Doçaria Regional Contemporânea
A tradição gastronómica do concelho encontra na doçaria uma das suas principais expressões. Atualmente são muitas as reputadas pastelarias na área concelhia que continuam a oferecer ao visitante especialidades próprias, da sua criação, com destaque para Mafra, mas também para a Ericeira, a Malveira e até o Sobreiro.
Muitas dessas especialidades têm como denominador comum serem pequenos pastéis, em massa fina, com recheio, embrulhadas em papel de seda ou vegetal, vendidas individualmente ou em caixas de seis, cuja influência tem por base na sua confeção o feijão e, ou, a amêndoa.
Nos dias de hoje, elencam-se, entre outras, as seguintes pastelarias e respetivas especialidades: Doce Camélia (Mafra) - camélias; Pólo Norte (Mafra) - pinguins; Carrilhão (Mafra) - sinos; Castelão Sabores (Mafra) - castelinhos; Fradinho (Mafra) - fradinhos; Sempre Quente (Mafra) - amélias; Basílica (Mafra) - basílicos; Casa Gama e Casa da Fernanda (Ericeira) - ouriços; 7 Momentos (Sobreiro) - cantarinhas.
De referir que nestas e noutras pastelarias já se confecionam outro tipo de bolos correntes, deliciosos e famosos pela sua qualidade, tais como queques e areias (Ericeira), bolas de Berlim, pastéis de nata, parras, entre outros, que muitos estabelecimentos famigerados oferecem aos seus clientes e entre os quais se contam já alguns prémios e distinções de nível nacional pela excelência da confeção.