Atribuição de condecorações municipais - Dia do Município 2024
Atribuição da Medalha de Honra da Vila de Mafra a Hans Dirk Reinwald
Nascido em 1968 em Karlsruhe, na Alemanha, Hans Dirk Reinwald frequentou o curso de História e Arqueologia na Universidade Ruprecht-Karls, Heidelberg, e na Universidade Julius-Maximilians, Würzburg, até 1994, realizando, nesse mesmo ano, o 1.º Exame Estatal, concluindo assim a formação em Ciências Jurídicas.
Entre 1995 e 1997, realizou um período de tirocino no Tribunal Distrital de Karlsruhe, concluindo o seu período de estágio com a realização do 2.º Exame Estatal de Direito.
Entre 1997 e 2003, exerceu a sua profissão de advogado em Bad Herrenalb, com especialização em Direito do Trabalho e Direito Social e, entre 2003 a 2016, foi Presidente da Câmara Municipal de Graben-Neudorf.
Desde 2016, é Presidente da Grande Cidade de Leimen, a qual tem um acordo de geminação com o Município de Mafra, celebrado em 17 de fevereiro de 1990. É, ainda, membro do Conselho de Administração da Associação de São Tomás, Presidente da Associação Intermunicipal do Parque Industrial Heidelberg-Leimen, Presidente da Associação de Água do Grupo Hardt, Presidente do Comité de Avaliação do sudeste do distrito de Rhein-Neckar, Presidente da Cooperativa de Energia de Leimen, Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Construção de Habitação de Leimen e membro da Assembleia da Região Metropolitana de Rhein-Neckar.
Considerando que:
a) Desde o início das suas funções de Burgomestre de Leimen, Hans Reinwald contribuiu decisivamente para o aprofundamento das relações de geminação com o Município de Mafra, a exemplo dos intercâmbios de delegações por ocasião do Festival do Pão de Mafra e da Festa Anual do Vinho de Leimen, orientados para a promoção turístico-económica dos produtos endógenos;
b) Esta cooperação foi extensível à área da música, nomeadamente através da organização de intercâmbios juvenis com a participação de bandas e orquestras dos dois municípios;
c) Ao mesmo tempo, Hans Reinwald tem assumido uma postura de permanente cooperação institucional com o Município de Mafra, honrando o pressuposto do acordo de geminação assinado em 1990: “Da aproximação entre os povos resulta a dignificação do homem”;
d) Ao distinguir Hans Reinwald, o Município de Mafra presta tributo a todos os que têm contribuído para consolidar as relações de amizade entre os povos de Mafra e de Leimen, iniciadas ainda em 1985 com o General Peter Ptak e que perduram até aos dias de hoje.
Face ao exposto, a Câmara Municipal de Mafra deliberou atribuir a mais elevada condecoração municipal – a Medalha de Honra da Vila de Mafra – a Hans Dirk Reinwald.
Atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, à Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro
No dia 18 de setembro de 2000 reuniu-se, pela primeira vez, na Igreja Paroquial de Venda do Pinheiro, um grupo de paroquianos preocupados com as carências sociais e humanas da comunidade. E foi justamente este grupo que, com empenho, viu o seu sonho realizado em 22 de junho de 2001, com o reconhecimento canónico dos Estatutos da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro.
Reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social em 2003, começou por apoiar a comunidade através do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
Atualmente, apresenta respostas diversificadas para os cidadãos da União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés e freguesias limítrofes, apoiando diariamente mais de 2.000 utentes. Para além de SAD, disponibiliza Centro de Dia, Academia Sénior e Creche, assegurando ainda a prestação de apoio social e alimentar e consultas de psicologia. Estabeleceu, ainda, protocolos no âmbito do Rendimento Social de Inserção e do Projeto Local de Desenvolvimento Social, que garante o apoio a pessoas em situação de desemprego e mais vulneráveis.
Considerando que:
a) Ao longo de 21 anos, a Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro contribui, ativamente, para o desenvolvimento da comunidade, manifestando capacidade de adaptação, expansão e diversificação das respostas sociais;
b) A par do serviço social, esta instituição tem exercido um papel imprescindível na área da saúde: por um lado, desde 2018, assegurando o serviço médico e administrativo no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Mafra, mediante acordo celebrado com a Unidade Local de Saúde (ULS) Santa Maria e o Município de Mafra; por outro lado, desde 2023, garantindo a colocação de médicos para a prestação de cuidados de saúde à população com inscrição na UCSP Mafra Norte, UCSP Mafra Leste, USF Ouriceira e USF D. João V, também em colaboração com a ULS Santa Maria;
c) Distinguir a Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro é elogiar, publicamente, o verdadeiro serviço público exercido pelas instituições de solidariedade social, a bem da qualidade de vida no Concelho de Mafra.
Face ao exposto, a Câmara Municipal de Mafra deliberou atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, à Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro.
Atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, a Joaquim Filipe Abreu dos Santos
Nascido em 1952, Filipe Abreu desenvolveu atividade profissional enquanto designer gráfico e gestor de empresas.
