Arquivo Municipal de Mafra
O Arquivo Municipal tem por missão identificar, organizar, preservar e divulgar a documentação produzida pela Câmara Municipal de Mafra (e por ela recebida).
Foi criado em 1992, no âmbito da constituição da Casa de Cultura D. Pedro V, em Mafra, e na atualidade congrega os fundos Histórico e Geral da Autarquia (unificados em 2009 numa única estrutura arquivística).
Pautando a sua intervenção por três eixos orientadores – organização arquivística; preservação e conservação e acesso, divulgação e investigação -, o Arquivo Municipal é um recurso cultural único, que promove ativamente a preservação da memória concelhia e fornece dados para a produção de conhecimento sobre o território municipal, estando aberto a todos os investigadores e interessados pela história do concelho.
Em anos recentes, foi possível inventariar e informatizar sistematicamente toda a documentação, procedendo-se em simultâneo à sua preservação preventiva.
Em 2011, o Arquivo Municipal inaugurou uma nova ferramenta de proximidade com os munícipes e investigadores de história local, ao disponibilizar o Catálogo online das coleções.
Fundos
Na atualidade, estão disponíveis para consulta a seguinte lista de fundos, que cobre praticamente toda a história das épocas moderna e contemporânea do concelho, e as múltiplas dimensões das gentes de Mafra, com especial destaque para os conteúdos de natureza administrativa dos antigos concelhos que hoje formam o município.
O Município de Mafra informa que se encontram em processo de transferência todos os Processos de Obras Particulares (exclusivamente em suporte papel) do edifício dos Paços do Município, situado na Praça do Município (Mafra), para o novo edifício do Arquivo Municipal, situado na Rua Escritora Hélia Correia (Mafra). Enquanto decorre esta transferência, a consulta de processos continuará a ser assegurada no balcão de atendimento dos Paços do Município. Contudo, os pedidos de consulta destes processos deverão ser efetuados com, pelo menos, um dia útil de antecedência, de modo a garantir a sua disponibilização.
Legislação e normas em vigor
- ISAAR (CPF) - Norma Internacional para os Registos de Autoridade Arquivística relativos a Instituições, Pessoas Singulares e Famílias. Versão provisória. 2.ª edição. 2004
- ISAD (G) - Normas Gerais Internacionais de Descrição em Arquivo. 2.ª edição. 2002
- ISDIAH - Norma Internacional para a Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico
- Documentos de Arquivo Eletrónicos: Manual para Arquivistas
- Programa SIADE - Sistemas de Informação de Arquivos e Documentos Eletrónicos
- Guia para a Elaboração de Cadernos de Encargos e Avaliação de Software de Sistemas Eletrónicos de Gestão de Arquivos
- Orientações para a preparação e apresentação dos instrumentos de descrição
- Orientações para Descrição Arquivística, Documentação, Autoridades
- Arquivísticas, Escolha e Construção de Pontos de Acesso e Apêndices. 2006
- Norma Internacional para a Descrição de Funções
Links Úteis