Paula Rego: «pintadora» de histórias

A exposição “Paula Rego: «pintadora» de histórias” estará patente de 1 a 11 de junho, na Galeria Orlando Morais – Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Ericeira). Esta mostra testemunha um percurso pedagógico realizado por alunos do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro.
No âmbito do Projeto Cultural de Escola “Conceito sem preconceito”, integrado no Plano Nacional das Artes, escolhemos Paula Rego como uma das mulheres cuja “voz” se fez ouvir através da pintura, superando e transformando as suas vulnerabilidades em atos de coragem assentes na criatividade. Viver, para esta artista, não se traduziu em assistir passivamente ao correr dos dias, significou, antes, comprometer-se, através da sua expressão artística.
Num primeiro momento, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a vida e obra da pintora (sublinhando-se a sua ligação ao nosso Concelho, pois, como refere o seu filho, “a Ericeira é a memória mais forte que Paula Rego retém da sua vida”), atuando como inspiração para os seus trabalhos criativos. Depois, através de distintas formas de expressão – pintura, desenho, azulejaria, escrita –, os alunos recontaram e recriaram as suas “histórias”. Neste caminho, as bibliotecas escolares constituíram-se como parceiros ativos, articulando com o trabalho curricular e envolvendo as famílias.
As “histórias” pintadas pela artista serviram de mote aos nossos alunos que as reescreveram, num ciclo artístico que assim se perpetua. A exposição assume-se, também, como uma homenagem num local tão caro a Paula Rego.
Fica o convite!
(Equipa BE Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro)