30 de julho | July 30th
Programa | Program
Prelúdio nº 1 em Sol Maior
Matthias v. d. Gheyn (1721-1785)
“Petite Suite” Leen’t Hart (1920-1992)
. Rigaudon
. Sarabande
. Intermezzo
Três Hinos Religiosos Alemães com Variações
. “Die güld’ne Sonne” (O Sol Dourado) arr. Gunther Strothmann
. “Christi Mutter stand mit Schmerzen” (Stabat mater dolorosa) arr. Peter Höngesberg
. “O Maria sei gegrüßt” (Ave Maria) arr. Peter Höngesberg
Prelúdio nº 5 em Ré menor
Matthias v. d. Gheyn (1721-1785)
Sonata – Andante – Minueto
Johan Berghuis (1724-1801)
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
. Prelúdio em Dó menor (arr. Gunther Strothmann)
. “Schafe können sicher weiden” (arr. Theophil Rusterholz)
. “Komm süßer Tod” (arr. Esther Schopman)
Prelúdio nº 9 em Fá Maior
Matthias v. d. Gheyn (1721-1785)
Peter Höngesberg (Áustria | Austria)
Peter Höngesberg, de 34 anos, nasceu em Bayreuth, Alemanha.
Estudou música sacra e órgão em Regensburg (Alemanha), Praga (República Checa) e Rottenburg (Alemanha), dedicando-se aos diferentes tipos de instrumentos de tecla e ao canto gregoriano.
De 2017 a 2022, foi diretor musical e organista das paróquias do centro da cidade na Arquidiocese de Colónia, em Neuss (Alemanha). Atualmente, vive como postulante na abadia cisterciense Stift Heiligenkreuz, na Áustria, onde toca o carrilhão desta abadia.
Peter Höngesberg (34) was born in Bayreuth, Germany.
He studied sacred music and organ, playing in Regensburg (Germany), Prague (Czech Republic) and Rottenburg (Germany), focussing on different types of keyboard instruments and gregorian chant.
From 2017 until 2022 he was music director and organist for the parishes of the city centre in Neuss Archdiocese of Cologne (Germany). At the moment, he lives as a postulant at the Cistercian Abbey Stift Heiligenkreuz in Austria, where he is playing the carillon of the abbey.
Carrilhão da Abadia Stift Heiligenkreuz, Áustria
The Carillon of Stift Heiligenkreuz Abbey, Austria
Em tempos idos, a torre do portal de entrada para o pátio interior da Abadia Stift Heiligenkreuz albergava, originalmente, o chamado "Hornwerk", um instrumento semelhante a um órgão, comum na Áustria e na Boémia.
Centenas de tubos estavam dispostos num grande acorde maior, que só podia ser acionado na totalidade para dar sinais, para além dos toques da torre sineira. A maior parte destes instrumentos desapareceu e o Hornwerk de Heiligenkreuz considerou-se irreparável, em meados do século XX, devido aos danos sofridos ao longo da história.
Após a remoção do antigo Hornwerk, a Koninklijke Eijsbouts (Países Baixos) instalou um carrilhão com 43 sinos, em 1982, o mesmo ano da instalação do carrilhão da Catedral de Innsbruck, com 48 sinos, os dois únicos carrilhões existentes na Áustria.
The tower of the entrance portal to the inner court originally housed a so called "Hornwerk", an organ like instrument common in Austria and bohemia.
The several hundred pipes were arranged to a big major chord, that could only entirely be switched on and off to give signals in addition to the bell tower. Most of these instruments disappeared. Also, the Heiligenkreuz Hornwerk was supposed to be unrepairable in the middle of the 20th century due to the damages throughout history.
After the removal of the former Hornwerk, Koninklijke Eijsbouts (The Netherlands) installed the carillon with 43 bells in 1982, the same year as the carillon of the cathedral of Innsbruck with 48 bells. These are the only two carillons in Austria.