V Mafra Dialogues

Especialistas em relações internacionais e líderes políticos marcaram presença na quinta edição da conferência “Mafra Dialogues”, organizada pela Câmara Municipal de Mafra e pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL). O encontro, que se prolongou por dois dias, decorreu na Sala dos Actos Literários do Real Edifício de Mafra, gentilmente cedida pela Escola das Armas.
A sessão de abertura contou com as intervenções de Paulo Neves, Presidente do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), de Hugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, e de António de Almeida Ribeiro, Secretário Geral Interino do Centro de Diálogo Internacional (KAICIID), seguindo-se uma mensagem do Cardeal José Tolentino de Mendonça, lida por D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico em Portugal.
“Desafios de Segurança na Ásia - Tensão Marítima, Prevenção do Extremismo e Conflitos Regionais” foi o tema do primeiro painel, moderado por Cátia Moreira de Carvalho, investigadora NOVA IPRI, no qual tomaram a palavra: Jyh-Shyang Sheu, investigador assistente no Institute for National Defense and Security Research of Taiwan; Cameron Sumpter, coordenador para o Contraterrorismo e P/CVE, Reforço da Cooperação de Segurança da UE na e com a Ásia e o Indo-Pacífico (ESIWA+) – Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ); Alamgir Khan, colaborador de Pós-Doutoramento Marie Curie no Dublin Conflict Institute, Dublin City University, Irlanda; e Raghvendra Kumar, enviado especial da Índia, especialista em relações internacionais, geopolítica e estudos de segurança.
Seguiu-se o painel “Médio Oriente - Caminhos para uma Paz Duradoura”, com moderação de Francisco Nobre, Presidente da YATA Portugal, que contou com as intervenções de Ana Santos Pinto, ex-Secretária de Estado da Defesa em Portugal, de Jorge Moreira da Silva, Subsecretário-Geral da ONU e Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), e de Jorge Torres Pereira, Embaixador de Portugal, ex-Representante de Portugal para a Autoridade Palestina (Ramallah).
O primeiro dia do encontro terminou com uma mensagem do Diretor-Geral Adjunto da UNESCO para a Cultura, Ernesto Ottone.
Os trabalhos foram retomados com um Fireside Chat, dedicado ao tema “Pontos de Divergência - O Futuro da Guerra entre Ucrânia e Rússia”, com a presença de Hennadiy Maksak, conselheiro de política externa e Diretor Executivo da Ukrainian Prism, e de Nuno Severiano Teixeira, Presidente do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA), moderados por Vitaliy Venislavskyy, comentador de assuntos internacionais.
O terceiro painel do evento trouxe a debate o diálogo inter-religioso, moderado por Pietro Sienna, Program Officer - The International Dialogue Center (KAICIID), para o qual se destacaram as intervenções de: Vilma Rosaura Palax Tuy, Fellow do Centro de Diálogo Internacional (KAICIID); Marwan Gil, Imã e Presidente da Comunidade Muçulmana Ahmadiyya na Argentina; Elías Szczytnicki, Secretário-Geral Regional para a América Latina das Religiões pela Paz; e Khalid Sacoor D. Jamal, membro da Comunidade Islâmica de Lisboa.
Seguiu-se um Fireside Chat, com Luís Marques Mendes, Membro do Conselho de Estado Português. Na sessão de encerramento, tomou a palavra o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional de Portugal, Álvaro Castelo Branco, tendo o evento terminado com a exibição de uma mensagem de Oleksandra Matviichuk, Prémio Nobel da Paz 2022.

































