Óleos Alimentares Usados
Recolha Seletiva de Óleos Alimentares Usados
O que são Óleos Alimentares Usados?
Os óleos alimentares usados (OAU) são um resíduo bastante importante, uma vez que apresentam um elevado potencial de contaminação quando não reciclados.
Estes são produzidos no âmbito dos hábitos diários do setor doméstico, por exemplo, pela utilização de óleos na fritura de alimentos, no consumo de azeites e de conservas (de óleos simples, sem sabores adicionais) e também através do tempero de saladas.
Porque são importantes?
Os OAU quando descartados incorretamente contaminam significativamente as massas de água. Para além disso, apresentam outras implicações negativas no ambiente, tais como, formação de camadas impermeáveis nos solos, produção de metano em forma de gás, quando em decomposição, que é libertado para a atmosfera e contribui para o aquecimento global. Ao serem despejados pelas sanitas podem surgir obstruções nas canalizações e nos sistemas de drenagem, levando a entupimentos, e, consequentemente, ao surgimento de doenças.
Um litro de óleo usado polui cerca de um milhão de litros de água e com mil litros de OAU produzem-se cerca 950 litros de biodiesel.
Como agir para valorizar os seus OAU?
Promovendo a recolha seletiva e a valorização dos óleos alimentares usados (OAU) e contribuindo para a preservação ambiental, a Câmara Municipal de Mafra instalou 130 oleões em todas as suas freguesias.
Os OAU depositados no Oleão são encaminhados para valorização, neste caso, para produção de biocombustível.
Os equipamentos disponibilizados pelo Município para a deposição destes resíduos estão equipados com um sistema de sensores que permitem a sua monitorização em tempo real. Isto torna a sua gestão muito mais eficiente.
É também disponibilizado aos munícipes uma aplicação (APP) interativa: RENO.
Essa aplicação permite não só visualizar o local do Oleão como verificar qual o seu nível de enchimento, reportar e/ou receber, de forma simples, informação sobre o estado dos equipamentos (sujo, cheio ou vandalizado) e, ainda, registar e quantificar os seus depósitos.
Consulte também:
Inscreva-se na aplicação interativa RENO
Dê uma nova vida aos seus Óleos!
Coloque o seu óleo alimentar numa garrafa bem fechada e deposite no Oleão.