Voto de Congratulação - Património Mundial

A Câmara Municipal de Mafra, reunida em 12 de julho, deliberou, por unanimidade, aprovar o seguinte voto de congratulação:
"O Município de Mafra congratula-se com a inscrição do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada) na lista do Património Mundial da UNESCO.
A distinção constitui motivo de orgulho para os mafrenses, na medida em que o maior monumento do Barroco em Portugal é a razão pela qual Mafra se encontra inscrita, desde a primeira metade do século XVIII, nos principais itinerários culturais, turísticos, religiosos e académicos do país e do mundo; mais do que isso, moldando a face desta terra – do património edificado ao património natural, do urbanismo à demografia –, a obra mandada construir por D. João V marcou a identidade das nossas gentes.
Este reconhecimento mundial representa uma acrescida responsabilidade coletiva: na preservação e conservação do património, garantindo a sua sustentabilidade ambiental; na gestão integral do diversificado bem, que é único no seu conceito; na introdução de novas dinâmicas, em prol da desejável fruição pública.
Nesta ocasião, o Município de Mafra endereça os seus agradecimentos às entidades parceiras (Direção Geral do Património Cultural/ Palácio Nacional de Mafra, Exército Português/ Escola das Armas, Tapada Nacional de Mafra e Patriarcado de Lisboa/ Paróquia de Santo André de Mafra), pelo empenho no trabalho conjunto, assim como à Comissão Nacional da UNESCO, pelo imprescindível papel diplomático na defesa do valor excecional do bem.
É da mais elementar justiça prestar tributo aos trabalhadores municipais que participaram ativamente na elaboração do exigente e complexo dossiê de candidatura, registando a inexcedível disponibilidade, a extrema dedicação e a reconhecida competência técnica. Ainda que a distinção da UNESCO constitua a melhor das retribuições, esta autarquia enaltece o verdadeiro serviço público que prestaram a Mafra e a Portugal.
O Real Edifício de Mafra é uno, único e excecional. Por isso, SOMOS PATRIMÓNIO MUNDIAL!"