2023/2024
A 5.ª edição da Assembleia Municipal Jovem envolveu alunos, professores e direções dos estabelecimentos de ensino do Concelho de Mafra.
No dia 10 de maio de 2024, realizou-se a sessão da “Assembleia Municipal Jovem 2023/ 2024 – Básico e Secundário”, em modelo presencial, no Salão Nobre do Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão) de Mafra.
Nesta sessão, foram apresentadas no total 13 propostas, sete do ensino básico e seis do ensino secundário, contando com a participação aproximada de 90 jovens.
O tema-base para o ano letivo 2023/2024 foi o mesmo de ano transatos: "Mafra - o que queremos para o nosso Concelho".
Após votação, as propostas de recomendação mais votadas foram:
- Ensino Básico: "O Sonho", da Escola Básica de Mafra
- Ensino Secundário: "Juntos por um Propósito", do Colégio Santo André
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1. Animal Bottles
Equipa: MIraMafra
Estabelecimento de Ensino e Educação: Colégio Miramar
Nível de Ensino: Básico
Fundamento:
O projeto “Animal Bottles” frisa as nossas preocupações ambientais e com o bem-estar animal. Pretendemos promover a reciclagem e beneficiar o ecossistema, através da utilização de uma energia ecossustentável. Para isso, gostaríamos de fazer a instalação de várias máquinas que permitam a colocação de garrafas de plástico em troca de ração para cães ou gatos. Com este projeto, pretendemos ajudar, também, os animais que não têm casa nem refeição.
Com este projeto, são cinco os ODS que podemos desenvolver/ trabalhar no concelho. Esses ODS são: 7 (energias renováveis), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (produção e consumo sustentáveis), 15 (proteger a vida terrestre), 17 (parcerias para a implementação de objetivos).
Assista ao vídeo de apresentação:
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2. Biólogos do Futuro
Equipa: Biólogos do Futuro
Estabelecimento de Ensino e Educação: Colégio Santo André
Nível de Ensino: Básico
Fundamento:
Realizar um levantamento de flora revela-se de extrema importância para compreender e conservar a rica diversidade vegetal que caracteriza o nosso Concelho de Mafra. Esta prática assume um papel crucial na conservação da biodiversidade e na promoção de ações sustentáveis.
Ao efetuarmos um levantamento de flora, conseguimos identificar as diferentes espécies vegetais presentes numa determinada região, permitindo-nos obter um retrato detalhado da sua ecologia. Este conhecimento não apenas enriquece a nossa compreensão do ecossistema local, mas também fornece informações valiosas para a conservação de espécies em risco e a preservação de habitats naturais. Além disso, o levantamento de flora é fundamental para a implementação de estratégias de gestão ambiental e ordenamento do território. Com base nos dados recolhidos, é possível desenvolver políticas de proteção ambiental, promovendo a sustentabilidade e prevenindo a degradação de ecossistemas cruciais para o equilíbrio ecológico.
No contexto das alterações climáticas, a compreensão da flora torna-se ainda mais vital. As plantas desempenham um papel crucial na regulação do clima, na manutenção do solo e na promoção da qualidade do ar. Consequentemente, um levantamento de flora adequado possibilita a avaliação dos impactos das mudanças climáticas na vegetação, permitindo-nos adotar medidas proativas para mitigar esses efeitos.
No cenário encantador do Concelho de Mafra, onde a história se entrelaça com a beleza natural, propomos a realização de um projeto escolar que não apenas promoverá a educação ambiental, mas também contribuirá significativamente para a preservação da riqueza botânica local. Este projeto, intitulado "Biólogos do Futuro”, é uma iniciativa que visa envolver ativamente os alunos na investigação e documentação das espécies vegetais que compõem o nosso ecossistema único.
Pretende-se, assim, criar um valioso documento oficial, destinado ao Concelho de Mafra. Este documento não apenas consolidará os esforços coletivos dos estudantes, mas também fornecerá dados essenciais para promover políticas de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável no nosso concelho.
