Reunião de Câmara aprova medidas na área do associativismo, da educação e do desporto
Na sua primeira reunião descentralizada, realizada hoje (23 de janeiro), no Centro Associativo da Carvoeira, a Câmara Municipal de Mafra aprovou um conjunto de deliberações que refletem o compromisso do executivo no desenvolvimento sustentável do território e na melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
No plano associativo, foram aprovados apoios financeiros a associações culturais e desportivas locais, garantindo a continuidade do seu trabalho relevante e transformador junto da comunidade local.
Como incentivo à dinamização dos Mercados Municipais, foi aprovada a redução das taxas municipais em 50% e a abertura de procedimento para atribuição do direito de ocupação de espaços de venda no Mercado Municipal de Mafra.
Na área da Educação – e em matéria de valorização do conhecimento junto dos jovens alunos –, foram aprovadas medidas, como a atribuição de comparticipações financeiras a escolas do concelho, para aquisição de transporte no âmbito das visitas de estudo e da participação em atividades de Desporto Escolar, bem como para aquisição de material didático e de primeiros socorros. Neste âmbito, foi igualmente aprovado o apoio para aquisição de trajes típicos, destinados ao projeto de valorização das tradições locais desenvolvido pela Escola Básica da Venda do Pinheiro.
No domínio do Desporto, os jovens atletas do concelho viram aprovado o valor pecuniário das Bolsas de Mérito Desportivo, as quais serão atribuídas por uma Comissão de Análise, hoje designada. Foi, também, aprovado o apoio à realização do Rallye das Camélias, prova de importância maior no automobilismo nacional que, este ano, instala a sua área técnica e logística no Concelho de Mafra.
Em matéria de preservação do património e criação de espaços de fruição, foram aprovadas a abertura de procedimento para a empreitada de construção do Parque Ecológico da Empa (Ericeira), bem como a adjudicação das empreitadas referentes ao Parque Verde Urbano da Ericeira e ao Forte de N.ª Sra. da Natividade, na Ericeira.
Foram, ainda, deliberadas matérias de governação e de natureza interinstitucional, incluindo a contratualização de serviços de segurança para os edifícios municipais, o reforço do trabalho conjunto com os Municípios de Cascais e Sintra para criação de uma área marinha protegida, a delegação de competências e representação do Município em entidades externas.
