Linha de Apoio Social e Serviço Municipal de Teleassistência
Linha de Apoio Social
800 261 262 – este é o número verde criado pela Autarquia com o objetivo de proporcionar um contacto mais direto entre os munícipes e os serviços de ação social. Essencialmente, esta linha de apoio (chamada gratuita) pretende constituir-se como um primeiro espaço de atendimento, para posterior encaminhamento social das situações apresentadas.
Horário da Linha de Apoio Social:
2.ª a 6.ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 (Serviços Ação Social)
2.ª a Domingo das 17h00 às 9h00 (Serviços Proteção Civil).
Serviço Municipal de Teleassistência
O Serviço Municipal de Teleassistência tem como objetivo contribuir para a permanência das pessoas mais velhas na sua residência, em segurança, pelo maior período de tempo, proporcionando uma resposta imediata em situação de emergência de saúde, segurança ou solidão, 24 horas por dia, sete dias por semana. Esta resposta pretende contribuir para a diminuição dos episódios de urgência evitáveis e aumentar a rapidez de assistência.
O Serviço Municipal de Teleassistência concretiza-se no empréstimo de um equipamento ao beneficiário, que funciona como um telefone. Este equipamento encontra-se associado a um conjunto de contactos identificados pelo próprio, bem como à Unidade de Proteção Civil do Município de Mafra.
Podem beneficiar deste Serviço os indivíduos isolados ou inseridos em agregado familiar, que reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) Residam na área do Município de Mafra, há pelo menos 6 meses, sem prejuízo de, sempre que solicitado, fazer prova de residência por período superior;
b) Apresentem Título de Residência válido em território nacional, no caso de cidadãos estrangeiros;
c) Não usufruam de outros apoios para o mesmo fim;
d) Apresentem situação documentada de condição de saúde, e/ou de isolamento que justifique o pedido do Serviço de Teleassistência.
e) Ter idade igual ou superior a 65 anos.
Para mais informações consulte as Normas do Serviço de Teleassistência ou os Serviços de Ação Social pelo e-mail disseh_dds@cm-mafra.pt ou pelos telefones 800 261 262 ou 261 818 340.