Ao embarcar nessa jornada de descoberta botânica, os alunos não apenas expandirão os seus conhecimentos académicos, mas também desenvolverão um profundo senso de responsabilidade ambiental. Este projeto não é apenas uma oportunidade para a aplicação prática do conhecimento adquirido na sala de aula, mas também uma contribuição tangível para a construção de um futuro mais sustentável e consciente em Mafra.
Ao documentarmos a flora local, abrimos portas para a compreensão mais aprofundada da ecologia única que caracteriza a região. Através deste projeto, esperamos despertar o interesse pela conservação da biodiversidade, fomentando uma conexão mais estreita entre a comunidade e o ambiente que a rodeia. Este é um convite à participação ativa, à descoberta de novos horizontes e à construção conjunta de um legado de preservação ambiental para as gerações futuras em Mafra.
Assista ao vídeo de apresentação:
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3. AdmirArte em Mafra
Equipa: AdmirArte
Estabelecimento de Ensino e Educação: Colégio Verde Água – Ensino Básico e Academias
Nível de Ensino: Básico
Fundamento:
Propomos este projeto inovador para a área onde foi detetado um défice de programação cultural – o público escolar dos ensinos básico e secundário. Trata-se de uma mostra/ apresentação de trabalhos de palco/ espetáculos produzidos nas escolas do nosso concelho, que proporcionará momentos de exposição pública em vários espaços culturais locais, ao invés das convencionais apresentações em ambientes escolares, potenciando a divulgação da produção artística existente nos meios educativos. A participação no AdmirArte em Mafra estaria reservada às escolas do Concelho de Mafra, para alunos inscritos do 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário e/ou profissional, que tenham a disciplina de Teatro inserida no currículo ou como oferta de escola, em atividade extracurricular como um Clube ou uma Academia. Propomos que este projeto seja acolhido, também, como uma oportunidade para os alunos atuarem nos Auditórios e Casas de Cultura do Concelho de Mafra e terem acesso a todo o processo de produção que envolve a criação de um espetáculo, desde a sua conceção até ao momento da apresentação final, em especial, no contacto com o público. Por último, propomos que a receita da bilheteira desta mostra de teatro escolar, seja ela em numerário ou em géneros, reverta para associações de solidariedade do concelho.
Objetivos:
- promover a Educação Artística no meio escolar do concelho;
- valorizar a aprendizagem e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais através da Arte;
- captar e educar novos públicos para as artes de palco;- promover a reflexão sobre o processo criativo e percurso pedagógico dos grupos envolvidos;
- desenvolver competências técnicas e artísticas;
- desenvolver competências na população escolar como liderança, espírito de equipa, cooperação, relações interpessoais, autoconfiança, respeito pelo outro, responsabilidade, entreajuda, resiliência, comunicação, adaptabilidade, iniciativa, pensamento crítico, criatividade, talento e dinamismo;
- sensibilizar a população para a solidariedade;
- contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.ODS: 4 - Educação de Qualidade; 10 - Reduzir as Desigualdades
Assista ao vídeo de apresentação:
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4. SOMBRAS4MAFRA
Equipa: SOMBRAS4MAFRA
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica da Venda do Pinheiro
Nível de Ensino: Básico
Fundamento:
O clima mediterrâneo do nosso país oferece temperaturas amenas e longos períodos de maravilhoso sol e calor, que convidam à vida no exterior. É cada vez mais comum o aproveitamento e desfrute de espaços, como os parques urbanos, que existem e se têm multiplicado um pouco por todo o lado, mas particularmente no Concelho de Mafra, onde residimos, em que se nota a preocupação crescente da autarquia de proporcionar aos seus habitantes espaços verdes com áreas de descanso e lazer, com um interessante enquadramento natural e abrigo da biodiversidade. E se somos apreciadores destes espaços! Que bom seria se pudéssemos passar cada vez mais tempo nestes pedacinhos de natureza!
