Notas biográficas - 9 de novembro | 15h00 | Encontro com autores: 'Teatro, Performance e Literatura'
Paulo Matos
Paulo Matos é licenciado em Formação de Ator/ Encenador, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, e em Estudos Teatrais, pela Sorbonne Paris III, pós-graduado em Gestão das Artes, pelo INA/ CCB, e em Encenação de Ópera, pela Fundação Calouste Gulbenkian. Prossegue, atualmente, o seu Doutoramento em Artes Performativas na Universidade de Lisboa. Viveu vários anos em Paris, onde fez Licence e Maîtrise, concluiu o curso da Escola de Mimo, Teatro e Movimento de Jacques Lecoq e estagiou com importantes personalidades do teatro, como Ariane Mnouchkine, Lluis Pasqual, Giorgio Strehler ou Peter Brook, Philippe Hottier, Nola Rae, entre outros.
Tem uma reconhecida carreira como Ator, tanto no teatro, com a maioria das companhias e encenadores de Lisboa, como na televisão e no cinema, onde participou em inúmeras séries, filmes e novelas. Possui um importante curriculum como Encenador, quer sobre textos de grandes dramaturgos, como Alfred de Musset, Jorge de Sena, Ulrich Plenzdorf, David Mamet, Terry Johnson, Tchékhov, Shakespeare, Carl Djerassi, Brecht, etc., quer sobre óperas dos mais variados períodos e compositores, como Haendel, Mozart, Marcos Portugal, Humperdinck, Menotti, Barber ou António Teixeira. É autor, coautor ou adaptador de grande parte dos textos e libretos que tem encenado.
Tem sido promotor e gestor de parte dos seus projetos pessoais, bem como em variados projetos institucionais de cultura, e é regularmente convidado como Professor de Teatro em inúmeros cursos e instituições, dos quais se poderão destacar várias escolas integradas no projeto Escola Cultural, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Leiria, a Escola Superior Música de Lisboa ou a Escola Superior de Teatro e Cinema.
É cofundador e dirigente de diversas associações, empresas e ONGs nas áreas da animação cultural e da solidariedade social, que considera como uma das áreas de relevo da sua cidadania ativa, das quais podemos destacar “Karingana wa Karingana” Cooperação com a Lusofonia, SOS Voz Amiga, ou a Liga Portuguesa Direitos Humanos.
Rita Lello
Rita Guerra de Oliveira e Silva Lello. Atriz/ encenadora. Pós-Graduada em Teatro e Comunidade na ESTC, formada em Tradução no ISLA e em Teatro no IFP. É, desde 1994, profissional de Teatro como Atriz, Encenadora, Tradutora e Professora. Trabalhou na Cornucópia, Companhia Teatral do Chiado, Teatro Experimental de Cascais, Primeiros Sintomas, Teatro do Bolhão e Teatro Extremo e UAU, autores com Shaffer, Horovitz, Jamiaque, Strindberg, Shaw, Pomerance, Sófocles, T. Williams, Shakespeare, J. Reza, François Veber, S. Sheppard, Charles Busch, Stau Monteiro, Saramago, Lorca e Watanabe.
Está na Barraca desde 2008 como Atriz, Encenadora, Tradutora e Dramaturgista e Assessora da Direcção Artística. Encenou e traduziu ou adaptou Strindberg, Sam Sheppad, Jean-Claude Carrière, Tennessee Williams, José Saramago, Aquilino Ribeiro, Garcia Marquez ou Henrik Ibsen. Para a Infância, escreveu "A Princesa do Amor de Sal e Processo: Fadas/Cottingly 1917/2017".Trabalha na TV desde 1998 nos vários canais, como atriz e diretora de atores. Professora na ACT – escola de atores e na Restart, Professora e Coordenadora das FCT e das PAP do Curso Profissional de AEI no IDS/A Barraca, EPTC e Trajetória Primordial. Escreveu no Diário Económico. Foi Júri dos Globos de Ouro e do Prémio de Teatro Mário Rui Gonçalves.