PMAAC-AML
PMAAC-AML: Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa
A Área Metropolitana de Lisboa, entre 2018 e 2020, promoveu a elaboração do PMAAC-AML. Este plano testemunha a importância da ação climática metropolitana na construção de um futuro mais sustentável e contempla três grandes objetivos: a promoção do conhecimento técnico-científico e a sua aplicação ao território metropolitano, a capacitação institucional e das comunidades territoriais, e a adoção de uma cultura transversal de adaptação.
O PMAAC-AML foi apresentado publicamente em dezembro de 2019 e contribuiu de forma relevante para a generalização de uma cultura de governança climática na AML. O Plano revela a importância e envolvimento de todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa na conceção e aplicação dos princípios de ação e governança, para reduzir a vulnerabilidade e adaptar a área metropolitana de Lisboa às alterações climáticas.
Entre os seus resultados, destacam-se:
- O Compromisso para a Adaptação às Alterações Climáticas, assinado a 6 de Dezembro de 2019 pelos presidentes das 18 Câmaras Municipais, no qual os autarcas assumem a urgência de adaptar a AML às alterações climáticas, reduzindo as suas vulnerabilidades e a exposição das suas comunidades aos riscos, atuando de forma continuada e concertada a nível local e intermunicipal na concretização dos objetivos do PMAAC-AML, ao mesmo tempo que afirmam a corresponsabilização da Administração Central como proveitosa no reforço deste compromisso.
- A elaboração da Agenda Metropolitana de Adaptação, também intitulada “Opções de Adaptação”, que estabelece 13 objetivos estratégicos e 73 medidas de adaptação para proteção contra os 4 riscos climáticos prioritários para a AML: temperaturas elevadas; secas; inundações e cheias e subida do nível das águas do mar.
O PMAAC-AML no dia 27 de julho de 2021 venceu a terceira edição dos Mediterranean Climate Change Adaptation Awards, na categoria "Conceção, implementação e monitorização de políticas públicas".
O Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, da Área Metropolitana de Lisboa (PMAAC-AML), foi distinguido entre cerca de 50 outros projetos, de 16 países, que concorreram à terceira edição dos Mediterranean Climate Change Adaptation Awards.
O prémio, atribuído este ano à Área Metropolitana de Lisboa, foi concebido para promover e recompensar ações meritórias de adaptação às alterações climáticas e encorajar todos os stakeholders no Mediterrâneo a adotarem as melhores práticas neste domínio.
Consulte o Compromisso para a Adaptação às Alterações Climáticas (documento em anexo: Declaracao_Compromisso_20201206)
Apresentação pública do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas (documento em anexo: Conferencia_Final)
Veja o vídeo de apresentação do Plano: https://youtu.be/-odprdqOa_Y
Veja o vídeo sobre o nosso Município: https://www.youtube.com/watch?v=WYKpvCGalAU&t