Como potenciar, então, maior usufruto dos parques urbanos? O nosso projeto “Sombras4Mafra” propõe a implementação de pérgulas de madeira com toldos nos parques municipais, de modo a que os utilizadores destes espaços possam beneficiar deles durante todo o ano e a qualquer hora. Efetivamente, os belíssimos parques disponíveis no Concelho de Mafra oferecem uma grande diversidade de possibilidades de ocupação, mas, ou porque as árvores ainda não cresceram o suficiente ou porque as suas copas são restritas, não oferecem as sombras necessárias para que as famílias, os amigos ou utilizadores individuais possam igualmente conversar ao ar livre, fazer um piquenique, ler um livro, tricotar uma camisola, jogar cartas ou simplesmente deitar-se e descansar.
O projeto tem como objetivos gerais promover a vida ao ar livre, no seio da natureza, potenciar o convívio, rentabilizar as infraestruturas existentes no concelho, contribuindo, assim, para o bem-estar físico e mental do indivíduo e para um estilo de vida saudável. Na perspetiva da equipa que o pensou, o objetivo será potenciar a participação cívica dos jovens na resolução de problemas, cujo impacto se traduza no incremento do bem-estar social e comunitário, numa perspetiva solidária e humanitária.
Não é raro, nos dias de calor de verão, verificar que há um longo período em que os parques estão vazios, porque o sol tórrido e a falta de sombras não permitem permanecer no parque. Assim, a implementação de pérgulas com toldos seriam uma solução rápida e eficaz, até porque permitiria também a pessoas com determinadas doenças que não se compadecem com o sol (lúpus, porfiria variegata, entre outras) desfrutar deste espaço como qualquer outra pessoa, tornando-o mais inclusivo. Os mais idosos, ficariam gratos, também, por esta iniciativa.
A proposta é a construção de estruturas de madeira tratada com ripados cobertos com toldos que proporcionem sombras. Sendo a madeira um elemento natural, estaria em consonância com a estética natural dominante na maior parte dos parques, sendo que alguns, como o Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro, possui estruturas de apoio em madeira também.
A madeira é uma alternativa ecologicamente responsável que permite construções tão sólidas e duradouras como outros materiais menos sustentáveis, aliando resistência, estética e conforto.
Além disso, as pérgulas podem ser ornamentadas com plantas e árvores de fruto (propensas a crescer em ramadas), que promovem o seu enquadramento na natureza.
Desta forma, o nosso projeto teria como objetivos principais:
- Fomentar hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a atividades ao ar livre;
- Reduzir o impacto das radiações solares (a utilização de pérgulas cobertas ajuda evitar o sobreaquecimento e a redução da temperatura interna);
- Permitir momentos de lazer/ convívio/ descanso em qualquer momento do dia;
- Promover a inclusão, dando a possibilidade de permanência no parque a pessoas com intolerância ao sol;
- Rentabilizar as infraestruturas do concelho, potenciando a utilização dos parques urbanos existentes;
- Promover o relacionamento interpessoal;
- Melhorar a saúde física e mental da população.Assista ao vídeo de apresentação:
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5. O SONHO
Equipa: O SONHO
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica de Mafra
Nível de Ensino: Básico
Fundamento:
O projeto visa a implementação de Desporto Adaptado nos vários espaços desportivos da responsabilidade da Câmara Municipal de Mafra, nas modalidades onde se a procura justifique a oferta.
Objetivos do projeto:
- Contribuir para uma sociedade inclusiva;
- Permitir o desenvolvimento de competências desportivas e sociais à população com algum grau de incapacidade;
- Integrar os futuros participantes nas competições regionais ou nacionais que se realizem.O projeto desenvolver-se-á em função do número de interessados e nas modalidades com um número de inscritos que permitam participar em competições.
Assista ao vídeo de apresentação:
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6. Água para Todos
Equipa: Os Guardiões
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica e Secundária António Bento Franco – Ericeira
Nível de Ensino: Básico
Fundamento:
Disponibilizar, de forma acessível e conveniente, água potável a todas as pessoas e animais. Garantir que as pessoas tenham acesso à água sempre que necessário, principalmente, quando praticam atividades ao ar livre.
