Um novo órgão para formar novas gerações

Ao valioso património de órgãos históricos do Concelho de Mafra junta-se um novo instrumento que, estando dotado de dois teclados e pedaleira, permite ampliar as possibilidades de execução de repertório. O órgão de tubos da Igreja de Santo André, em Mafra, foi benzido pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, seguindo-se um concerto inaugural interpretado por reputados organistas nacionais e estrangeiros.
Construído pelo mestre organeiro Dinarte Machado, o novo instrumento destina-se à valorização das celebrações religiosas, à realização de eventos musicais regulares, dando nova vida ao núcleo antigo da vila de Mafra, assim como à aprendizagem e treino dos alunos do Conservatório de Música de Mafra, estando dotado das características necessárias para a execução do programa exigido nos currículos do ensino especializado de música.
A aquisição deste órgão foi suportada pelo Município de Mafra e por um mecenas local, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mafra.
Interpretado pelos prestigiados organistas André Ferreira, João Vaz, José Luis González Uriol e Sérgio Silva, o programa escolhido para o concerto inaugural permitiu apresentar uma visão abrangente do repertório europeu para este instrumento.
No próximo dia 3 de novembro, às 21h30, realiza-se um novo concerto, intitulado “Bach, o professor”. Jan Willem Jansen tocará, no órgão da Igreja de Santo André, obras de Johann Sebastian Bach e de três dos seus filhos. A entrada é gratuita, podendo o público levantar os seus ingressos no Posto de Turismo de Mafra.











