Maratona de Leitura “Ler Camões juntos na Escola”

Parabéns, Camões!
“O dia em que eu nasci, morra e pereça…” assim começa o soneto de Luís Vaz de Camões, a partir do qual investigadores da Universidade de Coimbra terão identificado (pela referência a um eclipse) o dia do seu nascimento, a 23 de janeiro. Na passada quinta-feira, a Escola Secundária José Saramago – Mafra associou-se às comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta, promovendo a Maratona de Leitura “Ler Camões juntos na Escola”.
A Rede de Bibliotecas Escolares propôs que, nesse dia, entre as 10h30 e as 12h30, se promovesse nas escolas "uma experiência coletiva de leitura e apreciação da obra de Camões, à escala nacional e internacional, fortalecendo o vínculo cultural com a obra do poeta, através de uma ação sincronizada que una os alunos de todas as faixas etárias em torno do legado camoniano".
Trouxemos os “ténis” e, na Biblioteca Escolar Professora Maria Luísa Barros, durante mais de duas horas, diversos elementos da comunidade educativa (alunos, representantes da associação de estudantes, professores, encarregados de educação, atores, antigos alunos, alunos de Português – Língua de Acolhimento, professores aposentados, a bibliotecária municipal, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, a professora Fátima Caracol…) leram textos do poeta, em várias línguas, interpretaram versões cantadas e houve, ainda, música da época camoniana.
A “Maratona” foi iniciada pela patrona da Biblioteca, a professora Luísa Barros, que escolheu um soneto do poeta para a abertura. Após mais de duas horas, o diretor da Escola, o professor Pedro Liberto, encerrou a atividade, lendo a estância d'Os Lusíadas na qual se refere Mafra (Canto III, est. 56).
Refira-se, a terminar, que a iniciativa integra o Projeto Cultural de Escola “De Camões a Saramago”, enquadrado pelo Plano Nacional das Artes.
Jacqueline Duarte (Professora bibliotecária | Escola Secundária José Saramago - Mafra)