Entre 1983 a 1985, iniciou funções autárquicas como membro da Assembleia Municipal de Mafra. De 1990 a 2005, ao longo de quatro mandatos consecutivos, foi Vereador a tempo inteiro da Câmara Municipal de Mafra, com competências delegadas em várias áreas de atividade. Destacaram-se, entre outros, os pelouros do Turismo, Parque de Campismo, Urbanismo, Higiene e Limpeza, Espaços Verdes e Mobiliário Urbano, Sanidade Pecuária, Mercados e Feiras.
No âmbito destas funções autárquicas, representou o Município de Mafra em diversos organismos, associações ou comissões, salientando-se a Junta Metropolitana de Lisboa, o Conselho Geral do Instituto do Consumidor, a Secção de Municípios com Atividade Piscatória e Portos da Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Associação de Municípios para Estudos e Gestão da Água ou a Associação de Municípios para o Gás.
Em 2013, foi eleito Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, tendo o seu mandato sido renovado em 2017 e 2021.
Considerando que:
a) Filipe Abreu tem feito da sua vida um longo exercício de dedicação à causa pública, estando ao serviço dos diferentes órgãos do Poder Local do Município de Mafra há mais de 40 anos;
b) Revelando uma profunda experiência autárquica e um efetivo conhecimento da realidade local, Filipe Abreu granjeou o respeito dos seus pares e da comunidade, sendo reconhecido pela constante disponibilidade, pela minúcia e atenção aos detalhes, pelo sentido estético e também pela salutar teimosia na defesa dos interesses do Concelho de Mafra e da Freguesia da Ericeira, em particular;
c) Ao distinguir Filipe Abreu, o Município de Mafra presta público tributo aos cidadãos que, nas autarquias, trabalham em prol da nossa comunidade.
Face ao exposto, a Câmara Municipal de Mafra deliberou atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, a Joaquim Filipe Abreu dos Santos.
Atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, à empresa Feerica
Com sede na Freguesia de Mafra, a Feerica é uma empresa de tecnologia especializada em soluções avançadas de segurança para bancos comerciais, ATM (Automatic Teller Machine) e empresas de transporte de valores.
Fundada em 1982, iniciou a sua atividade com o desenvolvimento de portas de acesso de segurança, máquinas de depósito e sistemas de segurança para agências bancárias e instituições financeiras em Portugal. Após a introdução do euro, a Feerica foi escolhida pelos principais bancos e fornecedores de ATM portugueses para implementar uma solução inteligente que evitasse furtos, roubos e intrusões. O sistema SmartStain foi desenvolvido posteriormente e lançado em 2010 e, desde então, evoluiu para uma variedade de soluções avançadas de proteção de dinheiro, usadas atualmente em todo o mundo.
Os seus produtos são pensados e desenvolvidos de acordo com os requisitos do mercado e da indústria internacional, sendo certificados pelas várias autoridades reguladoras.
Considerando que:
a) A Feerica é o resultado do espírito empreendedor, apresentando-se como uma empresa de engenharia de classe mundial, inovadora e flexível, que emprega cerca de 300 profissionais qualificados;
b) Com clientes em 43 países, a Feerica tem ainda contribuído para a divulgação do Concelho de Mafra à escala internacional;
c) Num Município que assumiu, como opção estratégica, o incentivo ao investimento, enquanto fator de geração de emprego, distinguir os bons exemplos locais constitui uma forma de reconhecer o dinamismo empresarial.
Face ao exposto, a Câmara Municipal de Mafra deliberou atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, à empresa Feerica.
Atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, a Alfredo Coelho Carvalho
Natural do Concelho de Mafra, Alfredo Coelho Carvalho nasceu em 1958 e concluiu o Curso Superior de Engenharia de Máquinas, pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército, tendo realizado profissionalização em exercício pela Faculdade de Ciências de Lisboa e obtido qualificação na área da Administração Escolar e Administração Educacional pelo Instituto Superior de Ciências Educativas.
O seu percurso no âmbito da gestão escolar iniciou-se em 1989 como Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Escola C+S da Ericeira, da qual foi, a partir de 1995, Presidente do Conselho Diretivo. Em 1999, exerceu as funções de Presidente da Comissão Instaladora do Agrupamento de Escolas da Ericeira e, de 2000 a 2009, foi Presidente do Conselho Executivo. De 2013 até à presente data, é o Diretor do Agrupamento de Escolas da Ericeira.
Considerando que:
a) Alfredo Carvalho está, há mais de três décadas, ao serviço da gestão escolar no Concelho de Mafra, sendo pioneiro na verticalização do ensino;
b) Esta longevidade no exercício de funções de direção traduz não só a sua experiência acumulada e o conhecimento aprofundado da realidade do Agrupamento de Escolas da Ericeira, mas também o efetivo reconhecimento dos seus pares, granjeando respeito pela sua ação permanente na defesa dos interesses do Agrupamento;
c) Enquanto Diretor do Agrupamento de Escolas da Ericeira, tem adotado sempre uma postura de franca cooperação com a autarquia, tanto no âmbito das intervenções de ampliação do parque escolar, como através do seu contributo, de forma crítica e positiva, para a implementação do Projeto Educativo Municipal.
