Canil Municipal (CROAMM)
Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Mafra (CROAMM) - Canil Municipal
Horários
- Receção de Canídeos e visitas para eventual adoção:
De 2.ª a 6.ª feira das 08h30 às 16h30
No 1.º Sábado de cada mês das 10h00 às 13h00
-
Horário da vacinação, implante de identificação eletrónica, aconselhamento veterinário e adoções:
3.ªs feiras das 14h00 às 16h00
5.ªs feiras das 14h00 às 16h00
(este horário é atualizado anualmente)
- Fora do horário das vacinações, a adoção também será possível após contacto com o médico veterinário municipal (Mais informações através do Link: "Adote um cão"):
Alteração de residência do detentor. - Transferência da propriedade do animal.
- Implante de identificação eletrónica é obrigatório em cães potencialmente perigosos, caça, concurso, exposição, comércio e, ainda, em todos os canídeos nascidos a partir de Julho de 2008), bem como a Vacinação Antirrábica a partir dos 3 meses de vida.
- Os custos relativos à vacina Antirrábica e chip de identificação eletrónica, são definidos nos editais anuais da Direção Geral de Veterinária.
- Lista das vacinas antirrábicas para cães e gatos em Portugal (Protocolo vacinal e validade imunológica).
Contactos
Centro Recolha Oficial de Animais do Município de Mafra
Parque e Oficinas da Câmara Municipal de Mafra
Estrada Municipal da Abrunheira, n.º 1
Lugar das Fontainhas
2640-745 São Miguel de Alcainça
Telef.: 219 669 405
Regulamento do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Mafra - CROAMM
Guia OMV - Cuidar dos Animais de Companhia
A Ordem de Médicos Veterinários (OMV) editou um guia de 20 páginas sobre "Cuidar dos Animais de Companhia".
Eliminação de cadáveres de animais de companhia
Os cadáveres de animais de companhia são subprodutos de origem animal de categoria I (Os de maior risco), destinados exclusivamente a eliminação/destruição. As entidades geradores deste subproduto devem dar-lhes o destino adequado.
Os serviços do CROAMM recebem e eliminam esta categoria de subprodutos conforme definido no REGULAMENTO (CE) n.º 1069/2009 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 21 de outubro de 2009.
Os munícipes podem entregar os cadáveres de animais de companhia no CROAMM mediante do pagamento das taxas constantes no Regulamento de Taxas.
Relatório Anual relativo aos animais nos Centros de Recolha Oficial (CRO)
Em cumprimento com a Portaria n.º 146/2017 de 26 de abril, no seguimento da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, na qual os Municípios são obrigados a proceder à execução de programas de controlo de populações de animais errantes (cães e gatos) através das esterilizações e também de programas de captura, esterilização e devolução (CED) de colónias de gatos assilvestrados, a Câmara Municipal de Mafra pretende proceder em conformidade com a legislação em vigor.
No ano de 2019, o Município contratou três clínicas Médico-Veterinárias do Concelho para a prestação de serviços de esterilização e equipou uma sala cirúrgica no CRO dotada de equipamentos e materiais que permitem a realização de castrações de gatos e cães e uma sala de recobro pós-cirúrgico, para a recuperação de animais em tratamento no CRO.
Na sequência desses esforços, foram esterilizados pela Câmara Municipal de Mafra em 2019, tanto através das clinicas veterinárias contratadas pelo Município, como pelo Canil Municipal de Mafra, 380 animais, como consta no Relatório Anual relativo aos animais nos Centros de Recolha Oficial (CRO), no âmbito da Lei 27/2016, de 23 de agosto, enviado pela DGAV.
Relativamente ao número de animais esterilizados, a Câmara Municipal de Mafra ficou em 13.º lugar, a nível nacional.
No ano de 2020, são efetuadas igualmente esterilizações, prestando também apoio às Associações Zoófilas do Concelho de Mafra. Desta forma, pretende-se que, no ano em vigor, a Câmara Municipal de Mafra supere os valores apresentados.”