Artesanato
Mafra está intrinsecamente ligada ao artesanato. As suas tradições culturais e artísticas, reminiscentes de um passado rural, propõem a olaria e o figurado de barro, a cestaria, a correaria e albardaria, a tecelagem, a azulejaria e a latoaria como as expressões mais presentes no território. Contemporaneamente as novas criações, de artistas jovens e dinâmicos, incorporam a criatividade e invocam a tradição, com um certo rasgo artístico. As duas realidades distintas articulam-se no contexto do artesanato concelhio.
A presença do Município como fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, assim como a participação em eventos e iniciativas de promoção do artesanato e das formas de produção artística tradicionais, resultam da ligação de Mafra à cultura e às artes, articulando com diversos ativos turísticos.
A Aldeia Típica José Franco é um dos principais exemplos da articulação existente entre a promoção turística e as indústrias criativas, podendo ainda encontrar diversos produtores nos mercados e feiras que decorrem no Município ao longo do ano.