Centro de Recuperação do Lobo Ibérico
É no Concelho de Mafra que os lobos podem ser observados em condições únicas, a partir de torres de observação situadas em pontos estratégicos, com uma vista panorâmica para os diferentes cercados do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), na Quinta da Murta, Gradil.
Desde 1987 que este é o local de referência para acolher, em 18 hectares de um vale arborizado, todos os lobos que não possam viver em liberdade. O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico acolhe lobos-ibéricos provenientes de cativeiro ilegal, vítimas de armadilhas, e de outros parques e jardins zoológicos. Para além de lhes proporcionar os melhores cuidados, o CRLI proporciona a realização de estudos científicos, sobretudo na área do comportamento social, com o objetivo principal de informar o público sobre a verdadeira natureza do lobo.
Figura ameaçadora das histórias infantis, o lobo é na verdade um animal extraordinário e vulnerável que pode, neste santuário, ser simbolicamente apadrinhado por particulares ou empresas.
No início do século XX, o lobo (Canis lupus signatus) ocupava praticamente toda a península ibérica. Hoje, cabe-nos a nós (os principais responsáveis pela sua quase extinção) lutar para que a espécie reencontre o seu espaço e se desenvolva no seu habitat natural.
Horário das visitas
É OBRIGATÓRIA A MARCAÇÃO DE VISITA ATRAVÉS DE E-MAIL (crli@grupolobo.pt)
Sábados, domingos e feriados nacionais
Inverno
(outubro, janeiro até abril): Primeira visita – 15h00 | Segunda visita* – 16h30
(novembro e dezembro): Primeira visita – 11h00 | Segunda visita* – 15h00
Verão (maio até setembro): Primeira visita – 16h00 | Segunda visita* – 18h00
*NOTA: as visitas bilingue só se realizam no segundo horário e são apenas efetuadas em português e inglês.
Contactos
Quinta da Murta, Picão
2665-150 Gradil, Mafra
Telef.: (+351) 261 785 037 / Tlm.: (+351) 917 532 312
e-mail: crli@grupolobo.pt
Site: http://www.grupolobo.pt