Olhares de Sal
A exposição "Olhares de Sal", aborda a temática da pesca, das tradições e toda a sua envolvência, indissociável da identidade jagoza, que acompanha a história da vila e das suas gentes. Os habitantes da Ericeira, herdaram dos nossos navegadores e mareantes o gosto pela atividade marítima, fazendo o mar parte integrante das suas vivências.
Deve-se ao porto da Ericeira o seu desenvolvimento, noutros tempos habitada quase só por gente do mar, tendo formado durante muitos séculos um grupo étnico-geográfico denominado jagoz, diferenciado dos restantes habitantes da Região Saloia.
O mar foi desde sempre a fonte vital da Ericeira, o elemento essencial da luz, da cor, das crenças e tradições locais, pretendendo-se com esta exposição homenagear os homens e mulheres que têm dedicado a sua vida ao mar. As embarcações e os seus apetrechos, as artes de pesca, a confeção das redes, a apanha e venda do pescado e a lota, que fazem parte da faina do mar e do quotidiano dos pescadores, são os temas que vemos espelhados nesta exposição.
-
a) Nana -
b) -
c) Pescador (o “Rita”) a lavar uma raia no ... -
d) Um barco Mágico -
e) Rosto da Faina -
f) A arte da pesca continua com o cuidar das ... -
g) Barcos de Pesca -
h) Persistência -
i) Alma de mar -
j) Últimas caixas da lota -
k) Caneja de Infundice -
m) O Encantador de Gaivotas -
o) Embarcações em Terra -
p) A Alma da Ericeira
