Apoios comunitários e nacionais
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Programa Operacional Lisboa 2020 - FEDER
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Requalificação do Jardim de Infância e da Escola Básica do 1.º ciclo do sobral da Abelheira
Designação do projeto | Requalificação do Jardim de Infância e da Escola Básica do 1.º ciclo do sobral da Abelheira
Código do projeto | LISBOA-07-5673-FEDER-000019
Objetivo principal | Elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da educação e formação
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 07-02-2017
Data de início | 01-03-2017
Data de conclusão | 31-12-2017
Custo total | 429 572,20 EUR
Custo total elegível | 91 350,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 45 675,00 EUR
Apoio financeiro público nacional | 45 675,00 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A Câmara Municipal de Mafra procedeu à requalificação do Jardim de Infância e da Escola Básica do 1.º Ciclo do Sobral da Abelheira, de modo a responder às atuais carências de disponibilização de serviços da componente de apoio à família (refeições e prolongamento de horário) e de realização de atividades de enriquecimento curricular e, ainda, a conferir ao edifício melhores condições de conforto.
A intervenção consistiu na reabilitação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo, edifício do plano centenário, construído em 1961, de modo a acolher, igualmente, a educação pré-escolar, a funcionar noutro edifício construído em 1981 (Jardim de Infância do Sobral da Abelheira).
Do topo sul, acede-se diretamente ao Jardim de Infância, com capacidade para 25 crianças.
O Átrio com 15.54m2 distribui a circulação das crianças para a Sala de Atividades e para a Sala de Prolongamento, apoiadas por respetivas Instalações Sanitárias, dimensionadas aos pequenos utilizadores, onde se inclui sanitas, lavatórios e uma base de duche.
Deste mesmo átrio do acesso sul, é também coordenada adistribuição e entrega das crianças, apoiadas por Gabinete Administrativo e de Vigilância, que comunica com espaço exterior coberto, com a área de 51.78m2.
A Sala de Prolongamento com 48.77 m2, poderá comunicar com o espaço contíguo, destinado a Refeitório, por meio de porta de fole, dando assim lugar a sala para eventuais eventos, que requeiram maior espaço, com a área total acumulada de cerca de 102 m2.
O Átrio norte é o principal acesso às salas destinadas ao Ensino Básico do 1.º Ciclo, com capacidade para 52 crianças.
O espaço destinado a este nível de ensino compõe-se de duas salas de aula, apoiadas por instalações sanitárias, para ambos os géneros, e Refeitório.
O Refeitório, com a área de 53.25m2, é contíguo à Cozinha, equipada com copas Suja e Limpa que asseguram a higienização das louças e talheres e Copa de Empratamento/Serviço de fornecimento das refeições.
Com o novo equipamento escolar os alunos passaram a ser transportados para escola que está implantada na sua freguesia, efetuando um percurso de transporte bastante inferior, já que esta passou a dispor de todos os serviços da componente de apoio à família.
Permitiu assim:
- concentrar todas as crianças e alunos no novo edifício;
- disponibilizar os serviços de refeição no próprio estabelecimento de ensino, abdicando-se do transporte escolar dos alunos para a Escola Básica Artur Patrocínio;
- iniciar a disponibilização do prolongamento de horário até às 19.00h;
- iniciar a disponibilização do prolongamento de horário, entre as 7.30h e as 9.00h;
- realizar a Atividade Física e Desportiva, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, utilizando a sala polivalente e os espaços exteriores, evitando-se a deslocação, a pé, dos alunos para a coletividade e o pagamento da mesma, pela utilização das instalações.
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Rota do Memorial do Convento
Designação do projeto | Rota do Memorial do Convento
Código do projeto | LISBOA-04-2114-FEDER-17
Objetivo principal | Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 25-05-2017
Data de início | 03-10-2016
Data de conclusão | 31-03-2019
Custo total (Município de Mafra) | 175 223,10 EUR
Custo total elegível (Município de Mafra) | 171 531,57 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 85 765,79 EUR
Apoio financeiro público nacional | 85 765,79 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
Tendo por cenário a obra literária de J. Saramago, “Memorial do Convento”, pretende-se valorizar o património cultural e natural, dando ao visitante uma experiência única, que reforcem as singularidades do território (Lisboa, Loures e Mafra) através das ofertas museológicas, culturais, monumentos, jardins e eventos.
