Prémio Literário do Município de Mafra - 2.ª edição
A Câmara Municipal de Mafra instituiu bienalmente o “Prémio Literário do Município de Mafra”, visando incentivar, promover e divulgar a criação literária. O prémio será atribuído, alternadamente a obras inéditas de poesia e de ficção em prosa. A segunda edição decorre no biénio de 2023/2024, destinando-se a premiar o melhor trabalho inédito na modalidade de prosa de ficção: romance e novela.
Serão admitidos a concurso exclusivamente textos inéditos, escritos em língua portuguesa, da autoria de nacionalidade portuguesa ou estrangeira e de autoria única, atribuindo-se ao vencedor uma retribuição pecuniária e a publicação da obra premiada.
Consulte as Normas de Participação
Consulte as listas das candidaturas aceites e não aceites
Mais informações: premioliterario@cm-mafra.pt
-
Presidente - José Fanha
Biografia
Nasceu em Lisboa, a 19 de Fevereiro de 1951.
Fez o Ensino Secundário no Colégio Militar, onde escreveu poesia desde a adolescência. Começou a dizê-la há 50 anos, numa noite de junho ao lado do Zeca Afonso e de vários outros. A poesia nunca mais o deixou. Irrequieto, atravessou os anos finais do Estado Novo vestido de palavras a arder.
Tornou-se famoso pela sua participação no concurso "A Visita da Cornélia".
Formou-se em Arquitetura e foi professor e formador de professores de Artes.
Formou-se em guionismo para televisão e cinema. Escreveu para Rádio, Teatro, Televisão e Cinema.
Escreveu contos para adultos e muitas histórias para crianças.
Fez a especialização académica sobre promoção da leitura e do livro e dinamização de bibliotecas.
Integrou e organizou diversos encontros internacionais de literatura.
-
Membro - Ana Margarida de Carvalho
Biografia
Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Direito e exerceu jornalismo durante 25 anos. Exerceu o cargo de editora de Sociedade, de Grande- Repórter, fez crítica de Cinema, Crónica Semanal, fundou e geriu o site de Cinema Final Cut. Foi, por diversas vezes, jurada de concursos do ICA. Três dos seus guiões foram financiados pelos ICA. O seu romance de estreia "Que Importa a Fúria do Mar" (Teorema), recebeu o elogio da crítica, foi finalista de vários prémios e conquistou por unanimidade o Grande Prémio de Romance e Novela APE/ DGLAB2013. O segundo romance, "Não Se Pode Morar nos Olhos de um Gato" foi finalista do prémio Oceanos, venceu o Prémio Literário Manuel de Boaventura e, de novo, o Grande Prémio de Romance e Novela APE/ DGLAB 2016, entrando assim no grupo estrito de autores portugueses duplamente distinguidos. "Pequenos Delírios Domésticos" (Relógio d’Água, 2017), coletânea de contos, venceu também o Prémio de Conto e Novela Camilo Castelo Branco/ APE. "O Gesto que Fazemos para Proteger a Cabeça" é o seu mais recente romance, shortlisted para o Prémio Oceanos. "Cartografias de Lugares Mal Situados", coletânea de contos sobre guerra, foi publicado em Julho 2021 e nomeado para o Prémio Pen Clube.
-
Membro - Sérgio Luís de Carvalho
Biografia
Sérgio Luís de Carvalho nasceu em Lisboa em 1959. Reside em Sintra.
Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981) e tirou o mestrado em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1988).
Iniciou a sua carreira literária em 1986 com os primeiros títulos de literatura infanto-juvenil e de investigação história. Em 1989 o seu primeiro romance –“Anno Domini 1348”- ganhou o Prémio Literário Ferreira de Castro. Nos anos seguintes, e até ao presente, foram sendo sucessivamente publicados vários títulos nestas três vertentes: romance, investigação histórica e literatura infanto-juvenil.
Alguns dos seus romances foram entretanto traduzidos e publicados em França, Espanha (em galego e em castelhano) e em Itália, tendo recebido críticas bastante positivas em todos estes países. O seu romance “Anno Domini 1348” foi, aliás, em França, finalista a dois consagrados prémios literários: o Prémio Literário Jean Monnet de Literatura Europeia (2004) e o Prémio Amphi de Literatura Europeia (2005).
O seu livro “História de Portugal contada às crianças” está traduzido e publicado nos Estados Unidos (Tagus Press), sendo a primeira História de Portugal infanto-juvenil traduzida em inglês.
Tem contos publicados em várias coletâneas e antologias literárias nacionais e estrangeiras.
Os seus romances enquadram-se sobretudo no campo do chamado romance histórico, género no qual é considerado, pela crítica especializada, como um dos mais consistentes e prestigiados autores portugueses.
2.º Prémio Literário do Município de Mafra: já é conhecido o vencedor
A Câmara Municipal torna público que foi homologada a proposta de atribuição do Prémio Literário do Município de Mafra formulada pelo júri, na sequência da análise das 41 candidaturas aceites a concurso. Assim, nesta segunda edição, dedicada à modalidade de prosa de ficção, em romance e novela, foi premiado, como melhor trabalho inédito, “O Professor”, da autoria de António José da Costa Neves (proveniente de Almada, Portugal), pela sua qualidade estilística, aliada à organização da narrativa e contextualização histórica, enquanto pano de fundo em que se movem as personagens.