Caminho de Poesia e Bibliotecas de Rua na Ericeira

Do Parque Urbano de São Sebastião à praia do Sul, venha fazer uma “viagem” pela poesia de Fernando Pessoa. Este é o convite da Câmara Municipal, que assinalou a abertura do segundo Caminho de Poesia, na Ericeira. A autarquia apresentou, ainda, as duas primeiras “Bibliotecas de Rua” do Concelho, que se localizam no Parque Urbano de São Sebastião e no Parque de Santa Marta.
Depois do “Caminho Camões”, que se estende do Jardim do Cerco ao Parque Intermodal do Alto da Vela, em Mafra, este segundo “Caminho de Poesia” tem como patrono Fernando Pessoa, propondo um percurso literário e pedonal pela obra do poeta e dos seus heterónimos, assinalando os 130 anos do nascimento desta figura maior da língua portuguesa. Este é um projeto da Câmara Municipal, em parceria com o Instituto de Cultura Europeia e Atlântica (ICEA).
Igualmente no âmbito da promoção da leitura em pleno espaço público, as duas “Bibliotecas de Rua” convidam os utilizadores a levantar, ler, devolver e doar livros, apelando ainda à educação cívica, na medida em que os referidos livros estão acessíveis 24 sob 24 horas, sem necessidade de registo e controlo de devoluções. Este projeto assenta no conceito de partilha, o qual esteve presente, desde logo, na constituição dos acervos, que integram obras oferecidas por autores, instituições e leitores. Poesia, romance, policial, ficção científica, história local e temas variados são os géneros literários disponíveis. Predominam os livros em língua portuguesa, embora também sejam disponibilizados outros em línguas estrangeiras, como inglês, francês e espanhol.








