2019/ 2020
Na 1.ª edição da Assembleia Municipal Jovem estiveram envolvidos mais de 300 alunos, além de professores e direções dos estabelecimentos de educação e ensino do Concelho de Mafra.
No dia 23 de junho de 2020, realizou-se a sessão da “Assembleia Municipal Jovem 2019/ 2020 – Básico e Secundário”, em modelo adaptado ao atual contexto de pandemia, por via de videoconferência.
Nesta sessão foram apresentados no total 10 propostas, quatro do ensino básico e seis do ensino secundário, algumas das quais se encontram comtempladas no Plano de Atividades para 2021.
Consulta abaixo as propostas apresentadas:
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01. Passadeiras Iluminadas
Equipa:
Passadeiras Iluminadas (Ano/Turma 7.º D)
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Miramar
Nível de Ensino:
Básico
Sinopse:
Sendo Mafra um concelho próximo de Lisboa, tem-se observado um aumento populacional e de trânsito automóvel nos principais acessos e vias públicas, resultado da saída de habitantes da capital para concelhos limítrofes e do aumento do turismo (cerca de 400 mil visitantes do Palácio Nacional de Mafra durante o ano de 2018).
Esta coexistência aumenta a probabilidade de acidentes envolvendo peões e automóveis, incluindo em passadeiras.
Por forma a reduzir o número de acidentes em passadeiras no período noturno propomos a implementação de sistemas de iluminação nas passadeiras.
Este sistema tem como base a iluminação, não só da passadeira, mas também da área do passeio junto à mesma, permitindo que o condutor possa ver o peão antes de este iniciar a travessia, podendo antecipar o movimento deste, reduzir a velocidade e parar atempadamente.
Em projetos piloto com este tipo de solução, os resultados revelaram que houve uma aprovação por parte dos utilizadores da via pública, tendo 90% dos peões considerado que tornou a travessia da faixa de rodagem mais segura, enquanto que 91% dos condutores confirmaram melhorias na visibilidade junto das passadeiras.
Em Inglaterra, o Road Research Laboratory realizou um estudo em diversas cidades demonstrando a evolução de acidentes antes e depois da colocação de iluminação específica em passadeiras. A conclusão principal da análise foi que se conseguiu uma redução de 47% nos acidentes de trânsito noturnos envolvendo peões.
O sistema de iluminação de passadeiras apresenta duas vantagens que contribuem para o aumento da segurança. A primeira é que permite que o condutor veja perfeitamente o peão e onde começa e acaba a passadeira, a segunda é que também predispõe o peão a atravessar na passadeira e não fora dela.
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02. CicloMovies
Equipa:
CicloMovies (Ano/Turma 8.º D; 9.º C, D e E)
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica da Venda do Pinheiro
Nível de Ensino:
Básico
Sinopse:
A ciclovia permitiria o acesso dos alunos à escola, descongestionando os transportes escolares e contribuindo para a saúde e vida ao ar livre dos jovens do concelho. Na situação atualmente vivida ganha ainda mais sentido.
Relativamente às projeções de cinema ou espetáculos musicais ao ar livre, parede do Pavilhão Desportivo da Venda do Pinheiro, com vista para o relvado do Parque Ecológico da Venda do Pinheiro, seria ótimo o fácil acesso a manifestações culturais (não existem salas de projeção no
concelho), principalmente nesta época de verão e/ou quando não queremos grandes aglomerados em espaços fechados (marcação de círculos na relva para cada grupo). -
03. Centro Estudantil de Mafra
Equipa:
Básica de Mafra (Ano/Turma 7.º H e I; 8.º D, I e J; 9.º I)
Estabelecimento de Educação e Ensino:
Escola Básica e Secundária António Bento Franco
Nível de Ensino:
Básico
Sinopse:
Dotar a comunidade estudantil de todos os níveis de ensino de um espaço de estudo/ trabalho informal, com acesso à Internet e equipado com uma boa impressora.
Os espaços semelhantes existentes nas escolas carecem de um horário bastante alargado e exigem muita formalidade para a sua frequência.
Este novo espaço funcionaria ainda como estrutura física de apoio a iniciativas cívicas a desenvolver pelos estudantes.
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04. Recuperação e reabertura da sala de cinema na Ericeira
Equipa:
Os Ouriços (Ano/Turma 7.º E)
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária António Bento Franco
Nível de Ensino:
Básico
Sinopse:
Atendendo ao crescimento populacional da Ericeira, há a necessidade de diversificar as opções culturais e recreativas, reabrindo, por exemplo, o cinema da Ericeira.
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05. Cister Aqua
Equipa:
Os Águas Baratas (Ano/Turma 12.º C)
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Colégio Miramar
Nível de Ensino:
Secundário
Sinopse:
O projeto CisterAqua tem como objetivo a reutilização de água no concelho de Mafra. Esta meta seria alcançada através da instalação de cisternas, quer em espaços públicos, quer em espaços privados.
