Almeida Simões
ALMEIDA SIMÕES
Natural de Mafra, Almeida Simões (1973) é um Compositor Iconoclasta para Órgão e Violas Tradicionais, adepto do cromatismo e multitonalidade musical, bem como da abolição do conceito de compasso. Desde 1983 até hoje, é Organista da Paróquia de Mafra, onde desenvolveu, até 2019, uma intensa atividade como compositor, tocando as suas composições em mais de 3000 casamentos.
Paralelamente, tem desenvolvido uma intensa investigação e atividade sobre as violas tradicionais portuguesas. Dedica-se, sobretudo, ao registo e investigação do “Cancioneiro Mafrense”, melodias tradicionais do folclore, danças de roda, Gaita de Beiços e Gaita de Foles até ao ano de 1865.
Em 2020, após vários anos de estudo dos cordofones portugueses, José Simões juntamente com Óscar Cardoso concebeu um modelo de afinação para um novo instrumento musical, que tinha como primeiro objetivo a valorização do cancioneiro Mafrense e que permitia as afinações da Viola Beiroa, da Terra, dos Açores, Campaniça, Arame da Madeira e Toeira de Coimbra, a que se acrescentaram mais cordas graves. Com o mestre lutier Óscar Cardoso, este estudo materializou-se na criação da Guitarra Saloia, dando corpo a uma ideia com cerca de 30 anos. Nesta guitarra, incluíram-se elementos decorativos que caracterizam Mafra, nomeadamente o “Sol” (símbolo do conhecimento na Biblioteca de Mafra) no topo da guitarra e os “Raios” da escadaria da Basílica, para o desenho em volta da boca, por sugestão de Sérgio Gorjão e Vasco Medeiros. O desenho técnico do tampo foi elaborado por Inês Soares e a gravura do Sol foi elaborada pelo escultor mafrense José Eduardo.
O termo Guitarra Saloia é propriedade intelectual do Município de Mafra.