incluindo uma capela edificada em 1965.
Finda a ocupação religiosa, o edifício foi adaptado a Escola Preparatória e Secundária de Mafra, que funcionou até 1990, data em que foi adquirido pela Câmara Municipal de Mafra.
Na atualidade, este espaço multifuncional alberga os serviços cedidos a entidades exteriores: CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, USEMA – Universidade Sénior de Mafra e Conservatório de Música de Mafra. Integra, ainda, a Casa da Música Francisco Alves Gato, auditório que recebe variados espetáculos musicais.
Localização
Largo Coronel Brito Gorjão,
2640-465 Mafra
Coordenadas GPS: 38º56'13.19"N / 9º20'07.82"W