2020/2021
A 2.ª edição da Assembleia Municipal Jovem envolveu alunos, professores e direções dos estabelecimentos de ensino do Concelho de Mafra.
No dia 15 de junho de 2021, realizou-se a sessão da “Assembleia Municipal Jovem 2020/ 2021 – Básico e Secundário”, em modelo presencial, na sala de reuniões do Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão).
Nesta sessão foram apresentadas no total 10 propostas, seis do ensino básico e quatro do ensino secundário, contando com a participação aproximada de 70 jovens.
O tema-base para o ano letivo 2020/2021 foi "Mafra - o que queremos para o nosso Concelho".
Após votação, as propostas de recomendação mais votadas foram:
- Ensino Básico:
- Projeto Elims da Escola Básica de Mafra;
- Projeto Mafra' a Ler da Escola Básica da Venda do Pinheiro
- Ensino Secundário
- Projeto Ponto Seguro do Colégio Santo André.
Para mais informações, podes enviar um e-mail para assembleiamunicipaljovem@cm-mafra.pt ou ligar para o Espaço GO, através do 261 028 100.
Propostas de recomendação apresentadas:
-
01. ELIMS
Equipa:
ELIMS
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica de Mafra
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
Propomos a criação de um espaço ao ar livre direcionado aos jovens, onde se possam realizar atividades diversas como:
1. Prática de skate;
2. Troca informal de livros;
3. Street Art.
Acreditamos que este espaço integraria atividades/ praticantes muitas vezes semi marginais. Destinado a um público jovem, o nosso projeto é multidireccionado, procurando aglutinar atividades diversas num espaço único.
-
02. MAFR'A LER
Equipa:
Mafr'a ler
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica da Venda do Pinheiro
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
O Mafr'a ler propõe a entrega ao domicílio de livros, permitindo que os munícipes do concelho de Mafra acedam aos mesmos quando não têm disponibilidade/ condições para os requisitarem presencialmente. O projeto tem como objetivos gerais a promoção de leitura, bem como facilitar o acesso aos livros. Simultaneamente, fomentar-se-ia a utilização e a circulação do fundo documental das bibliotecas municipais.
O serviço seria mobilizado através de um site ou de uma linha telefónica. Teria como principal vantagem permitir que pessoas incapacitadas, permanente ou temporariamente, ou que não tenham disponibilidade para requisitá-los nas bibliotecas pudessem ter acesso aos livros, promovendo-se assim os hábitos de leitura e aumentando a literacia dos habitantes do concelho. Por exemplo, a terceira idade, muitas vezes, com dificuldade de locomoção, teria, assim, a possibilidade de ocupar o seu tempo de forma prazerosa. Pessoas com doenças crónicas ou temporárias, que estão condicionadas na frequência de espaços públicos ou nas deslocações, poderiam usufruir deste serviço, bem como outras que não dispõem de meio de transporte ou ainda crianças e jovens que não podem, sozinhos, ir a uma biblioteca. -
03. TOCA A MEXER
Equipa:
Toca a Mexer
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Verde Água
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
Com a pandemia Covid-19 muitas pessoas adotaram um estilo de vida mais sedentário, o que prejudica muito a saúde. A nossa proposta para resolver este problema consiste em proporcionar diversas atividades físicas durante as épocas festivas de cada freguesia do concelho de Mafra, para promover a saúde mental, física e a socialização entre todas as gerações.
-
04. PARQUE AVENTURA
Equipa:
Parque Aventura
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
Os tempos de confinamento provocados pela pandemia da COVID-19 trouxeram a necessidade de se encontrarem espaços e locais de convívio no exterior que possam responder às solicitações que os jovens necessitam.
Na Malveira, não são muitos os espaços ao ar livre disponíveis para jovens adolescentes e a possibilidade de criar um espaço de lazer dedicado, primeiramente a jovens das localidades e que frequentem os estabelecimentos escolares surge como um dos mais necessários investimentos a fazer.
Assim, a proposta deste grupo de trabalho funda-se na organização de um espaço dedicado a jovens, pensado na dupla vertente de promover o encontro de atividades físicas e desportivas de exterior e, paralelamente, a existência de espaços de jogos multidesportivos, indoor, nos quais existam áreas de convívio com música e concertos musicais como soluções adequadas para dar resposta às necessidades dos jovens.
Assim, após levantamento prévio das condições e das estruturas existentes na localidade, foi pensada a organização de um PARQUE AVENTURA, a ser instalado na Mata Paroquial da Malveira, que disponha, além de atividades de aproveitamento da especificidade arbórea e arbustiva existente (percursos de arborismo) e que permita a instalação de um skate parque, uma parede de escalada e outras opções de animação desportiva de exterior.
