PL1_MFR – Azueira, na rota do vinho
O percurso que desenhámos estende-se ao longo do território agrícola da Azueira. A grande dispersão populacional relacionada com a atividade agrícola faz com que o itinerário que lhe propomos seja realizado em caminhos de terra batida, estradas municipais e caminhos agrícolas asfaltados, passando também em alguns núcleos habitacionais.
Aqui, a produção vitivinícola encontra-se enquadrada pelas colinas envolventes da localidade, encontrando na Adega Cooperativa da Azueira a expressão mais visível da dinâmica dos viticultores locais e que se assume como o maior produtor de vinho no Concelho de Mafra.
A riqueza agrícola deste território cedo atraiu a fixação humana, reconhecendo-se ao longo de percurso um património edificado de largo espetro temporal entre o século XVI e a atualidade, destacando-se a construção de vários templos religiosos e quintas agrícolas.
O percurso começa junto à Igreja de Nossa Senhora do Livramento, percorrendo as ruas da localidade em direção a Sudeste, prosseguindo depois por caminhos rurais ao longo de vinhedos e pomares que nos conduzem de volta a uma área urbana junto da Igreja de São Pedro dos Grilhões. Daqui, partimos em direção ao Casal Pão Coito, iniciando um trajeto que nos leva ao longo de eucaliptais, explorações agropecuárias, vinhedos, pomares, campos e quintas agrícolas, passando em pequenos aglomerados populacionais e junto a alguns moinhos de vento, regressando ao ponto de partida na Igreja de Nossa Senhora do Livramento.
Ficheiro GPX da Rota PL1_MFR para transferência aqui.