ODS na Semana da Sustentabilidade de Mafra

“Sustentabilidade como estilo de vida” foi o mote para o terceiro dia da Semana da Sustentabilidade de Mafra. A sessão teve início com uma mesa redonda, com a presença de três empreendedores que mudaram a sua vida de forma radical, adaptando o seu dia-a-dia à sustentabilidade.
Anna Alfaro, Life & Business coach, Lucas Ferreira, sócio da Monja, e Joana Soares Quirino, responsável pela Wholefood For My Soul, contaram a sua experiência pessoal na transição entre um ritmo de vida acelerado e pouco dedicado à ecologia, para um estilo de vida mais sustentável. Hoje, com negócios focados na proteção do meio ambiente, os oradores aconselharam o público a criar pequenos hábitos sustentáveis, tanto em casa como na vida profissional, porque “para fazer a diferença, o importante é começar a agir”.
Incentivando a mudança de mentalidades, Marta Cerqueira, da plataforma Peggada, mostrou como é possível adotar comportamentos sustentáveis dentro de casa e nos consumos do dia-a-dia, através de ações tão simples como beber água da torneira, utilizar sabonetes e champôs sólidos, optar por caminhadas ao invés de deslocações de carro, ou ainda priorizar compras em segunda mão.
Para encerrar a sessão, decorreu a ação de capacitação sobre a temática dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, protagonizada por Pedro Mateus das Neves, fundador da Global Solutions 4U e consultor das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. “A sustentabilidade deve ser trabalhada de forma ampla, não só na dimensão ambiental, mas também económica e social”, sublinhou. Neste aspeto, Pedro Mateus das Neves considera ainda que Mafra adotou uma postura de “laboratório”, ao ser um Município pioneiro na produção de medidas no âmbito dos ODS.
Esta ação de capacitação deu origem a um debate sobre os principais desafios encontrados no Concelho de Mafra no caminho até aos ODS, durante o qual se destacou a necessidade de valorizar os agricultores e os produtos da terra, bem como os pescadores e os recursos do mar, numa lógica de preservar a identidade e economia locais para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
A 2.ª Semana da Sustentabilidade de Mafra decorre até ao dia 24 de setembro, com um programa diversificado de conferências, para além de um mercado de marcas sustentáveis e uma caminhada pela costa da Ericeira. Consulte o programa: https://www.semanasustentabilidademafra.com/











