Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”
O Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” reune uma parceria institucional, ao nível da Administração Central do Estado, do Instituto Nacional para a Reabilitação (então Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência - SNRIPD), a Agência Portuguesa do Ambiente - APA, I.P. (então Instituto da Água - INAG) e o Turismo de Portugal, I.P., e, até 2007, incluiu também o Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP, I.P.
O objetivo central deste Programa - que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto nas normas técnicas aprovadas pelo Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto (regime de acessibilidade), bem como da Lei n.º 46/2006, de 28 de Agosto (Lei da não discriminação) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009 - visa que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas que as desejem visitar, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que, transitória ou permanentemente, condicionem a sua mobilidade.
Os requisitos de cumprimento obrigatório que determinam a atribuição da classificação de "acessível" a uma zona balnear, permitindo o hastear do respetivo galardão, são diversos. O Munícipio de Mafra têm cinco praias com Galardão Praia Acessível. Para conhecer melhor as condições de cada uma delas, clique aqui.
A praia da Foz do Lizandro foi distinguida com o prémio “Praia + Acessível 2023”, garantindo acessos abrangentes e sem descontinuidades, serviços complementares, a exemplo das cadeiras anfíbias, qualidade da informação prestada ao público, nomeadamente a integração do código ColorADD nas bandeiras de praia, nos contentores e noutros suportes de comunicação, fazendo desta uma praia mais segura e inclusiva para os daltónicos. Evidenciou-se, ainda, a realização de atividades formativas e de educação ambiental.
Assista ao vídeo: