Sismos e Tsunamis
O que são?
A crosta da Terra não é contínua. É, sim, formada pelas placas tectónicas, que são como uma espécie de puzzle gigante.
As placas tectónicas não estão “paradas” e vão-se mexendo e tocando umas nas outras. Estes movimentos contínuos fazem com que se acumule muita energia no interior da terra. Quando essa energia é libertada, sentimos o chão a tremer. Aconteceu, então, um tremor de terra, sismo ou terramoto! São três nomes para o mesmo fenómeno.
E quando o chão treme, tudo treme! As nossas casas, a nossa escola... E esses tremores de terra fazem com que tudo se mexa, ou mesmo caia: quadros, espelhos, candeeiros, coisas que tenhamos em estantes.
Quando existe um tremor de terra, podemos sentir somente um abalo ou podemos sentir vários. Os abalos que acontecem após o primeiro tremor, são chamados réplicas. As réplicas podem durar mais ou menos tempo que o primeiro abalo e poderão igualmente ser mais fortes ou mais fracas.
Podemos prever um sismo?
Ao contrário do que acontece com a meteorologia (estado do tempo), não podemos prever sismos, pois os sismos são repentinos. Por isso, não é possível saber quando vão acontecer, em que local ou se vão ser fracos ou intensos.
Como se medem os sismos?
Há duas escalas que medem os sismos: a de Mercalli e a de Richter.
A Escala de Richter mede a magnitude do sismo, ou seja, a quantidade de energia que é libertada do interior da Terra. A magnitude do sismo é medida por um instrumento chamado sismógrafo.
Esta escala tem 9 graus, sendo que o 9 é o mais severo. De um grau para o seguinte (do grau 1 para o grau 2, do grau 2 para o grau 3 e assim sucessivamente) há um aumento de energia cerca de trinta vezes superior (a energia libertada no grau 2 é trinta vezes superior à libertada no grau 1, e assim por diante).
Já a Escala de Mercalli Modificada mede a intensidade do sismo, ou seja, mede os efeitos que o sismo provocou à superfície da Terra. Esta escala tem 12 graus (expressos em numeração romana), sendo que o grau I é o que tem menos efeitos sentidos e o grau XII implica destruição total.
Há sismos em Mafra?
Sim, já ocorram sismos que foram sentidos no nosso concelho!
O grande sismo de Lisboa de 1755 foi, também, sentido em Mafra, muito embora o seu epicentro (ponto à superfície da Terra que está exatamente acima do foco, ou hipocentro do sismo) tenha sido no mar. Há relatos históricos que atestam que o sismo foi sentido pela população de Mafra.
O que é um tsunami, ou onda gigante?
Um tsunami é uma onda gigante, ou série de ondas gigantes, que é provocada pela ocorrência de um sismo no mar. Estas ondas não são superficiais, tal como as que conhecemos quando há tempestades ou ventos muito fortes. Estas ondas arrastam uma grande quantidade de massa de água e, por isso, são tão violentas.
Os tsunamis podem atingir grandes dimensões (até cerca de 10 metros de altura junto à costa) e percorrer centenas de quilómetros. Quando atingem a costa, estas ondas podem ter um grande poder de destruição, porque têm muito mais “força” que as ondas que habitualmente existem, especialmente se as áreas de costa estiverem a poucos metros acima do nível médio das águas do mar.
Conforme referimos, os sismos não se podem prever. Contudo, é possível prever a ocorrência de um tsunami, que pode variar entre alguns minutos a uma hora após a ocorrência do sismo. É, então, possível avisar as populações da possibilidade de ocorrência de um tsunami.
Um dos sinais de alerta de que haverá um tsunami é o de que o mar recua imenso e de forma inesperada. Assim, se vires que a água do oceano se afasta rapidamente, expondo o fundo do mar, é um sinal de que uma onda gigante se está a aproximar!
Podem haver Tsunamis na Ericeira?
Sim, podem. Há vestígios naturais da passagem do tsumani de 1755 pela Ericeira.
No entanto, o litoral do nosso concelho é escarpado e tem alguma altitude, o que dificultará que as ondas galguem a costa.
Fontes:
Figura 1 - Retirado de: http://penningtongeologyproject.weebly.com/uploads/1/7/5/1/17518805/2673699_orig.jpgFigura 2 - Retirado de: http://www.prof2000.pt/users/esf_cnat/map_tect_plac_vulcoes_mund_3.gifFigura 3 - http://media.mandolini.bedita.net/02_sc_6a7a27c2d6439e55bb16655503eec187/02_sch_sismografo_279x_1e0c9c7b33b62c46d051ac18b2229de3.jpgFigura 4 (adaptado de ) - https://www.resumoescolar.com.br/wp-content/imagens/escalar.jpgFigura 5 - http://www.netxplica.com/figuras_netxplica/exanac/escala.mercalli.modificada.1.png