Essencialmente, sugerimos o armazenamento e tratamento (opcional) da água da chuva e/ou dos banhos e lavatórios, que seria canalizada para uma cisterna de capacidade a considerar. Posteriormente, e além da água ficar disponível no local, seria também bombeada para outros pontos da casa, sendo reaproveitada, por exemplo, para descargas sanitárias. Isto seria, de igual forma, aplicável a escolas e a outros espaços, como zonas agrícolas (onde bastaria a instalação de uma cisterna de grande dimensão para a captação da água da chuva).
Independentemente do local e da modalidade escolhida, as vantagens verificar-se-ão sempre na redução das despesas com a água, e no cumprimento do conceito de desenvolvimento sustentável, não só com a poupança do recurso, como também com a sua disponibilização em tempos críticos, como épocas de seca ou de incêndios.
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06. Reabilitação da Mata Paroquial
Equipa:
Mata Reabilitada (Ano/Turma 11.º LH2SE)
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena
Nível de Ensino:
Secundário
Sinopse:
O nosso fundamento foi melhorar a nossa freguesia, pois achamos que a mata paroquial com o passar dos anos ficou degradada devido ao mau uso e ao não aproveitamento da mesma, sendo que pretendemos promover a utilização da mesma, mas primeiramente precisa de ser reabilitada.
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07. APP Mafra
Equipa:
Grupo 1/ 10.º LH1
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Secundária José Saramago - Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Sinopse:
Criação de uma aplicação para dispositivos móveis (APP) que permite aos utilizadores reportar qualquer situação anómala em termos de ambiente e de segurança pública.
Esta APP com ligação direta à Câmara poderia denunciar situações como: passeios e acessibilidades; higiene urbana; iluminação pública e estradas e sinalização. Desta forma, a Câmara Municipal de Mafra saberia de forma rápida e eficiente o que se passa no espaço do Concelho.
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08. Feira do Voluntariado
Equipa:
Grupo 1/ 10.º SE3
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Secundária José Saramago - Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Sinopse:
A proposta consiste na criação de algo semelhante à Feira das Profissões, realizada no Polidesportivo do Parque Desportivo. Esta seria uma feira para promover o voluntariado dos jovens no concelho de Mafra.
No espaço da feira estariam presentes representantes de várias instituições ou organizações (Lares, Bombeiros, Clubes Desportivos e Recreativos, IPSS…), junto das quais os jovens se podiam inscrever, tendo em conta os seus interesses e gostos, para realizarem um programa de voluntariado previamente concertado entre as instituições e a Câmara Municipal. Como recompensa as instituições no final de programa de voluntariado entregariam um certificado de participação aos jovens voluntários.
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09. Sessões com a Polícia Municipal e Escola Segura
Equipa:
Grupo 2/ 10.º LH1
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Secundária José Saramago - Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Sinopse:
No início de cada ano letivo, a Câmara Municipal de Mafra promoveria sessões com a Polícia Municipal e Escola Segura para alertar os novos alunos (10.º ano) sobre os perigos da toxicodependência e comportamentos a adotar. A Câmara Municipal de Mafra ofereceria aos novos alunos um Kit de informações e contactos para apoiar os alunos em situação de risco.
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10. Mafarricas
Equipa:
Mafra Sobre Rodas (Turma 2 e 3 TCMRPP)
Estabelecimento de Ensino e Educação:
Escola Técnica e Profissional de Mafra
Nível de Ensino:
Secundário
Sinopse:
Nos últimos anos tem vindo a verificar-se uma crescente preocupação, por parte da população, com assuntos relacionados com o meio ambiente e a sua proteção, tornando-se uma área de extrema importância nos estudos, pesquisas e implementação de negócios. Os consumidores têm assumido, cada vez mais, comportamentos ecológicos e mostram um maior conhecimento sobre o processo de produção dos produtos, e serviços refletindo os seus hábitos de consumo com base nesses conhecimentos. Um sistema de bike sharing é uma alternativa ideal para melhorar o bem-estar dos grandes centros urbanos, uma vez que traz potenciais benefícios (redução do trânsito, baixo investimento a nível de infraestruturas, promove a integração dos transportes públicos, bem-estar pessoal e individual, etc.) impondo pouco impacto ambiental e até mesmo financeiro sobre as cidades.
O nosso projeto é intitulado “Mafra sobre Rodas!”. Este projeto com a realização em Mafra no qual toda a população poderá desfrutar e deslocar-se com as nossas bicicletas elétricas na vila de Mafra. Com as nossas viagens poderá ainda adquirir pontos, que poderão ser redimidos em descontos em comércios de healthy food em Mafra. A Mafra sobre rodas foi criada para incentivar toda a população a deslocar-se de forma ecológica em ambientes urbanos e rurais, ajudando assim a tornar Mafra uma vila mais verde e amiga do ambiente.