A proposta de rota turística, cultural e literária - Rota do Memorial do Convento - convida os visitantes a conhecer o património histórico construído e o território no qual se insere, pertença dos três municípios parceiros - Lisboa, Loures e Mafra -, por estradas e caminhos entre Lisboa e Mafra, passando por Loures.
A criação da Rota do Memorial do Convento tem por objetivo valorizar a visibilidade, a notoriedade e a atratividade dos recursos patrimoniais e culturais dos concelhos de Lisboa, Loures e de Mafra e dos sítios onde os monumentos históricos e arquitetónicos classificados se localizam, tendo presente a preocupação em transformar estes valores patrimoniais em fatores de competitividade e de desenvolvimento sustentável na Região de Lisboa.
É, igualmente, seu objetivo, constituir uma oferta de novos nichos de turismo de cultura, valorizando a componente literária e constituindo, dessa forma, oferta diferenciadora e potenciadora de vivências múltiplas.
Esta candidatura responde aos objetivos delineados pelo Plano Estratégico para o Turismo na Região de Lisboa 2015-2019 na medida em que ao visar implementar uma nova oferta concorre para o alargamento da centralidade de Lisboa aos concelhos que são entendidos como uma extensão da cidade, como é o caso de Loures e de Mafra.
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Construção de Passeio Pedonal e Ciclovia Achada-Mafra
Designação do projeto | Construção de Passeio Pedonal e Ciclovia Achada-Mafra
Código do projeto | LISBOA-08-1406-FEDER-000015
Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 20-06-2017
Data de início | 22-05-2017
Data de conclusão | 30-12-2018
Custo total | 310 861,13 EUR
Custo total elegível | 295 000,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 147 500,00 EUR
Apoio financeiro público nacional | 147 500,00 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A presente operação destina-se à construção de um passeio pedonal para peões e faixa destinada a velocípedes que irá ligar a localidade da Cabeça Alta (Achada) aos Salgados (Mafra), ao longo da Estrada Nacional n.º 116, pretendendo-se criar uma continuidade entre as ciclovias/passeios pedonais já existentes.
Quanto ao passeio pedonal, este irá ter uma largura média de 2.00m e a faixa para velocípedes uma largura de 0,70m compreendendo um comprimento aproximado de 4,6 km.
O percurso destinado aos velocípedes será em plena via, nos dois sentidos, constituído por uma faixa de 0,70m, sinalizada com pintura horizontal composta por uma linha branca termoplástica em tracejado de 1/3 e identificada pelo símbolo de uma bicicleta.
O passeio pedonal que ladeia a E.N. 116 vai ficar a 15cm acima da cota da via, excecionando-se um percurso de aproximadamente 382ml na zona do Sobreiro, que devido à densa malha urbana existente, é necessário desviar esse trajeto da Estrada Nacional para o interior da localidade.
O objetivo primordial desta operação centra-se na melhoria da mobilidade pedonal e velocipédica com incentivo às deslocações casa-trabalho/serviços entre a Achada e Mafra, tratando-se da ligação entre um aglomerado populacional (Achada) e a sede do Concelho (Mafra), com existência de um número considerável de deslocações pendulares, associado também à conclusão da ligação Ericeira-Mafra.
Atualmente a ligação pedonal e de bicicleta entre as duas localidades só é possível, com risco, pela berma da via, o que, associado ao elevado tráfego rodoviário é dissuasor da circulação pedonal e velocipédica. Estas novas vias irão, possibilitar a deslocação pedonal e de bicicleta, com segurança, entre as localidades.
A utilização desta via a pé ou de bicicleta irá por conseguinte diminuir o tráfego automóvel e consequentemente diminuir a emissão de CO2.
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Parque Intermodal da Venda do Pinheiro
Designação do projeto | Parque Intermodal da Venda do Pinheiro
Código do projeto | LISBOA-08-1406-FEDER-000024
Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 12/09/2017
Data de início | 15/07/2017
Data de conclusão | 31/12/2018
Custo total | 1 140 770,01 EUR
Custo total elegível | 568 584,36 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 284 292,18 EUR
Apoio financeiro público nacional | 856 477,83 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A presente operação centra-se na construção de um Parque de Estacionamento Automóvel Intermodal, com um parque de estacionamento para autocarros, automóveis ligeiros e interface dos autocarros, como resposta às necessidades de estacionamento provocadas pelas viagens pendulares entre a União de Freguesias da Venda do Pinheiro e Santo Estevão das Galés com Lisboa e Mafra/Ericeira. Dará também apoio ao parque ecológico/zona verde da Venda do Pinheiro.
Serão criados dois pontos de acesso principais ao parque. Do lado interior do muro será definido um corredor de circulação de automóveis e autocarros entre estes dois pontos, estando projetado um estacionamento em linha permitindo a paragem de quatro autocarros e doze carros ligeiros, com a instalação de paragem de autocarro coberta.
Está prevista a construção de um estabelecimento de bebidas (café/bar) com wc públicos que se localizará no limite sul da área de intervenção, junto ao Parque Ecológico/Zona Verde.
A construção deste parque irá libertar o estacionamento da zona comercial da Venda do Pinheiro, na medida em que irá contribuir para uma maior rotatividade no estacionamento junto da zona comercial, uma vez que os lugares deixarão de estar ocupados, o dia todo, com os veículos dos passageiros que utilizam as carreiras de Transportes públicos.
Com a construção deste parque serão, ainda, deslocalizadas as paragens existentes no centro da Venda do Pinheiro ao longo da EN 8. Considerando que cerca de 100 carreiras deixam de parar na EN 8 e que por cada autocarro de carreira que para na via, ficam igualmente parados cerca de 20 veículos, podemos garantir que deixam de parar na via por dia à volta de 2000 veículos, o que resulta numa diminuição considerável da libertação de CO2.
Programa Operacional Lisboa 2020 - FSE
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Idade+
Designação do projeto | Idade+
Código do projeto | LISBOA-06-4538-FSE-000012
Objetivo principal | Promover a inclusão social e combater a pobreza
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 21/12/2018
Data de início | 03-12-2018
Data de conclusão | 30/11/2021
Custo total | 888 073,46 EUR
Custo total elegível | 888 073,46 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 444 036,73 EUR
Apoio financeiro público nacional | 444 036,73 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A operação visa promover a inclusão social, combater o isolamento e a discriminação associados ao envelhecimento, através da criação de uma equipa multidisciplinar de proximidade e desenvolvimento de atividades lúdicas, pedagógicas e de participação social. Pretende-se criar um guia da família e dinamizar projetos de voluntariado, informática, teleassistência, atividade física e uma campanha publicitária de valorização da pessoa idosa.
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Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos
Designação do projeto | Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos
Código do projeto | LISBOA-06-4230-FSE-000016
Objetivo principal | Promover a inclusão social e combater a pobreza
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de MafraData de aprovação | 25-05-2020
Data de início | 28-07-2020
Data de conclusão | 01-05-2023
Custo total | 257 905,74 EUR
Custo total elegível | 257 905,74 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 128 952,87 EUR
Apoio financeiro público nacional | 128 952,87 EURObjetivos, atividades e resultados esperados/ atingidos:
Dada a importância de valorização da cultura do território de Mafra, como forma de dotação positiva e multifacetada dos cidadãos, sobretudo dos mais vulneráveis (crianças, jovens e idosos), a operação “Cultura em Mafra – da etnografia à música”, que, tal como o próprio nome indica, enquadra-se na promoção e valorização da cultura do Concelho de Mafra, mais precisamente nas vertentes musicais da região através de ações de dinamização. -
Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar
Designação do projeto | Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar
Código do projeto | LISBOA-04-2114-FEDER-000016
Objetivo principal | Elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da educação e formação
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 17-08-2017
Data de início | 01-09-2017
Data de conclusão | 31-08-2020
Custo total | 500 905,43 EUR
Custo total elegível | 470 607,21 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 235 303,61 EUR
Apoio financeiro público nacional | 235 303,61 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A operação visa consolidar o Projeto Educativo Municipal, através da criação de uma equipa multidisciplinar para prevenção e acompanhamento de situações de risco, de iniciativas para sinalização e recuperação de jovens em situação de abandono escolar precoce e da diversificação de respostas sociais e/ ou educativas/ formativas de modo a garantir igualdade de oportunidades de sucesso a todas as crianças e jovens do Concelho.
Pretende-se, igualmente, contribuir para a promoção da disciplina, através de iniciativas no âmbito da educação para a cidadania e os valores e para o envolvimento de todos os membros da comunidade educativa, nomeadamente, os encarregados de educação, através da realização de ações de sensibilização e capacitação relacionadas com diferentes temáticas.
A operação integra projetos no âmbito da promoção da leitura, do empreendedorismo e do ensino e aprendizagem da matemática, das ciências experimentais e das ciências sociais e humanas que complementam a ação das escolas e agrupamentos. A introdução das TIC em contexto educativo é, igualmente, uma das medidas que visa dar cumprimento, de forma transversal, a diversos objetivos, nomeadamente, motivar os alunos, envolver os encarregados de educação, promover o trabalho colaborativo entre os professores e aproximar os alunos às suas comunidades.
Simultaneamente, a operação visa, ainda, melhorar os processos de acompanhamento e monitorização do Projeto Educativo Municipal, em particular, no que diz respeito aos resultados escolares.
Programa Operacional Mar 2020
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Aquisição de guincho
Designação do projeto | Aquisição de guincho
Código do projeto | MAR-01.05.01-FEAMP-0080
Objetivo principal | Promover uma Pesca Sustentável, Eficiente, Inovadora e Competitiva
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 26/06/2018
Data de início | 15/03/2019
Data de conclusão | 31/03/2019
Custo total | 63 765,05 EUR
Custo total elegível | 63 765,05 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEAMP – 47 823,79 EUR
Apoio financeiro público nacional | 15 941,26 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A operação visa a aquisição de um guincho hidráulico com motor para alagem de embarcações para o Porto de Pesca da Ericeira, facilitando assim a recolha das embarcações sem os inconvenientes económicos e ambientais associados ao uso de tratores.
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Rede Ouriceira Mar
Designação do projeto | Rede Ouriceira Mar
Código do projeto | MAR-01.03.02-FEAMP-0012
Objetivo principal | Promover uma Pesca Sustentável, Eficiente, Inovadora e Competitiva
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 20/07/2017
Data de início | 01/04/2018
Data de conclusão | 31/12/2020
Custo total | 589 850,00 EUR
Custo total elegível | 589 850,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEAMP – 442 387,50 EUR
Apoio financeiro público nacional | 147 462,50 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A operação consiste na criação de parceria em rede entre entidades científicas e organizações de pescadores, gerida pelo Município de Mafra, para estudo sobre Ecologia e Exploração de ouriços-do-mar na Ericeira e regiões adjacentes, incluindo a transferência de conhecimentos sobre a apanha e o repovoamento.
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Festival Internacional do Ouriço do Mar da Ericeira
Designação do projeto | Festival Internacional do Ouriço do Mar da Ericeira
Código do projeto | MAR-04.03.01-FEAMP-0220
Objetivo principal | Reforçar a competitividade do setor das pescas e da aquacultura
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 27/12/2018
Data de início | 01/01/2016
Data de conclusão | 30/05/2018
Custo total | 41 820,00 EUR
Custo total elegível | 41 820,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEAMP – 35 547,00 EUR
Apoio financeiro público nacional | 6 273,00 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
O grande objetivo desta promoção a nível Local, Regional e Internacional tem como intuito a valorização da região, através de um aumento da procura e consumo do Ouriço-do-Mar, quer em restaurantes locais quer através da sua comercialização em fresco ou conserva, bem como a preservação de uma tradição ancestral associada a este símbolo icónico da região.
Ao promover o potencial dos Ouriços-do-Mar, da aquicultura ao “prato do restaurante”, é toda uma cadeia de valor que é criada, beneficiando a região de um novo atrativo turístico, não esquecendo a sua possível exportação, com a criação de mais viveiros e o consequente ganho de escala.
Com esta iniciativa, pretende-se um desenvolvimento endógeno, assente no potencial de um recurso local, beneficiando das potencialidades naturais da região para a sua criação em viveiros. Esta variante da aquicultura permite ainda a recuperação e utilização dos antigos viveiros de marisco localizados em plena vila da Ericeira (nas Furnas), num dos locais de visita “obrigatória” para os muitos turistas que procuram esta região.
Com o despoletar do Turismo Gastronómico, considera-se que esta iguaria – os Ouriços-do-Mar – possui características distintivas de elevado potencial económico, permitindo que a sua “cultura” em viveiro seja um polo de desenvolvimento regional. A procura Mundial deste produto, em concreto das ovas dos Ouriços-do-Mar, considerado como gourmet, permite valores de comercialização elevadíssimos, fomentando assim a sua atratividade por parte de novos empreendedores.
Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
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Integração de jovens e/ ou adultos no mercado laboral – PEPAL – 2020 a 2021
Designação do projeto | Integração de jovens e/ ou adultos no mercado laboral – PEPAL – 2020 a 2021
Código do projeto | LISBOA-05-3118-FSE-000007
Objetivo principal | Promover o emprego e apoiar a mobilidade laboral
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 15-06-2020
Data de início | 02-01-2020
Data de conclusão | 01-01-2021
Custo total | 179 755,20 EUR
Custo total elegível | 179 755,20 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 89 877,60 EUR
Apoio financeiro público nacional | 89 877,60 EURObjetivos, atividades e resultados esperados/ atingidos:
A Câmara Municipal de Mafra aderiu ao Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) por ser uma oportunidade de valorização profissional e de emprego de recursos humanos.
Para o efeito procedeu à abertura de 15 procedimentos de recrutamento para a seleção de 18 jovens estagiários com qualificações de nível 6 ou superior, equiparados à categoria de Técnico Superior.
Com o envelhecimento e falta de renovação de gerações dentro da Administração Pública, esta operação terá como primordial objetivo inserir uma visão jovem e dinâmica nos quadros da autarquia, dando em contrapartida aos estagiários uma experiência profissional num setor diferenciado na economia, o Setor Público Local. -
Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) – 2015 a 2016
Designação do projeto | Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL)
Código do projeto | POISE-02-3220-FSE-000138
Objetivo principal | Promover o emprego e apoiar a mobilidade laboral
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 12-07-2016
Data de início | 01-07-2015
Data de conclusão | 21-10-2016
Custo total elegível | 171.825,84 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 158.079,77 EUR
Apoio financeiro público nacional | 13.746,07 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A integração de jovens no mercado de trabalho e a melhoria das suas qualificações através da concretização de estágios profissionais é uma prioridade das atuais políticas públicas e visam cumprir os objetivos e medidas do Plano Nacional de Implementação de uma Garantia Jovem, aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro
Indicador de realização: 18 participantes NEET que beneficiam dos estágios profissionais.
Indicador de resultado: 25% participantes NEET em educação, formação ou emprego, uma vez terminada a participação.
Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas
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Aquisição e Distribuição de Géneros Alimentares e/ou Bens de Primeira Necessidade – Continente – 2019 a 2023
Designação do projeto | Aquisição e Distribuição de Géneros Alimentares e/ou Bens de Primeira Necessidade – Continente – 2019 a 2023
Código do projeto | POAPMC-01-74F7-FEAC-000072
Objetivo principal | Promover a inclusão social e combater a pobreza
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra e 9 parceiros sociais
Data de aprovação | 06-12-2019
Data de início | 09-12-2019
Data de conclusão | 31-01-2023
Custo total | 31 773,80 EUR
Custo total elegível | 31 773,80 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEAC – 31 773,80 EURObjetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A candidatura no âmbito da Tipologia de Operações 1.2.1 Distribuição de Géneros Alimentares e/ou de Bens de Primeira Necessidade, conforme AVISO N.º POAPMC-F7-2019-02, tem por objetivo a distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas, bem como o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à inclusão social das mesmas.
Para levar a cabo esta distribuição foi estabelecida uma parceria entre a Câmara Municipal de Mafra que será a Entidade Coordenadora e nove Instituições Particulares de Solidariedade Social com sede no Concelho. -
Distribuição de Géneros Alimentares e/ou de Bens de Primeira Necessidade - Continente – 2017 a 2019
Designação do projeto | Distribuição de Géneros Alimentares e/ou de Bens de Primeira Necessidade - Continente
Código do projeto | POAPMC-01-74F2-FEAC-000096-Lisboa
Objetivo principal | Apoiar a distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 16/08/2017
Data de início | 01/09/2017
Data de conclusão | 30/11/2019
Apoio financeiro da União Europeia | FEAC – 14 444,04 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
O Município de Mafra, na qualidade de entidade coordenadora de um consórcio de 10 instituições particulares de solidariedade social (IPSS), fará a receção, armazenagem de produtos alimentares vindos do Estado Central, de forma a que, por intermédio das 9 IPSS se poceda à entrega dos mesmos aos cidadãos carenciados do Concelho de Mafra.
As IPSS do consórcio são:
- Apercim - Associação para Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra
- Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação
- Centro Social Paroquial do Milharado
- Centro Social Paroquial de Santo Isidoro
- Posto de Assistência social da malveira
- Santa Casa da Misericórdia de Mafra
- Irmandade da Misericórdia da Venda do Pinheiro
- Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Livramento
- Centro Social Paroquial de Mafra
Como tal, o consórcio constituído para a presente operação integra parceiros com vasta experiência no atendimento e acompanhamento de famílias carenciadas, bem como na distribuição de géneros alimentares a estas famílias.
Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no uso dos recursos
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Valorização de resíduos orgânicos no Concelho de Mafra através do incremento da recolha seletiva
Designação do projeto | Valorização de resíduos orgânicos no Concelho de Mafra através do incremento da recolha seletiva
Código do projeto | POSEUR-03-1911-FC-000005
Objetivo principal | Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 28-06-2016
Data de início | 01-06-2015
Data de conclusão | 31-10-2017
Custo total | 16.437,72 EUR
Custo total elegível | 16 255,07 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 13 816,81 EUR
Apoio financeiro público nacional | 2 620,91 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
O projeto consiste na aquisição de 168 contentores de superfície com capacidade de 800L, para recolha seletiva de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB), para distribuição em estabelecimentos conforme o seu potencial de produção, em todo o Município de Mafra, e contentores de pequena capacidade para recolha seletiva de RUB, para utilização em eventos do Concelho.
Os 69 contentores de recolha de resíduos seletivos (RUB) para dar apoio em eventos, já foram adquiridos e já estão a ser utilizados para o efeito.
Este reforço de contentorização pretende induzir a separação de resíduos, em grandes geradores de resíduos e em eventos mobilizadores de grande número de pessoas, promovendo desta forma a valorização dos restos de comida, promoção que é igualmente potenciada com a disponibilização de informação acerca das regras de separação seletiva por fileira.
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Minimização do risco da arriba da Praia da Baleia ou Sul - 2.a fase
Designação do projeto | Minimização do risco da arriba da Praia da Baleia ou Sul - 2.a fase
Código do projeto | POSEUR-02-1809-FC-000025
Objetivo principal | Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 11-02-2016
Data de início | 03-08-2015
Data de conclusão | 31-01-2019
Custo total | 1 088 858,25 EUR
Custo total elegível | 1 068 005,14 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | 907 804,37 EUR
Apoio financeiro público nacional | 181 053,88 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A presente operação diz respeito à minimização/estabilização da arriba norte da Praia Sul/ Baleia, na Ericeira, Concelho de Mafra.
Preconiza-se uma intervenção ao longo de 350m, baseada essencialmente no saneamento de blocos e massas instáveis e revestimento da arriba com rede metálica, malha hexagonal, de tripla torção aplicada em cortina. A rede é fixa na crista da arriba e desenvolve-se até ao topo da camada arenítica imediatamente acima dos depósitos de vertente.
Esta rede é aplicada em cortina, donde a sua função é quase exclusivamente de encaminhamento de blocos soltos.
No que concerne aos efeitos provocados pela drenagem pluvial, é proposto a eliminação dos vários pontos de descarga, encaminhando as águas pluviais para o ponto mais baixo, que coincide com a descarga existente sobre a arriba. Neste ponto será criado um tubo de queda que ficará integrado no enchimento de pedra argamassada, selando a zona mais erodida da arriba.
Programa Horizonte 2020
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Modelling Optimization of Energy Efficiency in Buildings for Urban Sustainability
Designação do projeto | Modelling Optimization of Energy Efficiency in Buildings for Urban Sustainability
Código do projeto | H2020-EeB-2014-2015/H2020-EeB-2015
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | Município de Mafra
Data de aprovação | 30-10-2015
Data de início | 01-11-2015
Data de conclusão | 30-04-2019
Custo total | 144 806,25 EUR
Custo total elegível | 144 806,25 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | 144 806,25 EUR
Apoio financeiro público nacional | 0,00 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
MOEEBIUS apresenta uma Estrutura Holística de Otimização do Desempenho de Energia que aprimora as atuais abordagens de modelagem e fornece ferramentas de simulação inovadoras que captam e descrevem profundamente as complexidades das operações construtivas reais em previsões de simulação precisas que reduzem significativamente o "gap de desempenho" e aprimoram a otimização contínua e múltipla de Construindo o desempenho energético como um meio para mitigar ainda mais e reduzir a "lacuna de desempenho" identificada em tempo real ou através da adaptação.
A Câmara Municipal irá testar, através desta candidatura, soluções inovadoras de sustentabilidade energética de alguns edifícios municipais.