Notas biográficas - 7 de novembro | 21h00 | Encontro com autores: 'Ler para Crescer'
Stella Maris Rezende
Stella Maris Rezende é escritora premiada: 4 Jabutis, entre eles o Jabuti de "O Livro de Ficção do Ano" e o de Melhor Livro Juvenil para "A mocinha do Mercado Central" (2012), Prêmio APCA/ Associação Paulista de Críticos de Arte (2013), Jabuti (2014) e Prêmio Brasília (2014) para "As gêmeas da família", Barco a Vapor (2010) e Jabuti (2012) para "A guardiã dos segredos de família", 3 Prêmios João-de-Barro (1986, 2002 e 2008) para "O último dia de brincar", "O artista na ponte num dia de chuva e neblina" e "A mocinha do Mercado Central", Bienal Nestlé (1988) para "Alegria pura", Prêmio Cátedra Unesco de Leitura para "A fantasia da família distante" e "A valentia das personagens secundárias" e dezenas de selos com o Altamente Recomendável da FNLIJ. Em 2021, "A valentia das personagens secundárias" passa a fazer parte do Clube de Leitura da ONU. Em 2022, "Alegria Pura" é Hors Concours do Prêmio Cátedra Unesco de Leitura.
Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, já publicou mais de 70 livros, entre romances, contos, novelas, crônicas e poemas. Participa em feiras literárias por todo o Brasil e no exterior. Vários dos seus livros foram selecionados para a Feira do Livro de Bologna (a mais importante feira de livros infantojuvenis do mundo) e para programas governamentais, como PNBE, PNLD e Viagem da Leitura. Ministra a Oficina Letras Mágicas, que incentiva a leitura e a escrita. É mineira de Dores do Indaiá. Já morou em Belo Horizonte e Brasília. Atualmente, vive no Rio de Janeiro.
Margarida Botelho
Margarida Botelho nasceu em Almada, em 1979. Licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Sequential Design/ Ilustration pela Universidade de Brighton. Desde 2005 que publica livros para o público infanto-juvenil. Como acredita no compromisso entre arte, educação e mundo social, desenvolve experiências criativas e inclusivas com várias comunidades em diferentes contextos. Idealiza e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais, museus em Portugal e noutros países.
Criou, com Mário Rainha Campos, o projeto intercultural ENCONTROS e a coleção de livros POKA POKANI em Moçambique, no Brasil, na Índia, em Timor-Leste, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Em 2015, foi nomeada pela DGLB ao Prémio Internacional ALMA - Astrid Lindgren Memorial Award. Criou o projeto BIG BANG BOOM! (oficinas + exposição + livro), ampliando o seu trabalho de autora e ilustradora a partir das experiências e imagens realizadas pelos bebés nas mesmas oficinas. Entre 2020 e 2024, criou ilustrações ao vivo para diferentes espetáculos e filmes com o binómio arte e sustentabilidade, como “A Tartaruga e o Menino do Mar” (Centro Cultural Belém/Fábrica das Artes) e “O Bosque” (Fundação Calouste Gulbenkian).