Mafra é Município-piloto na educação sobre os oceanos

“Educar para uma geração azul” é o título do programa que leva a literacia dos oceanos às salas de aulas. Pioneiro à escala nacional, este programa estreia-se no Município de Mafra, onde já foram formados 180 professores do 1.º ciclo do ensino básico, os quais divulgarão, junto de cerca de 4 mil alunos, o valor histórico, cultural e económico do mar, assim como as ameaças que se colocam à sua preservação, nomeadamente os impactos negativos da sua exploração e as alterações climáticas.
Promovido pela Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa, com o apoio da Direção-Geral da Educação e do Município de Mafra, o referido programa foi apresentado numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa, no âmbito da qual foram distribuídos os manuais de apoio aos docentes do Concelho de Mafra. Os referidos manuais abordam oito áreas fundamentais do conhecimento sobre o oceano, transversais a várias matérias do currículo do 1.º ciclo do ensino básico, como literatura, ecologia, direito, estratégia, geografia, economia, história, física e química, respondendo a perguntas diretamente colocadas pelos alunos.
Para o Secretário de Estado da Educação, o programa vai ao encontro do desafio que se coloca hoje aos sistemas educativos, nomeadamente “trabalhar conteúdos de forma diferente” para formar as gerações futuras. O Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, acrescentou que “a ambição é fazer da escola o epicentro da criação de uma autêntica onda de fundo, capaz de inspirar as crianças e, com elas, mobilizar toda a comunidade no desafio comum que é cuidar dos oceanos”, tendo evidenciado a relação secular que une o Concelho de Mafra ao mar e identificado, nomeadamente, as ações desenvolvidas no âmbito da estratégia municipal de valorização deste ativo estratégico.
O Presidente da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, José Soares dos Santos, registou a liderança do Concelho de Mafra na implementação deste projeto inovador na divulgação do conhecimento sobre o oceano, que é o principal sistema de suporte à vida no planeta. “Não conheço um curso com uma oferta tão completa na Europa como este, visando proteger este valor ambiental”, sublinhou Tiago Pitta e Cunha, CEO da referida Fundação.
“Educar para uma geração azul” vai ser alargado a outros municípios do país, incluindo atividades práticas e lúdico-pedagógicas, incentivando a realização de trabalho de campo nas zonas costeiras de Portugal.
Este programa foi apresentado na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, cuja cerimónia contou com a participação ativa dos alunos dos Cursos de Turismo e de Restauração e Bar.