Será também pensada a instalação, no mesmo espaço, e para aproveitar alguns dos edifícios preexistentes, de um espaço dirigido aos jovens para, em horário pós atividades letivas, desenvolverem projetos de teatro, cinema, música, dança, fotografia e outras atividades complementares. Este(s) espaço poderá, ainda, permitir a organização de campeonatos de jogos e tabuleiro, escape room, dardos e outras atividades sociais e desportivas menos “físicas”, para as quais não há respostas locais.
Este projeto prevê a procura de parcerias específicas com entidades e o comércio local, por forma a permitir o financiamento integral das respostas pensadas.
Em termos de projeto:
1. Fazer um levantamento de necessidades junto dos jovens e população
2. Identificar uma zona/ local -
05. MARÉS CULTURAIS
Equipa:
MIRA (Movimento Inovador ao Rumo Artístico)
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Miramar
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
O projeto "Marés Culturais" constituiria uma iniciativa municipal que visaria o fomento da partilha, da conversação multicultural e do conhecimento eclético, no contexto educativo do concelho de Mafra. Sendo este um evento anual rotativo (a nível das instalações), pretende enaltecer os projetos dos alunos do Concelho de Mafra nas mais variadas áreas disciplinares e não disciplinares, numa mostra de trabalhos que também destacaria os hábitos gastronómicos, artísticos e as heranças culturais das respetivas famílias.
-
06. ECOVIA JUNTO AO RIO LIZANDRO
Equipa:
Mafra + Ecológica
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária António Bento Franco
Nível de Ensino:
Básico
Fundamento:
A área pedestre junto ao rio Lizandro tem sido cada vez mais apreciada pela população local e pela vizinhança, mas não tem o devido cuidado (manutenção) e a segurança necessária para o fazerem de uma forma mais agradável.
O passadiço tem, então, como objetivo, requalificar a via com um pavimento feito de material duradouro e amigo do ambiente, proporcionando aos visitantes uma caminhada agradável e ecológica. Além disso, pretende proteger a fauna e a flora locais, ou seja, o habitat de uma série de plantas e pequenos animais autóctones. -
07. TRACKER IN WHEELS
Equipa:
Tracker’s
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Técnica e Profissional de Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
A Tracker in Wheels é uma aplicação que nasceu da nossa necessidade como utilizadores dos autocarros de saber os horários dos mesmos em tempo real, usando assim um serviço de localização por wi-fi. Como utilizadores diários de transportes públicos, nomeadamente autocarros, sabemos a frustração de ter que esperar intervalos de tempo por um autocarro, ou então, quando os autocarros passam pela paragem, não temos possibilidade de os apanhar porque já estão lotados. Se soubéssemos disso à partida, poderíamos optar por outra solução.
-
08. PONTO SEGURO
Equipa:
Caça com Gatos
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Santo André
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
O projeto surge devido aos assaltos que se têm verificado nas praias do concelho. Estando as nossas praias inseridas num contexto de "Reserva Mundial de Surf", a procura das mesmas aumentou significativamente. Quando vamos à praia, seja para momentos de convívio ou para a prática desportiva de surf ou bodyboard, sentimos alguma insegurança quando temos de deixar os nossos pertences para nos deslocarmos. O mesmo se passa quando deixamos os deixamos no carro. A criação de um "Ponto Seguro", zona de cacifos inteligentes, colocados em área visível, com a possibilidade de carregar equipamentos eletrónicos, vão permitir que deixemos os nossos bens de valor guardados, aumentando a segurança, enquanto aproveitamos ao máximo as melhores praias do País! Estes "Pontos Seguros" vão potenciar a qualidade de vida dos habitantes do Concelho e de todos os que o visitam!
-
09. PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EM AMBIENTE ESCOLAR
Equipa:
Sol nas Escolas
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Secundária José Saramago
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
A nossa proposta consiste na colocação de painéis fotovoltaicos nas escolas do Concelho, de modo a que estas possam passar a utilizar a energia solar produzida por estes. Esta energia poderia ser utilizada no aquecimento das salas, no ar condicionado, e como fonte de energia para os alunos poderem carregar aparelhos eletrónicos.
A arquitetura e o local dos edifícios escolares são ideais para a colocação dos painéis solares tendo em conta a sua exposição à luz solar. A energia seria utilizada para autoconsumo e comercialização do excedente.
Com isto temos o objetivo de tornar as escolas locais mais sustentáveis, diminuindo a sua pegada ecológica. -
10. DRIVE IN? I’M IN!
Equipa:
Cinema na Mira
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Miramar
Nível de Ensino:
Secundário
Fundamento:
O projeto propõe a criação de uma área de cinema ao ar livre para a população do concelho de Mafra. O objetivo será dinamizar várias sessões de cinema, privilegiando clássicos e filmes atuais, com várias categorias e para diferentes faixas etárias. O material disponibilizado para este fim poderia também ser rentabilizado para a projeção de jogos desportivos da seleção portuguesa e outros eventos públicos relevantes. Destarte, promover-se-ia a cultura e o convívio salutar entre os diferentes cidadãos.
Videos de apresentação de cada equipa: