Seminário Lusófono Municípios ODS

Quadros superiores da Organização das Nações Unidas (ONU), autarcas e técnicos de municípios portugueses e homólogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, investigadores, empresários e representantes de entidades locais reuniram-se num evento dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Promovido pelo Município de Mafra, o “Seminário Lusófono Municípios ODS” decorreu na Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra, cedida pela Escola das Armas. Paralelamente, na Sala dos Actos Literários realizou-se uma sessão para o público jovem, em formato workshop, intitulado “Os ODS na visão dos mais jovens”, incentivando à partilha de ideias, propostas e projetos para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
No “Seminário Lusófono Municípios ODS”, e depois da sessão de abertura pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra (CMM), Hélder Sousa Silva, os participantes tiveram a oportunidade de escutar a mensagem endereçada pela Representante Permanente de Portugal junto da ONU – Nova Iorque, Embaixadora Ana Paula Zacarias, seguindo-se a intervenção pelo “keynote speaker” Dyfed Aubrey, Inter-Regional Advisor do United Nations Human Settlements Programme (UN-HABITAT) e Coordenador do Subprograma “Shared prosperity of cities and regions and the global flagship programmes on SDG Cities”.
A Vereadora Marta Gomes e Ana Carolina Ferreira, da CMM, efetuaram a apresentação do Relatório Voluntário Local de Mafra. Ainda no período da manhã, a UN-Habitat deu as boas-vindas ao programa SDG Cities aos municípios portugueses de Almada, Braga, Fundão, Loulé, Mafra e Matosinhos, procedendo-se à entrega de certificados.
Durante a tarde, decorreu a mesa redonda “da visão à prática”, moderada por Xiaoqing Wang, Consultant at UN-Habitat SDG Cities Global Initiative, e intervenções de Ricardo Reis, CESOP-Local, Professor Auxiliar (Afiliado) da Universidade Católica Portuguesa; João Ferrão, ODS-Local, Investigador e Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; e Eva Baños de Guisasola, Associação Europeia de Municípios – Adviser – Global Agendas, Sustainable Development Goals and Climate.
Seguiu-se a mesa redonda “Linguagem universal”, moderada por Pedro Mateus das Neves, Professor-Investigador da Universidade Católica e Consultor das Nações Unidas para a implementação dos ODS, e intervenções de Mário Parra da Silva, Presidente da Aliança ODS Portugal e da UN Global Compact Network Portugal; João Meneses, Secretário-Geral da BCSD Portugal; Adélia Antunes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mafra; e Marta Gomes, Vereadora da Câmara Municipal de Mafra.
A terceira e última mesa redonda foi dedicada ao tema “Os ODS na Lusofonia”, moderada por Nikita Sehmi, Technical Officer for SDG Cities e intervenções de Hélder Costa, Secretário Executivo para o Desenvolvimento Sustentável, Município de Braga; de Cristina Vilaça, Vice Prefeita da Prefeitura de Barcarena, Brasil; Sosthenes Macêdo, Secretário da Defesa Civil de Salvador da Baía, Brasil; Lucas Porto, Secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Prefeitura de Mogi das Cruzes, Brasil; e Renato da Silva, Vereador do Município de Quelimane, Moçambique (através de videoconferência).
Antes da sessão de encerramento, pela Vereadora Marta Gomes, os jovens participantes no workshop tiveram a oportunidade de apresentar as suas propostas ao público presente no seminário, o qual terminou com um concerto pelo coro SOLinSI.
Quanto ao workshop “os ODS na visão dos mais jovens”, destaque para a intervenção de Karun Koerning, Programme Coordinator for Youth 2030 and SDG Cities Canada, e para a sessão de trabalho “I Love to Help”, dinamizada por Pedro Santos, da Help Images.






























