Música Barroca na Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra
A 5.ª edição do In’Musica, Ciclo de Música Barroca do Concelho de Mafra, integra mais dois concertos que se realizam na Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra, no dia 19 de outubro, às 21h30, e no dia 20 às 18h00, aliando a beleza da música à monumentalidade do espaço. A entrada realiza-se pelo Claustro Sul.
No dia 19 realiza-se o espetáculo, intitulado “O nascimento da modinha Portuguesa”, pelo agrupamento Concerto Campestre, que irá interpretar obras do período seiscentista. A modinha é uma canção de carácter sentimental, influenciada pelo bel canto italiano e pela herança sonora dos escravos negros, tendo sido muito popular nos territórios de influência portuguesa. Terá sido importada do Brasil pelo poeta mulato Domingos Caldas Barbosa tendo-se difundido, posteriormente, pelos salões aristocráticos e burgueses.
No dia 20, o Ensemble Barroco de Lisboa apresenta o concerto “Joias do Barroco Alemão”, com um programa dedicado à música instrumental, centrado na obra de Carl Philipp Emanuel Bach, caracterizada por uma linguagem de fortes contrastes emocionais e imprevisibilidade, sendo precursora do Classicismo.
O In’Musica é organizado pela Câmara Municipal de Mafra e pela Associação Cultural Cultur’Canto, com apoio da Escola das Armas, inserindo-se na estratégia municipal de promoção da música, abrangendo vários géneros, destinados aos diferentes públicos. Os bilhetes podem ser adquiridos nos postos de turismo de Mafra e Ericeira, em www.ticketline.pt, ou no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra, duas horas antes do início de cada concerto, e têm um custo de 5€ para o público em geral ou o custo de 3€ para munícipes ou menores de 23 anos.
Mais informações pelo telef.: 261 817 170 ou em www.cm-mafra.pt