Objetivos do projeto:
- Promover a saúde: é essencial para a saúde o consumo de água.
- Reduzir o desperdício de plástico: reutilização de garrafas de água podendo enchê-las várias vezes.
- Minimizar custos: Evita o gasto na compra de garrafas de água.
- Inclusão: os bebedouros serem acessíveis a todos, como por exemplo pessoas com mobilidade reduzida, crianças, animais, etc.Assista ao vídeo de apresentação:
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7. Veterinário D’Aldeia
Equipa: Veterinário D'Aldeia
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena – Malveira
Nível de Ensino: Básico
Fundamento:
Este projeto visa ajudar pessoas que não conseguem prestar cuidados primários aos animais de estimação. Para isso, um veterinário contratado pela Câmara Municipal deslocar-se-ia periodicamente (a definir posteriormente) às várias aldeias do Concelho de Mafra de modo a vacinar e desparasitar os vários animais de estimação.
Assista ao vídeo de apresentação:
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8. Mafra é Inclusiva
Equipa: Visum Mare
Estabelecimento de Ensino e Educação: Colégio Miramar
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento:
O projeto “Mafra é Inclusiva” tem como objetivo principal tornar o Concelho de Mafra um espaço mais inclusivo. Tal como sabemos, as pessoas com limitações de mobilidade enfrentam várias adversidades no seu quotidiano, tornando algumas funções que, para a maioria, são simples, num verdadeiro pesadelo.
Como tal, o nosso projeto baseia-se exatamente nisso: tornar o dia a dia destas pessoas o mais fácil possível, propondo-se a instalação de semáforos em várias zonas do concelho, equipando-os com avisos sonoros (exclusivamente nos semáforos de passadeiras).
Assista ao vídeo de apresentação:
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9. Juntos por um Propósito
Equipa: A Geração do Voluntariado
Estabelecimento de Ensino e Educação: Colégio Santo André
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento:
O nosso projeto “Juntos por um Propósito” consiste na criação de uma feira de voluntariado, de modo a incentivar os jovens do concelho a praticarem trabalhos comunitários.
Uma vez que, cada vez mais, os jovens enfrentam desafios ao selecionar a sua profissão futura, a realização desta feira proporciona a oportunidade de adquirir experiências em diversas áreas. Surgiu a ideia da criação de uma feira destinada a compilar todas as associações do concelho que promovam voluntariado, para informar os cidadãos desta prática e incentivar os jovens a ajudar e encetar mais iniciativas.
Assista ao vídeo de apresentação:
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10. Acesso e parques infantis para as escolas primárias
Equipa: Acessos e Atividade Física
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena – Malveira
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento:
“Melhoramento das vias de acesso e dos parques infantis nas escolas primárias do Concelho de Mafra.”
Queremos melhorar os passeios e implementar mais passadeiras, para ser mais acessível àqueles que têm mobilidade reduzida, e implantar parques infantis nas escolas primárias, pois consideramos este tipo de atividade seriamente importante para o desenvolvimento e bem-estar das crianças.
Assista ao vídeo de apresentação:
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11. Segurança Rodoviária
Equipa: PEÕES SEM MEDO
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Secundária José Saramago – Mafra
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento:
O nosso projeto consiste em abordar uma questão de elevada magnitude no nosso concelho: a segurança rodoviária.
Frequentemente, ao longo do nosso dia, nós, adolescentes, que andamos maioritariamente a pé, passamos por alguns constrangimentos nas estradas, como por exemplo: as travagens bruscas feitas pelos condutores (que podem causar um acidente maior) ou, às vezes, a falta das mesmas. Estes problemas afetam-nos no nosso dia a dia, afetam a nossa segurança. A proposta que temos a apresentar é uma melhoria da segurança rodoviária, pois queremos garantir que os peões se sintam seguros na rua, bem como garantir que toda a gente terá acesso, sem grandes dificuldades, às zonas pedonais. Para a realização deste projeto pretendemos: adicionar, em algumas passadeiras, tanto medidas de acalmia de tráfego (lombas redutoras de velocidade) como sinalética visual mais atrativa (refletores de estrada), uma melhor iluminação nas passadeiras e, por fim, tornar todas estas zonas acessíveis, tanto para pessoas com condicionamentos físicos, como para pessoas com deficiências visuais (colocando rebaixamentos na junção com o passeio, passadeiras táteis,...).