Face ao exposto, a Câmara Municipal de Mafra deliberou atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, a Alfredo Coelho Carvalho.
Atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, a Luísa Maria Nunes Pereira Ramos
Nascida em 1956, Luísa Ramos licenciou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1979.
Em março de 1983, iniciou a sua atividade médica no Concelho de Mafra, mais concretamente na Encarnação, sendo que, cerca de um ano depois, passou a desempenhar funções no Centro de Saúde de Mafra.
A partir de 2009, assumiu a coordenação da Unidade de Saúde Familiar (USF) Andreas, a primeira no Concelho de Mafra.
Aposentada em 2023, continua, porém, a prestar serviço no Centro de Saúde de Mafra, nomeadamente no âmbito da saúde materna e da saúde infantil.
Considerando que:
a) Ao longo de 40 anos, Luísa Ramos tem sido a médica de família de muitos mafrenses, que lhe reconhecem a dedicação e o empenho;
b) Entre os seus pares, é também reconhecida pela sua capacidade organizativa, particularmente evidente não só na implementação da USF Andreas, como também na gestão da pandemia da COVID-19, tendo assumido a coordenação da ADR – Área Dedicada para Doentes Respiratórios do Concelho de Mafra;
c) Distinguir Luísa Ramos é reconhecer publicamente o contributo dos profissionais de saúde que, ainda que em situação de aposentação, contribuem para assegurar o direito de acesso a cuidados de saúde por parte dos cidadãos.
Face ao exposto, a Câmara Municipal de Mafra deliberou atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, a Luísa Maria Nunes Pereira Ramos.
Atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, a João Guerra
Natural do Zambujal, Freguesia de Mafra, João Guerra nasceu em 1948, tendo dedicado grande parte da sua vida profissional às artes gráficas.
O seu percurso associativo iniciou-se em 1975, como Secretário da Direção do Grupo Recreativo Gonçalvinhense. Desde 1993 e até aos dias de hoje, continua a fazer parte dos órgãos sociais da Associação para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra (APERCIM).
Em 1997, foi convidado a exercer atividade de voluntariado na Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Mafra, tendo participado na preparação do grande Convívio Nacional de Dadores de Sangue, organizado em Mafra no ano de 1998.
A partir de 2011, integrou os órgãos sociais da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Mafra, primeiro como Vice-Presidente e, em 2018, como Presidente, cooperando com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação na logística das ações de recolha e no apoio aos grupos das várias freguesias.
Considerando que:
a) João Guerra é um exemplo dos cidadãos que se dedicam à causa do associativismo, voluntariando-se para participar no desenvolvimento social da comunidade;
b) Enquanto membro dos órgãos sociais da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Mafra, tem contribuído ativamente para o desenvolvimento desta instituição, uma das mais dinâmicas do país e que, só no ano de 2023, organizou 72 ações de colheita à escala local;
c) Prestar tributo a João Guerra é homenagear todos os homens e as mulheres que, generosamente, nos fazem acreditar que “Dar Sangue Salva Vidas”.
Face ao exposto, no ano em que Mafra recebe o XXXVI Convívio Nacional e XXX Convívio Internacional dos Dadores de Sangue, a Câmara Municipal de Mafra deliberou atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, a João Guerra.
Atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, a Guilherme Silva
Natural de Cheleiros, Guilherme Silva é atleta de Judo com o estatuto de alto rendimento, na categoria de -100 kg, no escalão de júnior, tendo agora ingressado no projeto “Esperanças Olímpicas”.
Aos 20 anos de idade, é também estudante no Curso de Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana, sendo ainda Treinador de Judo – Grau I no Grupo Recreativo Gonçalvinhense e na Sociedade Recreativa e Desportiva Cheleirense.
Do seu vasto palmarés desportivo, em 2023 destaca-se, a nível nacional, a conquista da Medalha de Ouro Sub-23 na categoria de -100 kg e também a Medalha de Ouro Júnior na categoria de -100 kg. À escala internacional, igualmente em 2023, salienta-se o 3.º lugar alcançado no Campeonato do Mundo por equipas, disputado em Odivelas, bem como o 3.º lugar no Campeonato da Europa em juniores por equipas em Haia, na categoria de +90 kg, o 2.º lugar na Taça da Europa de Berlim em juniores, na categoria de -100 kg, e ainda o 3.º lugar na Taça da Europa em juniores, realizada em Coimbra, na categoria de -100 kg.
Considerando que:
a) Guilherme Silva é um exemplo para os jovens, provando que, com trabalho e consistência, é possível enfrentar desafios e desenvolver um percurso desportivo de sucesso;
b) A conquista de medalhas às escalas nacional e internacional tem feito de Guilherme Silva um verdadeiro embaixador do Concelho de Mafra;
c) Para além do mérito desportivo, o atleta tem vindo a investir na sua formação, tornando-se treinador e contribuindo para incentivar a prática de uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos no nosso Concelho.
Face ao exposto, a Câmara Municipal de Mafra deliberou atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, a Guilherme Silva.