Assista ao vídeo de apresentação:
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12. Pista de Pump Track
Equipa: Pump in Motion
Estabelecimento de Ensino e Educação: ETPM – Escola Técnica e Profissional de Mafra
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento:
O que é? É um circuito de lombas inspirado nas antigas pistas em terra batida para bicicletas de BMX dos meados dos anos 60 do século XX, nos EUA. Tendo como base a propulsão dinâmica com o corpo e a bicicleta, o atleta movimenta-se progressivamente ao longo da pista, sem a necessidade de pedalar.
Como começou? As pistas de pump track têm suas origens nas pistas de BMX e de motocross. Elas começaram a surgir na década de 1970, quando os pilotos de BMX começaram a criar trilhas improvisadas em terrenos acidentados, usando técnicas de "pumping" para ganhar velocidade em vez de pedalar. Com o tempo, essas trilhas evoluíram para as modernas pistas de pump track, que são projetadas especificamente para bicicletas e outras formas de transporte sem motor, como patins e skate. Essas pistas se tornaram populares em comunidades ao redor do mundo, como uma forma divertida de praticar habilidades de equilíbrio, controle e agilidade. Nos últimos anos, o interesse por pistas de pump track cresceu significativamente, levando ao desenvolvimento de projetos mais elaborados e à inclusão dessas pistas em parques públicos e instalações esportivas.
As suas regras:
- Respeite a vez dos outros: se a pista estiver movimentada, espere sua vez e evite pedalar lado a lado com outros ciclistas;
- Use equipamentos de segurança: sempre use capacete, joelheiras, cotoveleiras e outros equipamentos de proteção adequados;
- Mantenha a pista limpa: não deixe lixo ou objetos que possam causar acidentes na pista;
- Respeite as regras de trânsito: se a pista estiver localizada em um espaço público, respeite as regras de trânsito e priorize a segurança de pedestres e outros usuários;
- Cuide da pista: evite danificar a pista ou os seus obstáculos. Se notar algum problema, informe às autoridades responsáveis.A técnica de pumping: O termo "pumping" se refere a uma técnica usada pelos ciclistas para gerar velocidade extra sem a necessidade de pedalar. Consiste em fazer movimentos rítmicos de compressão e expansão nas pernas e nos braços.
Localização: Pretendemos que a melhor localização seja no Parque Desportivo de Mafra, pois tem o intermodal perto da Escola Secundária José Saramago, onde abrange mais gente, pois muitos dos autocarros vêm de Lisboa e Ericeira, podendo, assim, abranger pessoas de diferentes sítios.
Benefícios sociais:
1. Novas amizades - pois junta pessoas que adoram o mesmo desporto, junta pessoas de comunidades e estatutos sociais diferentes;
2. Convívio - o convívio trará novas experiências e ensinamentos entre pessoas, além disso cria novas amizades;
3. Menos sedentarismo - neste tipo de pistas tem uma grande variedade de polidesportivos, logo abrange mais tipos de pessoas, tanto como patins, skates, bicicletas, etc.;
4. Mais atividade física - com a vantagem de ter vários tipos de desportos, vai haver uma utilização maior tanto da pista como do parque em si;
5. A pista pode ser utilizada por: bicicletas, patins, trotinetes, skateboard, longboard, etc., ao contrário do skatepark, que só são permitidos skates e bicicletas;
6. Atrair pessoas de diferentes locais;
7. Novos eventos - como corridas e eventos que tenham a ver com o desporto;
8. União com o skatepark;
9. E é mais segura que o skatepark - pois não existem saltos cegos e, visto de cima, dá para ver quem circula. As velocidades que se atingem são menores do que se atingem nas rampas do skatepark;
10. Disputas amigáveis entre colegas - competições amigáveis entre amigos e pessoas do mesmo desporto, como por exemplo: quem faz o melhor tempo.Benefícios monetários: Ao organizar eventos e corridas, e com a hipótese de colocar esta pista no campeonato da Red Bull de pump, vai trazer turismo e fãs do desporto; dessa forma, vai ajudar os negócios locais, que podem patrocinar e, no caso de cafés e bares, podem fazer as suas vendas nos dias de corridas e eventos. Existe, também, a possibilidade de lojas, bares e cafés mafarricos poderem patrocinar e demonstrar (como por exemplo, um stand) mostrando os seus produtos.
Com isto, o intuito não é só desfrutar da pista sem qualquer retorno para Mafra, mas sim uma forma de ajudarmos o nosso concelho a crescer e a dispor de uma boa energia, para quem quiser desfrutar deste desporto, tornando Mafra um concelho mais saudável e que apoia o desporto.
Orçamento: Existem algumas pistas de norte a sul do país. O melhor exemplo que temos é a pista do Parque das Nações, que faz parte do campeonato de pump track organizado pela Red Bull. Esta pista conta com 300 metros e, ainda, com uma pista kids, que no total custou 50 mil euros, feita pela empresa Velosulotions. O objetivo é criar uma pista normal, sem a pista kids, com a verba de 20 mil euros, o que, vendo e pesquisando bem, parece ser possível.
Ideias de promoção do projeto: Para promover o projeto, temos a possibilidade de trazer um piloto conceituado, podendo, também, criar páginas nas redes sociais para promover a abertura, espalhar cartazes pelo concelho e, também, podendo trazer um grupo famoso de manobras de bicicleta (wheelie Gads) para fazerem a abertura da pista, demonstrando manobras e as suas bicicletas, pois são ótimos no seu marketing, porque têm cerca de 9 mil seguidores de norte a sul do país. Podemos, também, pensar numa corrida de abertura, com inscrições gratuitas, para o projeto ter a maior visibilidade possível, pois, ao ser gratuito, traz mais pessoas e, com elas, trazem os seus amigos, pois o melhor tipo de marketing é o de boca em boca.
Conclusão: Concluímos, assim, que este projeto será uma mais valia para este concelho, não só na vertente do lazer como economicamente, pois permite, também, algum retorno com o investimento feito e, o mais importante, realçar que é um projeto que permitirá os jovens do concelho e não só, assistir e participar numa atividade desafiadora.
Assista ao vídeo de apresentação:
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13. Tradicional Feira do Gado
Equipa: Tradições Vivas
Estabelecimento de Ensino e Educação: Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal
Nível de Ensino: Secundário
Fundamento:
A nossa área de estudo e de interesse, Agropecuária, levou-nos a analisar a atual Feira da Malveira, a recordar o passado e lamentar a perda da tradição de comercialização de gado vivo de grande porte.
Antigamente, era realizada a Feira de Gado, localizada na Malveira de Cima. A nossa proposta será trazê-la para o espaço ainda existente e, também, atualmente utilizado por alguns feirantes. Pretendemos fazer coexistir no mesmo espaço (antigo recinto da Feira de Gado) três atividades já existentes – a comercialização de produtos hortofrutícolas, de plantas/ árvores e de animais de pequeno porte – com uma quarta atividade: a antiga comercialização de animais de grande porte.
Objetivos:
- Reavivar a tradição;
- Desenvolver a economia local;
- Dinamizar o concelho;
- Reaproveitar e potenciar espaços já existentes;
- Incentivar a produção nacional;
- Valorizar os animais e o trabalho dos produtores.Outras informações pertinentes:
- Segundo as nossas pesquisas, os primeiros dias da Feira da Malveira, uma das mais antigas do país, remontam a finais do séc. XVIII;
- A Feira de Gado, suspensa em janeiro de 2019, era realizada às quintas feiras e nós pretendemos manter o mesmo dia da semana.Assista ao vídeo de apresentação: